Como fazer um manequim de arame com as próprias mãos

Um manequim de arame serve para fins decorativos. É difícil utilizá-lo para costurar roupas, pois não acompanha exatamente a textura do corpo.

A figura do fio pode ser usada como:

  • cabides em casa, em lojas, centros de exposições, etc.;
  • transformações interiores.

Processo de manufatura

Para fazer um manequim de arame de tamanho humano, você precisa levar:

  • arame;
  • cortadores de fio;
  • alicate;
  • fita adesiva, papel ondulado ou tinta para decoração (dependendo da sua preferência).

Primeiro, decida que tipo de figura seu manequim deve ter. Use sua figura como modelo ou peça ajuda a outras pessoas.

A espessura do fio pode ser de 1 a 3 mm na seção transversal. Escolha a espessura com base na finalidade de uso posterior da figura. Se a carga no produto for grande, escolha um fio mais grosso. Uma cópia fina de metal pode ser dobrada.Manequim de arame

Ao mesmo tempo, calcule seus pontos fortes e capacidades. Ele precisa ser moldado. Para conectá-lo, você terá que dobrar as pontas com um alicate.Se for difícil de moldar, tente aquecê-lo levemente em um fogão a gás. O material ficará mais macio.

Se você tem um amigo que tem uma máquina de solda (é necessário um soldador de dióxido de carbono), peça a ele para ajudar a proteger as pontas. Neste último caso, você não precisará fazer muito esforço para conectar e os pontos de conexão ficarão mais organizados.

A quantidade de fio dependerá do formato e do número de círculos ao redor do corpo. Um manequim com textura fina e 5 círculos ao redor do corpo (como na foto) levará cerca de 10 metros.

Medidas do manequim:

Você precisará fazer as seguintes medidas:

  • circunferência do pescoço (na parte superior e inferior da cabeça);
  • altura do pescoço (comprimento entre a circunferência superior e inferior do pescoço);
  • comprimento dos ombros (o ponto localizado no ponto mais baixo do pescoço ao longo do ombro até o osso saliente);
  • circunferência do braço (ao longo do osso saliente do ombro, passando pela axila);
  • além disso – cobertura do peito, sob o peito, cintura.

Decida quanto tempo seu artesanato precisa. Se for até os quadris, você precisará de cobertura para os quadris e outra cobertura - no meio, entre as linhas da cintura e do quadril.

Medida do quadril

Comprimento. Você precisará de ajuda para fazer essa medição. Ponto de partida da medição: divida a coxa direita ao meio na frente. A largada será a partir deste ponto na linha do quadril. Então colocamos um centímetro até a circunferência sob o peito. Em seguida, puxe um centímetro até a glândula mamária, anote a medida e desenhe uma linha até o meio do ombro. Nós consertamos isso.

Avançamos um centímetro - ao longo da linha das costas até o meio da coxa direita atrás (até a linha dos quadris). Lembre-se de todos os segmentos entre as circunferências ao longo das costas. E registre o comprimento total do ponto inicial ao ponto final.

Medir

Trabalhando com fio

Trabalhando com fio
Agora vamos cortar o fio. As seções são feitas 2 cm mais longas que as medidas de controle para permitir a torção.

Em primeiro lugar, fazemos formas ovais a partir das circunferências do peito, sob o peito, cintura, quadris e meio. Conectamos cada forma oval torcendo as pontas com um alicate. Fazemos círculos ao longo da circunferência dos braços e em dois comprimentos do pescoço.

Fio de pescoço de manequim

Corte dois pedaços de fio cujo comprimento seja igual a “comprimento do pescoço + comprimento dos ombros + 2 cm para conexão”. É necessário dobrá-lo na circunferência inferior do pescoço. Para garantir que a linha segue com precisão o contorno humano, anexe este segmento à pessoa de quem as medições foram feitas.

Resta cortar mais duas peças iguais ao comprimento total do manequim na frente e nas costas. A seguir, você deve texturizar as peças, destacando a região dos quadris e do peito. Verifique as curvas resultantes com as formas do modelo.

Todas as partes resultantes devem ser conectadas entre si com um fio fino. Você pode usar um ferro de solda com potência de 100 W ou superior para soldar peças. O fluxo é usado dependendo da composição do fio metálico. Ao utilizar fluxo ativo, as juntas nos pontos de solda são lavadas com água para que o produto não fique sujeito à corrosão.

Manequim de arame acabado

O manequim acabado é pintado, embrulhado com fita adesiva ou decorado ao gosto do mestre. Decorar Você pode usar flores, miçangas. O metal fica lindo quando “envelhecido” artificialmente com tinta prata ou bronze de dois componentes.

Freqüentemente, acessórios adicionais são feitos para a figura. Por exemplo, uma saia, chapéus. Isso exigirá imaginação e paciência. O trabalho é minucioso, mas o resultado vai te agradar por muito tempo.

Pode ter quantas circunferências você quiser: quanto mais, mais “denso” e mais pesado é o produto. Você pode fazer apenas três circunferências - peito, cintura e quadris, mas faça muito mais comprimentos.

Os vãos entre os fios podem ser fechados com pedaços da mesma espessura ou mais finos, pode-se enrolar o manequim resultante com fios.O design depende apenas de suas capacidades e imaginação.

Suporte para manequim

O manequim resultante pode ser usado sem suporte, com suporte, pendurado em ganchos, etc.

Para o suporte, pegue um tubo de ferro de pequeno diâmetro, uma vara redonda ou outro anel de ferro forte no qual será inserido o tubo. Para tornar a figura estável, um tripé é feito abaixo.

Manequim de arame

Você pode comprar um rack pronto ou pegar a parte inferior de um cabide antigo e desnecessário. Idealmente, esse suporte será soldado por um especialista especificamente para o seu manequim.

Conjunto - manequim de arame com suporte

Os artesãos sugerem o uso de um abajur barato de metal para fixar o suporte. Após desmontar o abajur, deixe apenas a moldura metálica. Nós o inserimos no meio do manequim de arame e prendemos o suporte nele.

Mini manequim de arame

Mini manequim de arame - slide 2
Para fins decorativos, pequenas figuras de arame são feitas em forma de boneca em miniatura. Para uma cópia em miniatura, deve-se levar um fio fino com seção transversal não superior a 1 mm, pois suas partes são pequenas. Uma grande seção transversal interferirá na execução da figura, o produto resultante será enorme.

Na verdade, fazendo um mini manequim não é diferente do usual descrito acima. Pegue uma boneca como base de trabalho. Se alguma dobra não der certo, você pode prender o fio no corpo da boneca para repeti-la conforme o molde.

Um artigo mais detalhado sobre como fazer um mini manequim com as próprias mãos Aqui.

Críticas e comentários
EM Vlad:

Boa ideia, manequim de arame)

Materiais

Cortinas

Pano