Qualquer pessoa que estuda Wing Chun gostaria de ter seu próprio boneco de madeira para poder dar aulas não só na academia, mas também em casa. Porém, o custo do Wing Chun de alta qualidade feito de madeira é muito alto. Portanto, existe uma boa oportunidade de preparar um manequim de madeira em casa.
A seguir consideraremos: como fazer um manequim Wing Chun de madeira usando uma quantidade mínima de materiais e as ferramentas mais comuns.
Preparação de material
A madeira é o material mais procurado e popular para fazer Wing Chun com as próprias mãos, pois apresenta muitas vantagens na utilização.
Além de um número significativo de vantagens, esse material também apresenta uma série de desvantagens: pode secar, deformar e também rachar com o tempo. Portanto, quando se utiliza madeira para fazer Wing Chun, as características mecânicas deste material devem ser totalmente levadas em consideração. Esses parâmetros dependem principalmente do tipo de madeira utilizada.
As principais características físicas da madeira que devem ser levadas em consideração são o brilho, a condutividade térmica, a cor, bem como as características de encolhimento e umidade.
Parâmetros mecânicos importantes da madeira que devem ser levados em consideração são a elasticidade, a fragilidade e a resistência.
Secagem de madeira
Método geral de secagem. Para tornar o Wing Chun o mais eficiente possível, será necessário secar adequadamente o material utilizado para este trabalho. Se você adquirir uma tora já seca, pode haver alguns problemas e dificuldades com esse material, por isso você precisa saber exatamente como secar um determinado tipo de madeira.
O método mais simples de secagem de madeira é a secagem atmosférica, que é bastante simples e eficaz. Ao ar livre, a madeira pode secar até 16-19% de umidade. Depois disso, é possível secar o material a alguma distância do equipamento de aquecimento.
Outra maneira de secar madeira – enterrar a peça em aparas, areia ou solo seco. Isso resultará em uma secagem mais uniforme, reduzindo o risco de rachaduras.
Ouvir em um piso cimentado ajuda a secar o produto; a superfície de concreto é capaz de absorver a umidade. Coloque a peça sobre o piso de cimento, desdobrando-a de forma que a parte principal fique em contato firme com o piso por todos os lados. Quanto melhor você secar a peça, melhor será a qualidade do manequim.
Esquema
Um manequim de Wing Chun é um pilar cilíndrico feito de um determinado tipo de madeira, geralmente de 140 a 195 cm de altura e de 25 a 30 cm de diâmetro. Os principais detalhes deste produto são considerados: dois “braços”, que ficam localizados na parte superior e o chamado torso, o próximo “braço” é chamado de meio e está localizado sob os “braços” superiores.
Esses detalhes criam o “corpo” do manequim. Recomenda-se fixá-lo com segurança no chão ou em barras especiais. Eles são instalados em dois pilares confiáveis, chamados de persistentes. Na foto apresentada você pode ver claramente como ficará um Wing Chun de madeira totalmente acabado.
Criar a base exigirá muito esforço de sua parte. A tarefa mais importante é produzir o formato de tora necessário (formato cilíndrico). Instruções passo a passo:
Livre-se da casca e corte os galhos. A superfície visivelmente saliente é removida.
Usando uma ferramenta apropriada (plana, junta), construa uma tora em forma de cilindro. Não cometa erros nas suas medidas, use um modelo forte. De preferência plástico ou papelão. Retire a parte traseira do produto caso sua ideia seja montar na parede.
Pele áspera (grão 40-60) o cano está completamente lixado. Se possível, lixe usando dispositivos vibratórios ou lixadeiras de cinta.
Lixa mais fina (grão 100 ou menos) Limpe completamente o log. Após concluir o trabalho, molhe a peça e espere secar. Seque a superfície da tora e dê polimento com um pano.
Na confecção dos braços siga o mesmo padrão da confecção da base do manequim. Se as peças de trabalho tiverem seção transversal quadrada, dê-lhes uma forma octogonal e, em seguida, uma forma circular. O comprimento dos braços do manequim é igual ao comprimento do antebraço com o punho cerrado. Dos nós dos dedos ao cotovelo. A espessura é selecionada de forma independente. A criação da perna depende do desenho escolhido. Eles devem ser mais grossos que seus braços. Um dos momentos mais importantes é o posicionamento das mãos do sujeito. Tomando a posição oposta e dobrando as pernas, as pontas dos bastões superiores devem estar voltadas para os ombros e a inferior deve estar voltada para a região do umbigo.
Erro comum – um grande ângulo horizontal entre as mãos superiores.As extremidades dos braços devem ter a mesma altura. Neste posicionamento, eles certamente se cruzam dentro do corpo do manequim. Os furos precisam ser perfurados um acima do outro, mas não horizontalmente, mas em ângulo. A mão do lado esquerdo está fixada acima da direita, inclinada para baixo, e o lado oposto, ao contrário, está inclinado para cima. A parte inferior precisa ser fixada na posição horizontal. Faça furos com uma broca fina e insira o fio neles. Isso garantirá que os ângulos estejam corretos.
Depois de confeccionadas todas as partes do manequim, processadas e polidas, cubra-as com verniz e tinta. Depois de seco, é tratado com feltro, montado e instalado.