O mercado de trabalho está em constante mudança sob a influência de fatores externos. O último evento de destaque é a pandemia de coronavírus. É por isso que profissões que eram procuradas há 5 anos podem hoje revelar-se desnecessárias e mal remuneradas. Juntamente com os especialistas do portal City of Works, estudamos o mercado de trabalho em Moscou e compilamos nossas 3 principais profissões que recomendamos considerar em um futuro próximo.
Costureira
Sempre há poucos especialistas na área de costura de diversos produtos. Em Moscou, esse trabalho é muito bem remunerado.A principal vantagem da profissão é que o treinamento não custa uma fortuna. Você pode fazer cursos especializados relevantes ou obter um ensino superior, o que o ajudará a subir rapidamente na carreira e a ocupar cargos de liderança em empresas da indústria têxtil. O nível de remuneração dependerá das qualificações e da posição. E você sempre terá a oportunidade de trabalhar meio período em casa, se necessário.Basta aprimorar constantemente suas habilidades e acompanhar as tendências da moda, pois a relevância dos estilos e tecidos muda o tempo todo.
Construtor
Nos últimos 2 a 3 anos, o mercado imobiliário em Moscou e na região de Moscou registrou um forte aumento na demanda pela construção de casas particulares. Conseqüentemente, a profissão de construção tornou-se instantaneamente procurada. Não existem equipas boas e responsáveis suficientes, por isso as pessoas são forçadas a literalmente fazer fila e esperar até que os trabalhadores estejam livres. Na profissão de construtor reunimos diversas especialidades: pintor-estucador, especialista em construção de fundações, operário geral, etc. Isso também inclui eletricistas, encanadores e ladrilhadores.
Especialista em energia alternativa
A tendência para o respeito pelo ambiente, que está no auge da popularidade em todo o mundo há 10-15 anos, não passou ao lado da Rússia. Todos os anos aumenta a necessidade de especialistas em fontes alternativas de energia, embora os seus salários já sejam elevados hoje e certamente continuarão a crescer no futuro próximo. Os representantes desta profissão estão empenhados no estudo, desenvolvimento e implementação de novas fontes de energia não carbónicas, na sua adaptação às redes e infra-estruturas existentes. Claro que você terá que estudar e o ensino médio não será suficiente para você, mas vale a pena.