Criatividade ou negócios? Um olhar alternativo sobre desfiles de moda modernos

A alta costura costuma causar surpresa genuína ou mesmo choque entre espectadores despreparados. Mas boémios e jornalistas não perdem estes espetáculos. A indústria da moda mudou e com ela as regras do “jogo”. Hoje vou contar por que acontecem desfiles de moda em 2020.

Como era antes

Não é nenhum segredo queÓA maioria das “exposições” dos shows nunca foi planejada para ser usada. Não apenas todos os dias, mas para qualquer pessoa em geral. Seu principal objetivo era precisamente chocar os não iniciados. Foi uma oportunidade para chamar a atenção e aumentar o preço da marca. Claro, roupas estranhas foram vendidas. Porém, apenas para fazer parte de uma coleção de exposição cara.

desfile de moda 2015

@Pinterest

Além disso, naquela época e agora existiam regras bastante rígidas para entrar no mundo da “alta moda”. Por exemplo, existe algo como “pret-a-porter”. Ou seja, roupas que podem ser usadas na hora – do dia a dia. Por criarem coleções desse tipo, alguns estilistas foram privados de pertencer ao círculo da “alta moda”.Isso significa que os shows foram originalmente criados como entretenimento, e não como algo prático.

O que está acontecendo agora

À primeira vista, nada mudou nos últimos anos. Os designers ainda precisam de certificados, as roupas ainda são selvagens e claramente não destinadas ao uso diário. No entanto, uma análise mais profunda revela um quadro interessante.

Naturalmente, algumas casas de moda chocam apenas pelo lucro. O show traz fama e cria o notório “hype”. Os produtos de alta costura atraem a atenção da imprensa e da televisão. É assim que a marca é promovida e se torna reconhecível. Mas ultimamente, cada vez mais designers estão usando shows para uma finalidade diferente. É importante que eles transmitam a ideia ao público.

Música, estilo, direção do espetáculo e seus determinados elementos - tudo isso funciona como num filme, para apresentar o “enredo”. Mas a história pode ser diferente. Por exemplo, sobre salvar o mundo dos resíduos plásticos criando roupas a partir de garrafas recicladas. Os tênis do dia a dia feitos deste material não se distinguem dos comuns pela aparência. Mas roupas malucas de alienígenas brilham na passarela, chamando a atenção de todos para o problema.

Desfile de moda 2019

@Pinterest

Além disso, ultimamente o mundo da moda tem se afastado cada vez mais do princípio “pouco prático, mas bonito”. A chance de cair da “altura” de usar roupas confortáveis ​​em um show é cada vez menor. O costureiro tem a oportunidade de demonstrar suas ideias criativas. Essas ideias são então implementadas na criação de coleções para uso diário. E depois da exibição chocante, as pessoas aceitarão modelos mais práticos com um novo recurso com muito mais facilidade.

Essa criatividade é verdadeira?

Cada coleção requer tempo e dinheiro para ser criada.E isso está longe de ser um processo impensado do tipo “como posso me destacar para que todos fiquem surpresos”. Toda a ação é uma tarefa bastante trabalhosa. Existem até certos critérios de seleção para cada estilista.

Por exemplo, seus produtos devem ser mais de 70% artesanais. Podem ser elementos como bordados, decoração, rendas, penas, botões, pedras preciosas ou semipreciosas. Esses detalhes deixam sua marca em cada modelo da coleção. Então essas coisas que brilham nos shows não são de forma alguma projetos sem alma. Os designers de moda realmente se debruçam sobre cada um deles.

Costureiro no trabalho

@AP Notícias

Enquanto houver demanda por coleções de alta costura, a moda chocante continuará. Esses produtos não são mais apenas uma forma de chamar a atenção para a marca. Isto é auto-expressão e uma oportunidade para esfregar o nariz do público nos problemas globais. Mesmo que de uma forma tão incomum.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano