Túnicas medievais e vestidos Chanel: como as atitudes das pessoas em relação à cor preta mudaram

Em todos os momentos, as pessoas trataram os negros de maneira completamente diferente. Na verdade, é um símbolo de muitos sentimentos e sinais: dor e luto, aristocracia e eremitério, vazio e solidão, escuridão e algo desconhecido. Mas não se pode afirmar de forma inequívoca que a humanidade era indiferente a esta cor. Em diferentes épocas, recebeu significados radicalmente contraditórios. Mas digam o que se diga, o preto ainda é popular hoje. Mas por que isso aconteceu e todas as culturas consideram isso um símbolo de tristeza e luto?

Isto não é uma cor!

Para começar, vale dizer que preto não é uma cor. Por exemplo, seu oposto completo - o branco - é apenas uma mistura de todo o espectro, e é a ausência de luz como tal. Depois que a humanidade fez tal descoberta, a popularidade do preto caiu a zero.

Preto

@pinterest

Em geral, no passado as pessoas eram um pouco cautelosas com os negros: tinham medo dele e o evitavam. Na verdade, era um símbolo do mal, da morte, do infortúnio.Alguns povos ainda hoje compõem lendas e mitos, segundo os quais a origem da vida e de todo o mundo como um todo nada mais era do que trevas, onde não havia começo nem fim. E o próprio horror das trevas assombrou a humanidade por muito tempo, até que finalmente aprenderam a fazer fogo.

Mas, por exemplo, no Antigo Egito eles tratavam os negros de maneira completamente diferente. Esta cor simbolizava a terra e a fertilidade, a crença no renascimento após a morte humana.

Feiticeiros e muito mais

A Idade Média e a cor preta são uma associação direta com bruxas, feiticeiros, luto e magia. Mas, ao mesmo tempo, é um símbolo de dignidade e moral elevada.

Na verdade, a frase “mago negro” chegou até nós aproximadamente a partir desse período - a Idade Média. Essas pessoas não eram apenas temidas - elas inspiravam horror selvagem, despertavam ódio e hostilidade. Muitas vezes suas casas eram pintadas com tinta escura, e isso indicava que o mal morava naquela casa.

Bruxa

@keywordsbasket.com

Mas um significado radicalmente oposto foi atribuído ao clero, porque eram os padres que usavam trajes totalmente pretos. Isso refletia diretamente sua atitude em relação à solidão, à separação do mundano e à imersão na espiritualidade.

Clero

@pinterest

Moda... me apaixonei

Mesmo agora, muitos designers de moda dizem frequentemente que a moda é uma senhora caprichosa. Mas ela nunca trai um homem negro. Os primeiros looks confeccionados nesta cor específica tornaram-se muito populares já no século XVI. Esta onda varreu a Espanha de forma especialmente rápida. Além disso, nem todos podiam comprar vestidos e jaquetas pretas, pois a compra de tintura poderia arruinar completamente o homem comum e, portanto, era considerada apenas o destino de pessoas muito ricas.

Já no século XIX, os tecidos pretos tornaram-se mais acessíveis - graças aos corantes anolina. Os cavalheiros aparecem com lindos ternos preto e branco, enquanto as damas usavam trajes escuros apenas em momentos de luto.

Ternos pretos

@pinterest

O dinamismo do século 20 nunca mudou o preto. E foi trazido à moda pela inimitável Mademoiselle Coco. Vamos lembrar - vestidinho preto... Este vestido não se tornou menos popular desde então, mas só vem ganhando força, sendo considerado um símbolo de elegância e feminilidade.

Coco Chanel

@pinterest

Mas nem tudo é tão certo

Você sabia que no Japão o preto nunca foi associado ao luto e à tristeza? Pelo contrário, é um símbolo de positividade, felicidade, casamento bem-sucedido, boa saúde, harmonia e paz. Na China, reflete o princípio masculino e é extremamente respeitado entre os habitantes locais. Mas em algumas tribos da África, esta cor é um símbolo de vida, porque está associada à sombra das nuvens de trovoada e, portanto, à chuva tão esperada nestas regiões áridas.

Muito provavelmente, é difícil encontrar qualquer outra cor que cause tanta polêmica e reflexão quanto o preto. Era temido, evitado, usado como uma declaração de moda ou usado em momentos de tristeza e indiferença. Ele sempre foi tão diferente, mas ainda hoje é amado em todo o mundo. E não está totalmente claro qual é o seu segredo principal... Se ele é simplesmente prático ou “sabe como” enfatizar a individualidade - tudo isso permanecerá um mistério.

Vestido preto

@pinterest

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano