No processo de alfaiataria, um dos atributos indispensáveis é o manequim. Você pode comprar na loja ou fazer você mesmo.
É claro que criar uma figura é um processo bastante trabalhoso, mas o resultado será exatamente o atributo que melhor atenderá às suas necessidades.
Crie um modelo
Antes de começar a fazer um manequim, você precisa determinar sua finalidade imediata. Na maioria dos casos, tais atributos são criados para facilitar o processo de costura e experimentação de roupas. Qualquer um pode se tornar um modelo. O principal é lembrar que o futuro manequim terá o mesmo formato do seu “protótipo”.
Modelos para o modelo, recomenda-se usar roupas íntimas que você não se importe de estragar. Um filme é enrolado sobre ele em várias camadas. Recomenda-se a utilização de grau alimentício, pois possui largura ideal e é fácil de usar. Não se deve esticar excessivamente o filme, caso contrário o formato da figura ficará completamente diferente. Ao terminar, o corpo deve ser enrolado do queixo até o meio da coxa.Os braços são cobertos por uma película até aproximadamente o cotovelo.
Em seguida, a fita é aplicada. Para que o futuro modelo mantenha a sua forma, recomenda-se a utilização de pelo menos 3 camadas. A fita adesiva é arrancada em pequenos pedaços e colada cuidadosamente ao filme de forma a replicar ao máximo o formato do corpo, como mostra a foto.
Quando tudo estiver pronto, você precisa desenhar linhas no modelo. Deverá haver uma faixa reta vertical descendo pelo centro das costas - um corte e várias horizontais, que servirão de guia para posterior colagem. Em seguida, o resultado final é nivelado.
Agora a fita e o filme podem ser cuidadosamente cortados e removidos. As bordas são reconectadas com fita adesiva. Agora o template está pronto e muito em breve você terá seu próprio manequim.
Consertando e criando uma base
Um casulo feito de filme e fita adesiva não consegue manter sua forma por muito tempo, o que significa que precisa ser consertado. Para fazer isso, você pode usar bandagens comuns e alabastro, ou moldes de gesso especiais. Como mostra a prática, a segunda opção é menos empoeirada e mais conveniente. Para que o gabarito mantenha seu formato durante a aplicação dos curativos, pode-se fazer vários espaçadores em seu interior e inserir papelão grosso na base. Cole a parte inferior do modelo na mesa.
O reboco é feito de baixo para cima. Gaze úmida deve ser aplicada nas bandagens. Quando tudo estiver pronto, é preciso esperar que o gesso seque completamente. A temperatura do ar recomendada é de 28˚C.
Depois de cerca de um dia, você pode continuar trabalhando na criação de um manequim de papel machê com suas próprias mãos. Agora, seu interior precisa ser preenchido com espuma de poliuretano. Este processo inclui várias etapas, pois a substância aumenta significativamente de volume na primeira hora após o vazamento; entre outras coisas, também deve secar.Para economizar enchimento, você pode adicionar pedaços de espuma ou outro material semelhante.
Quando todo o espaço interno estiver preenchido, é necessário inserir um suporte no centro do manequim. Inicialmente, você pode usar qualquer palito embrulhado em celofane comum. Após a conclusão do trabalho, o manequim deve ser fixado e deixado até a espuma secar. Com esse volume de filler, o processo de secagem levará aproximadamente 72 horas.
Ajustando formas e aparência usando papel machê
Quando a espuma secar, o gesso deve ser retirado. Para fazer isso, corte-o em duas metades com uma faca de construção. Você também precisa se livrar de fragmentos de fita e filme.
Agora que o manequim está quase pronto, falta torná-lo mais atraente e ajustar o formato quando necessário. A opção ideal para resolver este difícil problema seria usar papel machê.
A receita mais simples para seu preparo são jornais comuns, embebidos em água por alguns minutos e depois misturados com cola PVA. Esta composição adere facilmente à espuma de poliuretano seca e permite ajustar as formas e linhas do manequim. O resultado deverá ser uma figura, cujo exemplo é mostrado na foto.
Observe que o papel machê leva tempo para secar. Por exemplo, uma camada fina precisa de 48 horas, enquanto uma mais espessa pode demorar 4 dias.
Terminado o trabalho com papel machê, resta equipar o manequim com suporte e suporte de metal, além de enfeitá-lo um pouco. A roupa pode ser uma capa feita de rebatidas ou outro material semelhante. Isso é necessário para suavizar a rugosidade característica do papel machê.