Especialistas em diversas áreas usam manequins. A imitação do corpo no estande tornou-se o emblema do alfaiate. As crianças tentam imitar os adultos em suas brincadeiras. Minha filha quer vestir seu animal de estimação sozinha ou pendurar lindamente as roupas em uma casinha de brinquedo.
Nos interiores modernos, os bonecos de design são utilizados como decoração original e de prestígio. A roupa deve caber perfeitamente no cliente do brinquedo. Para isso você precisa de um manequim. Pode ser feito de várias maneiras.
Manequim de papelão para boneca
Uma maneira fácil de fazer lindos manequins é pendurar roupas para uma pequena boneca do tamanho de uma Barbie. Materiais que você precisará:
- cartão;
- Cola quente;
- tinta acrílica;
- espeto de madeira para churrasco;
- tampa de uma garrafa de plástico;
- boneca.
A ferramenta utilizada é comum, disponível em todas as residências: lápis, tesoura, furador e pincel.
Coloque a boneca sem roupa sobre o papelão e trace: ombros e laterais desde os braços até o meio da coxa. Desenhe os espaços com linhas suaves.O contorno resultante é recortado, verificado quanto à simetria e usado como modelo. Então o manequim ficará reto. O número de peças de papelão é par. Depende da espessura do papelão. Os fragmentos empilhados, mais a espessura do espeto, são aproximadamente iguais ao corpo do boneco quando visto de lado.
Divida os pedaços de papelão ao meio e cole cada pilha ao longo do contorno. Em seguida, aplique cola no espeto e, colocando-o dentro, conecte as metades. Deixe a cola secar. Use uma tesoura para aparar as bordas irregulares e uniformizar o formato.
O suporte pode ser feito de qualquer rolha plástica. Usando um furador ou uma agulha de costura grossa, é feito um furo no centro. Um espeto é inserido nele e preso com cola quente. A parte superior pode ser decorada com uma conta grande.
Agora precisa ser decorado. Tinta acrílica é usada para isso. Não contém substâncias nocivas e é seguro para crianças. A tinta é aplicada várias vezes em camada fina.
Após a secagem completa, a decoração é adicionada ao estande. Miçangas, miçangas e laços são usados. É difícil costurar um vestido para uma boneca usando esse manequim.. Esse grande cabide para demonstrar as roupas do seu brinquedo favorito.
Manequins de cera e gesso
Em casa você pode copiar qualquer formato com gesso e cera. Os materiais são fáceis de moldar e não requerem habilidades especiais para trabalhar com eles.
O método é adequado para uma boneca cujos braços e cabeça podem ser removidos. O corpo está bem embrulhado em película aderente. O gesso é colocado na água e misturado. A composição deve ser como creme azedo espesso. Aplicar uma camada uniforme de gesso no corpo, envolto em filme, e deixar endurecer. Para maior resistência, é aconselhável usar um curativo, alternando com camadas de solução. O gesso em si é frágil e quebrará rapidamente.
Após 15 minutos, corte cuidadosamente a cota de malha e remova o gesso. As metades são firmemente conectadas com um gesso farmacêutico. A parafina derretida de uma vela ou cera é colocada no molde resultante. Um espeto é inserido. Após o resfriamento, o gesso é removido. Você pode fazer vários manequins com um molde.
Você pode enfiar agulhas em um manequim feito de cera e ajustar as roupas exatamente ao seu corpo. Vai durar nesse caso ele não por muito tempo. Mas tenho experiência em fazer bonecos de boneca e o molde de gesso permanece.
Método de fabricação de antigos titereiros
Anteriormente, os artistas do teatro de fantoches criavam seus próprios heróis. Eles esculpiram a cabeça em argila. Mais tarde começaram a usar plasticina. Depois rasgaram o jornal em pequenos pedaços. Eles embeberam o papel em água e cobriram a figura com ele. Em seguida, outras 4–5 camadas de papel foram aplicadas na cabeça da boneca, usando pasta - farinha fervida em água.
Após a secagem, a cabeça do papel foi cortada “atrás das orelhas”. As metades do manequim foram conectadas, listras coladas por cima e pintadas.
Antes de fazer um fantoche manequim de papel machê, o corpo é lubrificado com creme facial. Então o papel sairá facilmente.
Você pode fazer um manequim de boneca dessa maneira, sem desmontá-los em partes. O vazio interno é preenchido com espuma de poliuretano. Dada a grande expansão do material, deve-se preencher apenas até a metade. Um espeto ou outra haste é inserido imediatamente. Depois que a espuma endurece, isso é difícil de fazer.
Também pode ser pintado ou forrado com tecido. Meias velhas e meias até os joelhos são boas para isso.
Figura costurada para boneca
Para fazer isso você precisa de materiais:
- tecido macio e denso;
- holofibra;
- cartão;
- haste e suporte.
Primeiro, um padrão é feito. A boneca é traçada deitada de costas e de lado. Os detalhes são transferidos para tecidos densos e macios, por exemplo, cortinas finas, caxemira.É aconselhável colocar os elementos ao longo da fibra. Corte 2 de cada vez com margem de costura. Eles estão localizados: frente oposta à parte traseira, com as laterais entre eles.
Após o alinhavo preliminar, você pode fazer as costuras da boneca e ajustá-la exatamente à figura. A caixa costurada é virada do avesso e bem recheada com holofibra. Você pode comprá-lo em uma loja ou substituí-lo por pedaços de poliéster bem picado.
Em papelão grosso é recortado um oval, igual ao volume dos quadris da figura e um pouco maior que a cortina. Esta é a borda inferior reta do manequim. É feito um furo no papelão para a haste. Aí tudo é costurado ou colado, se a costura for difícil, na parte inferior. Uma posição está sendo tomada.
A vantagem de um manequim costurado para uma boneca é a capacidade de enfiar agulhas nele. Segue o formato do modelo e parece real. Os looks criados com sua ajuda cabem perfeitamente. A desvantagem é a complexidade de fabricação de bonecos pequenos. É difícil trabalhar com pequenos elementos; são necessárias habilidades.