Como fazer uma cabeça de manequim

Um manequim é algo que retrata e modela a figura do corpo humano. Você pode fazer uma cabeça de manequim com uma variedade de materiais, por exemplo, papel machê, plástico, espuma, madeira e outros materiais diversos.

Método 1 - de papel machê

Para fazer uma cabeça de papel machê, você precisará de um balão que precisará ser inflado até o tamanho desejado da cabeça desejada ou um pouco menor. A seguir, é necessário usar uma lata de metal com o conteúdo de areia, na qual é fixado um balão já inflado. Para a fixação, a fita adesiva é mais utilizada, o que ajudará no alinhamento e modelagem da cabeça e pescoço.

Para preparar a massa de papel machê, costuma-se usar água e farinha na proporção de 1:1, mas a solução deve ser espessa para um trabalho mais conveniente. Recomenda-se trabalhar ao ar livre ou em ambiente bem ventilado.

Depois é preciso preparar tiras de 5 por 15 cm, recortadas de jornal, que, mergulhadas na solução resultante, começam a ser coladas no balão e no pote, alisando e dando o formato desejado.

Depois que o manequim estiver completamente seco, é necessário reaplicar uma segunda camada de jornais embebidos em uma solução de água e farinha e repetir mais duas vezes. Usando grandes pedaços de jornal e um molde adesivo, você pode formar nariz, orelhas e olhos. Em seguida, um grande pedaço de jornal embebido na solução é aplicado no rosto do manequim em uma camada e deixado até secar completamente.

Para o revestimento, são mais utilizados aerossóis pegajosos, que precisam ser recobertos em camada fina, além de tintas coloridas e brilhantes para pintar o manequim. Depois que o manequim estiver completamente seco, ele estará pronto para uso.

Cabeça de manequim - versão inicial

Para a cabeça de um manequim feito de espuma, é preciso comprá-lo em lojas especializadas, na maioria das vezes são brancos e já possuem formatos faciais pronunciados. Em seguida, é necessário escolher a cor do papel desejado e a cola para decoupage.

Primeiro aplica-se uma fina camada de cola no manequim, depois papel colorido e depois novamente uma camada de cola, que é alisada com um pincel especial. Após a secagem, o manequim está pronto para trabalhar e exibir acessórios.

Mas vale atentar para o fato de que um manequim feito de espuma é muito leve, o que por sua vez pode não suportar alguns tipos de joias e chapéus. Portanto, é necessário preparar com antecedência um suporte de madeira conveniente e adequado, que pode ser facilmente adquirido em uma loja com sortimento de arte.

Cabeças de manequim prontas

No mundo moderno, são frequentemente realizados vários eventos e festas de carnaval, nos quais uma máscara de carnaval é frequentemente usada.

Inicialmente é necessário fazer uma figura de cabeça, o que simplificará bastante o processo de confecção de uma máscara de carnaval. Para isso, precisaremos de meia-calça de náilon, que, ao colocar na cabeça, certifique-se de fazer pequenos furos para respirar livremente, depois sele cuidadosamente toda a superfície do rosto com fita adesiva, repetindo este passo 2 a 4 vezes.

A seguir, é necessário fazer um pequeno corte nas costas e retirar a forma, após o que o corte é selado com fita adesiva. Recomenda-se também preencher o interior do molde com argila, gesso ou outro material disponível. O manequim deve ser derramado gradativamente, dando tempo para que cada camada endureça. Na maioria das vezes é recomendado secar o manequim sobre um pano ou qualquer superfície macia. Após a secagem completa, resta pintar e decorar como desejar.

Um pouco de tempo, imaginação e os materiais necessários irão ajudá-lo a criar uma máscara original que atrairá a atenção de outras pessoas.

Método 2 – manequim para chapéus feito de bola

Você precisará de:

  1. jornais antigos;
  2. balão;
  3. papel. Escolha um denso;
  4. cola. Melhor que o PVA normal;
  5. escovar;
  6. uísque;
  7. Agulha de crochê;
  8. fita métrica;
  9. fio de juta.

A base a partir da qual surgirá o manequim deverá ser feita na técnica do papel machê. Primeiro, encha o balão. Seu volume deve corresponder ao tamanho aproximado da cabeça, cerca de 57 cm, fixe a cabeça resultante no pescoço. Uma folha de papel funciona como pescoço, primeiro deve ser torcida. A cabeça humana está num determinado ângulo em relação ao pescoço. Então você precisa tentar fazer o mesmo.

Antes de começar a esculpir em papel machê, cole a bola no cilindro feito com fita adesiva.

Manequim de chapéuComece a cortar ou rasgar jornais desnecessários como achar melhor e cole sobre a peça de trabalho, cobrindo-a gradativamente com uma camada após a outra. Faça com que cada camada subsequente tenha um tom ou textura diferente para que você possa cobrir toda a bola de maneira uniforme, sem perder nenhuma área. Para acelerar o processo de secagem, coloque um aquecedor próximo ao manequim. Depois que várias camadas estiverem completamente secas, corte as pontas e feche o buraco.

Após aplicar a última camada de papel, certifique-se de secar bem o manequim. Use fio de juta como decoração. É necessário tricotar uma longa cadeia de laços de ar. Em seguida, lubrifique o manequim com cola e comece a envolvê-lo com a corrente resultante. Comece pelo pescoço, avançando gradativamente em direção à coroa, terminando em espiral. O trabalho está finalizado, agora você tem seu próprio manequim de chapéu.

Método 2 - manequim de espuma

Outro método para fazer um manequim para chapéus é usar espuma plástica. Para criar tal produto, você precisará de uma cabeça pronta. Você precisa comprar uma cabeça de manequim de espuma. Encontre-os em uma loja de arte. Eles são brancos e têm características faciais reais.

Em seguida, você deve fazer decupagem. Esta é uma técnica especial em que os objetos são cobertos com pedaços de papel. Escolha papel adequado para esta finalidade. Podem ser páginas de jornais ou revistas, ou papéis especiais para esse fim. Para fazer a decupagem, corte o papel em tiras. Deve haver uma pilha grande e será necessário muito papel.

Pegue um pincel de espuma e molhe o topo da cabeça do manequim com cola para decoupage. Coloque tiras de papel nessas áreas para que não fiquem manchas brancas.

Outra camada de cola para decoupage é aplicada sobre essas tiras de papel. Todas as irregularidades e arestas devem ser alisadas com pincel. Então você obterá um revestimento de papel uniforme e liso. Observe que, depois de completamente seco, você não conseguirá mais alisar as bordas. Portanto, é importante fazer isso de forma imediata e rápida, antes que tudo seque. Mas não tenha pressa, senão você pode estragar tudo ainda mais.

Continue cobrindo o manequim com pedaços de papel. Lubrifique o produto com cola para decoupage e coloque as tiras. Use pequenos pedaços para cobrir as áreas ao redor da boca, nariz e olhos. Também será mais fácil isolar essas áreas.

Quando terminar o topo da cabeça, faça uma pausa. É necessário dar tempo para essa área secar, conforme indicado na embalagem da cola para decoupage. Quando tudo estiver completamente seco, coloque a parte superior em uma tigela grande. Deve ser sustentável. Assim será mais fácil colar tudo nas bordas. Depois de terminar todas as partes da cabeça, espere um pouco até que seque completamente.

O próximo passo é escolher um estande

Você pode usar qualquer objeto confiável e resistente que possa segurar a cabeça do manequim no lugar enquanto coloca o cocar nele. Pode ser um prato antigo ou um suporte de madeira que você pode comprar em uma loja de arte. Você não pode prescindir deste produto adicional, porque as cabeças de espuma são leves e, portanto, instáveis.

Usando cola quente, conecte o suporte e a cabeça decorativa. Espere tudo secar.

Recomenda-se fazer todo o trabalho de confecção da cabeça com roupas que você não se importe de sujar, pois todo o processo é sujo.

Método 3 – cabeça de espuma de poliuretano

Para fazer um manequim semelhante, pegue:

  1. espuma de poliuretano;
  2. viga de madeira com diâmetro de 3 cm;
  3. tábua de madeira;
  4. serra e furadeira;
  5. um parafuso de 6 cm;
  6. chave de fenda e faca;
  7. tecido denso, pode ser substituído por veludo;
  8. cola instantânea;
  9. um capacete de construção ou qualquer recipiente semicircular.

Pegue uma bolsa normal e coloque-a no capacete. Encha o recipiente resultante com espuma de poliuretano. Não é recomendado encher completamente o recipiente. A espuma fica várias vezes maior, então preencha apenas metade do recipiente. Quando a espuma de cima começar a endurecer, vire-a. Assim secará uniformemente.

Após a secagem completa da espuma, retire-a do capacete e da bolsa. Deixe tudo de lado. Comece a construir a base. Para fazer isso, pegue um bloco redondo e faça um furo nele. Em seguida, corte a base no tamanho desejado. Bastam 7 cm, faça um furo também na base. Combine as peças resultantes em um design.

Manequins prontos para chapéus

Para dar um visual atraente e disfarçar um pouco com material. Use o tecido grosso ou veludo de sua escolha. Primeiro, determine quanto tempo o material de madeira é necessário e corte a peça. Usando cola, prenda o tecido ao bloco.

Volte para a espuma em branco novamente. Pegue e comece a modelá-lo. Isso pode ser feito com uma faca, cortando com ela a redondeza. Gradualmente, a cabeça com o formato desejado irá surgir.

Quando tudo estiver pronto, pegue o produto e faça um furo com diâmetro de 2,5 cm e profundidade de aproximadamente 6 cm, lubrifique o feixe com cola e insira-o na cabeça resultante. Pressione o produto para que ele se encaixe bem e não balance.

O toque final será cobrindo a cabeça com material. Estique o tecido selecionado na parte superior e prenda na parte inferior com fita adesiva ou costure.

Usando os métodos listados acima, você mesmo pode criar um bom manequim para chapéus.Além disso, você pode decorar o produto ao seu gosto, dando asas à sua imaginação.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano