Como fazer um manequim com as próprias mãos em casa

Cada pessoa é individual e as medidas corporais nem sempre correspondem aos padrões de beleza. Uma mulher sempre quer estar bonita e estilosa, independente da idade e de qualquer corpo. Para quem cria roupas é importante ter um manequim de interior, pois é uma das ferramentas mais importantes no trabalho.

Roupas que caibam perfeitamente decoram uma pessoa, enfatizam a dignidade da figura e dão confiança. Mas numerosos acessórios são cansativos e, portanto, é conveniente ter seu próprio layout individual. Não há necessidade de distrair constantemente uma pessoa para experimentar e ajustar roupas. É disso que tratará nossa master class: como fazer um manequim com as próprias mãos em casa. Algumas nuances devem ser levadas em consideração: - os trabalhos no projeto começam pela manhã.

Importante. Um manequim infantil é feito da mesma forma que um manequim adulto. Somente como modelo é uma criança.

O primeiro método é usar fita

Para criar a silhueta desejada você precisará de:

  • assistente;
  • filme plástico (vestido de malha ou camiseta);
  • roupa íntima confortável (sutiã que será usado sob roupas sob medida);
  • Fita adesiva, qualquer fita adesiva;
  • um rolo de enchimento de poliéster (manta velha, coisas desnecessárias);
  • 2–3 cilindros de espuma de construção;
  • luvas de borracha;
  • jornal.

E:

  • vários pares de tesouras (alguns podem ficar presos devido ao trabalho constante com fita adesiva);
  • trapos (para limpar tesouras);
  • bastão médio-longo (para possíveis arranhões);
  • um banquinho (você pode se ajoelhar quando as pernas estiverem cansadas, mas é preciso ter muito cuidado para não danificar a base);
  • água em grande quantidade, de preferência com canudo (tubo, para facilitar o consumo).

Progresso de trabalho:

Primeira etapa

Corpo envolto em filme stretchPrimeiro, você deve envolver bem a pessoa cujos parâmetros você precisa com filme plástico (use uma camiseta justa). Começamos a enrolar de baixo para cima. Deve-se levar em consideração que é necessário fazer várias camadas, visto que o encaixe não deve ser forte. O filme tem uma função de encolhimento.

A película aderente pode reduzir suas proporções o suficiente para que você simplesmente não caiba nas roupas costuradas. As bordas do filme podem ser fixadas com fita adesiva.

Segunda fase

Manequim para costurar roupasEntão eles são cobertos com fita adesiva. As tiras de fita devem ser pequenas, cerca de 10-15 cm, pedaços longos são difíceis de colar, grudam e ficam para fora. Comece pelo peito ao redor da circunferência, a fita é colada de baixo para cima com sobreposições. Isso garantirá que os seios tenham o formato correto. A fita adesiva é aplicada em 2-3 camadas em direções diferentes. É importante não esquecer de marcar a linha da cintura e da bainha.

  • a camada de fita deve ficar livremente, primeiro da cintura para baixo e depois para cima;
  • a área do peito é afetada por último para evitar dificuldades respiratórias prolongadas;
  • É imprescindível recolher os cabelos para que não toquem no casulo.

Quando o corpo estiver colado no comprimento necessário, prossiga para as próximas etapas.

Terceira etapa

manequim de roupasApós colar completamente com fita adesiva, deve-se alinhar a linha inferior, medindo a partir do chão. A seguir, marque o meio das costas, com segmentos transversais marcados. De acordo com essas marcas, o casulo é cortado e o fundo aparado.

O modelo precisa ser liberado deste traje espacial, cortado cuidadosamente nas costas com uma tesoura. Depois cole o corte com fita adesiva.

Quarta etapa

Para os braços e pescoço, círculos são recortados em papelão grosso (carretéis de fita adesiva). Coloque o papelão e embrulhe com fita adesiva.

Quinta etapa

Para maior comodidade, para que você possa pendurar o manequim, um cabide é inserido no pescoço e um papelão é colocado em cima.

Sexta etapa

Manequim de costuraO manequim necessário está quase pronto, falta apenas preencher o espaço interno. Você pode usar enchimento de poliéster, mas isso fará com que o manequim tenha vida curta, pois ele dobrará com o peso do tecido pesado. Portanto, para que a figura dure muito tempo, preenchemos com materiais de construção: alabastro ou espuma. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Mas antes de preencher o interior, é preciso preparar o fundo para cobrir o fundo do manequim. Para isso, coloque o manequim sobre um jornal e recorte no formato desejado. Usando este padrão, o fundo é recortado em papelão.

Encha 1/5 ou 1/6 do manequim com espuma, depois preencha com jornal, deixe a espuma endurecer, depois espuma e jornal novamente. Faça isso até que o espaço seja preenchido. A espuma é um material de construção caro, por isso adiciona-se jornal.

Sétima etapa

Manequim de pelúciaO passo final para uma aparência estética seria costurar uma capa de malha elástica, mas primeiro você deve caber um manequim enchimento de poliéster fino para que seja fácil enfiar agulhas e alfinetes nele.

Aqui temos uma versão pronta de um manequim individual.O método de fabricação é bastante simples e pode ser feito por qualquer artesã.

A desvantagem desse método é o custo da espuma de construção e o cheiro que é liberado durante a obra. Portanto, é melhor usar espuma ao ar livre, em local bem ventilado.

Dicas para iniciantes sobre como fazer manequins com fita adesiva

Antes de embrulhar, deve-se vestir a cueca onde serão usadas as roupas costuradas no manequim. Não manequim ajustado Pode acabar sendo um tamanho menor que o modelo.

Para criar um manequim é preciso entender quais indicadores precisam ser levados em consideração, ou seja, o que vamos embrulhar com filme. Este é o tamanho da cintura, largura dos ombros, largura das costas, circunferência do braço, tamanho do peito, tamanho do quadril. Meça esses indicadores para poder compará-los com o manequim resultante.

Outro tipo de manequimSerá mais conveniente trabalhar com um manequim se você fizer uma base macia de rebatidas sob o tecido. É feito de forma semelhante às roupas exteriores. As margens de costura e os dardos são cortados.

A fita não deve ser puxada com muita força. Durante o processo de embrulho, a pessoa deve periodicamente curvar-se ligeiramente e levantar os braços. Caso contrário, será difícil para o modelo respirar e a produção da concha do manequim com fita adesiva poderá não sobreviver até o fim.

O ideal é que a altura do manequim corresponda à altura da pessoa para quem é feito. Neste caso, a altura dos saltos também deve ser levada em consideração.

Para maior resistência, a camada superior é feita de fita adesiva reforçada. Isso garantirá a rigidez do formulário.

Por fim, pegue uma fita métrica e faça as medições. Se corresponderem aos que foram feitos inicialmente, parabéns, você fez tudo perfeitamente.

A segunda maneira é usar gesso

Como cobrir um manequimUma boa opção é fazer com gesso.O método é mais trabalhoso e demorado, mas se executado corretamente, o resultado irá agradar você. É claro que existem vários recursos que precisam ser levados em consideração:

  • Demora um tempo relativamente longo para o gesso endurecer completamente. Portanto, o modelo terá que ficar absolutamente imóvel por cerca de uma hora. Visto que qualquer movimento pode levar à deformação da forma;
  • o produto em si é bastante frágil, por isso deve ser tratado com o máximo cuidado;
  • e também é necessário levar em consideração o fator fragilidade durante o transporte;
  • o procedimento de fabricação é feito com o corpo nu, portanto deve ser lubrificado com creme ou vaselina para evitar irritações na pele;
  • Ressalta-se que se um manequim for feito para uso pessoal, ou seja, de acordo com os parâmetros do seu corpo, então é impossível realizar essa tarefa sozinho. Nesse caso, você precisará novamente de um assistente. Aplicar material de gesso no corpo requer cuidados, é muito importante que seja uma pessoa de quem você não se envergonhe, pois durante o processo de fabricação você terá que ficar nu.

O que você precisa para fazer:

  • assistente;
  • roupa íntima confortável (sutiã que será usado sob roupas sob medida);
  • Fita adesiva, qualquer fita adesiva;
  • um rolo de enchimento de poliéster (manta velha, coisas desnecessárias);
  • 2 kg de alabastro (3–4 cilindros de espuma de construção, moldes de gesso);
  • luvas de borracha;
  • 5 rolos de curativo médico;
  • Recipiente no qual serão umedecidas as bandagens;
  • Bandagem diretamente gessada;
  • Matéria ou oleado que será colocado sob seus pés;
  • Tesoura ou faca para cortar o gesso após o endurecimento;
  • Superfície para secagem do produto.

E:

  • vários pares de tesouras (alguns podem ficar presos devido ao trabalho constante com fita adesiva);
  • trapos (para limpar tesouras);
  • bastão médio-longo (para possíveis arranhões);
  • um banquinho (você pode se ajoelhar quando as pernas estiverem cansadas, mas é preciso ter muito cuidado para não danificar a base);
  • água em grande quantidade (você vai querer beber constantemente), de preferência com canudo (tubo, para facilitar o consumo);
  • Validol (possível perda de consciência) Validol ajuda significativamente.

Processo de manufatura:

Criando um manequim usando gesso

  1. Em primeiro lugar é necessário fornecer um conjunto mínimo de roupa, que pode ser uma calcinha e uma camiseta, ou um sutiã em vez de uma camiseta no caso de fazer um manequim feminino. Em alguns casos, você pode envolver o corpo com filme plástico, mas deve-se notar que tal decisão afetará ligeiramente a sua figura, ou seja, a forma não irá refleti-la totalmente no futuro.
  2. Em seguida, tiras de gesso são cortadas com um comprimento de 5 a 10 centímetros, embebidas e aplicadas no corpo. É aconselhável começar pelo peito e ombros. Em seguida, desça suavemente. É necessário monitorar cuidadosamente a formação da cava e garantir que não haja bolhas de ar nela. Todo o processo deve ser realizado o mais rápido possível, pois os curativos começarão a secar imediatamente após o contato com a pele. Aplique 3-4 camadas desta forma. Lembre-se, todo o revestimento deve estar perfeitamente liso, portanto, até que endureça, você deve evitar a tentação de virar, curvar-se ou mesmo mover-se de qualquer forma. Se ainda quiser ver alguma coisa, peça ao seu assistente para trazer um espelho. Atenção especial deve ser dada à parte inferior do manequim. Aqui, já na fase inicial, você deve decidir claramente: o formato é feito com as pernas ou é necessário apenas o contorno dos quadris.
  3. Depois de cobrir completamente o corpo com gesso, você deve ficar parado por pelo menos 30 a 40 minutos a partir do momento da aplicação da última tira.
  4. Após a secagem do gesso, o molde é cuidadosamente cortado ao longo dos ombros e das cavas. É necessário trabalhar com o máximo de cuidado e concentração possível para não ferir o modelo.O processo de embrulho é feito de cima para baixo, deve haver espaçadores dentro do casulo para que o casulo não perca a forma. A figura leva cerca de dois dias para secar em condições normais de ambiente, primeiro deve-se deixar espaço para um suporte, por exemplo, fixar um palito na figura para que fique um furo para instalação do modelo.
  5. O próximo passo é costurar as duas partes resultantes com fios, ou você também pode usar ataduras de gesso, mas a fita reforçada é mais fácil de trabalhar. Deve haver espaçadores dentro do casulo para que o casulo não perca a forma.
  6. Quando a forma estiver completamente seca, faça uma medição de controle para garantir que corresponda aos contornos do corpo do modelo.
  7. Para dar estabilidade e rigidez é necessário preencher o molde. Isso pode ser feito com qualquer material disponível (espuma de borracha, pedaços de tecido, papel, espuma de poliuretano).

O manequim está quase pronto

Importante. Ao realizar o trabalho pela primeira vez, o modelo pode ficar um pouco menor que seu tamanho, então você pode corrigir esse erro usando papel machê. Ressalta-se que o tempo de secagem para uma camada fina de papel é de dois dias e cerca de quatro dias para uma mais espessa.

Criando um manequim - recorteA confecção do manequim é finalizada com a instalação de papelão e uma haste com suporte. O papelão é colocado perpendicularmente ao eixo - a linha da lombada. As bordas são fixadas com fita adesiva. Através do orifício preparado é inserido um tubo ou suporte, o principal é que seja sobre rodas e possa ser rolado pelo chão.

O manequim é forrado com tecido antiderrapante. Poderia ser:

  • veludo;
  • caxemira;
  • cortina fina;
  • cobertor de lã velho.

Manequins prontosTudo é pré-cortado de acordo com o molde usual do tamanho desejado, com folgas. Fica mais bonito se você fizer dardos longitudinais a partir da cava. As cavas não são cortadas. A gola é alta e forrada com um pedaço de tecido. Em seguida, a capa de creme de leite é colocada no manequim com as costuras voltadas para fora e são feitos os ajustes. Agora você pode costurar as costuras e vestir seu manequim.

A almofada de alfinetes fica bem no pescoço e é confortável de trabalhar. A cintura é indicada por uma fita.

Além de o manequim servir como amostra pronta para alfaiataria, também pode ser utilizado como peça de decoração de interiores. E também passar a ferro com vapor quando não for possível fazê-lo na tábua de passar.

Você pode fazer um manequim em casa, basta gastar seu tempo e um pouco de dinheiro. Um manequim feito com as próprias mãos vai agradar aos olhos e servir por muito tempo.

Importante. Esse manequim é adequado como manequim de alfaiate para costurar roupas e como manequim individual com base em sua figura.

Cabe a você decidir qual método mais combina com você, o mais rápido feito com fita adesiva ou uma múmia de gesso. Esperamos que você tenha gostado da master class e que tenha ajudado a resolver o problema mais importante das artesãs. Novas vitórias e conquistas!

Materiais

Cortinas

Pano