Moda infantil severa dos tempos da URSS: não está na moda, mas é quente

Para uma criança moderna, pode parecer loucura colocar um chapéu e um casaco de pele sintético até os dedos dos pés, cinturá-lo com uma corda e, por cima, amarrar também um lenço Orenburg dado por uma avó generosa. Mas era exatamente assim que as crianças se vestiam na URSS. E tudo e quase sem exceção. Não havia moda infantil e macacões de membrana que dão liberdade de movimento. Nós nos movíamos como ursos desajeitados, mas todos nos divertíamos. Sugiro que você se lembre dessas imagens infantis ridículas, mas ao mesmo tempo tão fofas, remendadas com o que os pais tinham em mãos.

embrulhou crianças no inverno

Camadas são a chave para o calor

Nasci em meados dos anos 80 e meu irmão nos anos 90. E devo dizer que nossos looks de inverno pouco diferiam uns dos outros, apesar da heterogeneidade das crianças. Algumas roupas de cores “neutras” funcionam bem mudei para o guarda-roupa do meu irmão, e depois dispersos entre amigos e parentes.

E tudo porque nossas mães tiveram que viver numa época de escassez.Boas roupas para criança eram um luxo inimaginável, obtido através de grandes conexões. Era um pouco mais fácil para quem sabia costurar bem. Neste caso, a criança estava lindamente vestida, mas a tendência de “embrulhar” continuou mesmo neste caso.

Lembro-me muito bem de como minha mãe começou a me vestir para a escola e o jardim de infância, colocando uma quantidade enorme de roupas no sofá. Roupa interior, uma camisola leve de manga comprida, um blazer de lã tricotado quentinho feito com amor pela minha avó. Em seguida, foram usadas meias-calças, leggings de lã quentes e meias grossas de malha. E só depois iniciamos o isolamento propriamente dito.

embrulharam crianças da URSS no inverno

Casacos - um look brilhante, igual para todos

Para o inverno, no meu guarda-roupa, como na maioria dos meus colegas, havia casaco de pele feito de material sintético. Aqui devemos dar crédito aos pais: eles se esforçaram e conseguiram um casaco de pele branco, que amarraram com uma tira de tecido. Isso foi necessário para que o vento não penetrasse sob o casaco de pele.

Primeiro, colocava-se na cabeça um chapéu ou lenço leve de skatista, depois um protetor de orelha de coelho ou um produto feito do mesmo material sintético de um casaco de pele. Nele foi costurado um elástico, que foi cruzado sob o queixo e puxado sobre o cocar.

crianças da URSS embrulhadas em roupas no inverno

Os pés calçavam as habituais botas de feltro ou botas de couro. Também não havia muita escolha nesse aspecto. Tudo o que apareceu nas prateleiras foi varrido com grande velocidade. Tentaram usar os sapatos com cuidado para que pudessem ser “transmitidos como herança” aos filhos mais novos ou amigos.

No outono, um lenço feito de lã natural era usado sobre um casaco ou casaco de pele. O milagre de Orenburg foi jogado sobre os ombros da criança, cruzado na frente e amarrado como um cinto na parte inferior das costas.Então meus pais tentaram proteja a parte superior do corpo do seu bebê da hipotermia.

Isso só foi feito comigo em geadas severas. Costumo usar um lenço lindo, também tricotado pela minha avó.

Esqueci completamente das luvas. Eles, é claro, foram colocados dentro de um manto de várias camadas, costurados em um elástico e puxados pelas mangas de um casaco de pele. A renda esfregava meus ombros de maneira desagradável quando eu me movia. Todas as roupas coçavam impiedosamente, pois naquela época a lã natural era extremamente espinhosa. Se você e sua mãe fossem à loja, o corpo estava suando muito rapidamente sob camadas de roupas variadas e coceira. Mas tivemos que aguentar até chegar em casa, pois era impossível passar pela espessa camada de roupas.

Crianças da URSS no inverno

É assustador pensar quanto tempo levavam os professores de jardim de infância na URSS para vestir as crianças.

No entanto, lembro-me desses anos com um carinho especial. Roupas volumosas e desconfortáveis ​​​​não se tornaram um obstáculo para lutas ativas de bolas de neve e passeios de trenó com os amigos. À medida que crescemos, nos divertimos esquiando e patinando, todos se divertiram, ninguém prestou atenção ao chapéu escorregadio, ao lenço desamarrado ou às calças completamente congeladas e cobertas de neve. Como foi para você? Talvez você tenha tido sorte e seus pais tenham comprado roupas elegantes e confortáveis ​​para você?

Críticas e comentários
X Helga:

O autor escreve que se lembra dessas roupas com um carinho especial. Se sim, o autor concordaria em vestir seu filho da mesma forma?

M senhora:

Sim, não tínhamos computadores nem TVs bacanas e, por isso, sempre corríamos ao ar livre - tanto no frio quanto no calor do verão. Venho da Sibéria e lembro que os invernos eram muito nevados e gelados, com tempestades de neve e nevascas, então as crianças pequenas ficavam cobertas da melhor maneira que podiam. Para levá-los para passear ou para levá-los ao jardim de infância, eles colocam lenços em cima dos casacos de pele, porque eles estavam andando de trenó pela manhã, e a nevasca queima o rosto ou a geada está a 35 graus. o jardim de infância fazia caminhadas e seus casacos de pele eram amarrados com uma alça, mas de alguma forma as crianças que estavam conosco conseguiram isso sozinhas. Tendo escalado os montes de neve, mais alto do que eu, minhas luvas e calças ficaram todas em pé, depois foram secas nos radiadores, mas de alguma forma foi muito divertido. E mesmo quando adulto, tenho lembranças muito calorosas daqueles casacos e roupas de pele. É ótimo que agora existam roupas que cubram as pernas e o rosto de uma criança, mas naquela época essas roupas não eram uma homenagem à moda, mas uma necessidade.

M Maria:

Sim, eles nos vestiram assim. Sim, vestimos nossos filhos assim, fazia muito frio. Mas éramos jovens e felizes e tivemos sucesso em todos os lugares.

S Yorick Pobre:

Nasceu em meados dos anos 80 - começou então a perestroika (Gorbi), e nos anos 90 tudo desabou completamente.
Portanto, o que você e seu irmão usaram não tem nada a ver com a URSS. Nasci nos anos 60 e não havia produtos químicos nas minhas roupas, tudo era couro natural, tecidos, moletom, luvas de lã, luvas de couro. Os sapatos de inverno são especialmente enfatizados - couro e forrados com pele natural por dentro. Agora comprei uns quase semelhantes da Wrangler.A parte superior é de couro natural de búfalo, e o forro interno, embora digam pele, é artificial.
Eles costuram muitos búfalos na Índia. Não estou escrevendo sobre o preço.

E Ida:

Sua moda atual será ainda mais ridícula e estranha para quem a estudará daqui a 10-15 anos! E ele provavelmente vai rir, e não vai querer vestir seu filho com o que você considera hoje o padrão da moda!

A Alexandre:

Os casacos de pele são totalmente naturais, os lenços são de penugem de cabra, valeria algo assim agora... Tweet!

SOBRE Olga Kosh:

Naquela época, ninguém cuidava das crianças no quintal. Todos caminhavam sozinhos o quanto quisessem. Minha infância foi nos anos 60. Era assim que todos se vestiam naquela época. Eu moro perto da região de Moscou. Temos escorregadores e colinas por toda parte. Minha avó me deixou sair com o trenó e pronto. E você só poderia voltar para casa antes de descer a colina com tanta força que mal conseguia arrastar o trenó atrás de você. E todas as luvas vão congelar. Luvas ou luvas eram tricotadas com lã de ovelha doméstica. Suas mãos não congelaram até que ficaram molhadas e congeladas em gelo. E as roupas eram tais que nenhuma geada assustava. Um casaco de pele era obrigatório para o agasalho. Pelo menos entre meus amigos. E ninguém ficou doente.

M Marina:

Mentira de novo! Mesmo nas fotos, as crianças vestem casacos de pele e chapéus de pele natural, na maioria das vezes tsigeyka - a opção mais quente e resistente ao desgaste. O que mais as crianças precisam para se sentirem aquecidas e confortáveis? Além do casaco de pele tsigeyka, eu também tinha um casaco de pele de coelho tingido - branco com mancha preta, o mais velho tinha um casaco de pele de astracã, no colégio um coelho cortado como uma foca, depois um dupla face casaco drapeado de lã com gola velada de raposa do ártico quase até a cintura.E depois da formatura, um casaco de pele feito de esquilo siberiano! Continua vivo! Excelente acabamento! Essas peles eram chamadas de ouro macio na URSS e as melhores delas eram exportadas para moeda estrangeira!

PARA Constantino:

Eu tinha um casaco leve de pele de carneiro da RDA. Não me senti como um selo nele. E as botas de feltro com galochas eram muito confortáveis.

Materiais

Cortinas

Pano