Manequim de treinamento faça você mesmo

Manequim de treinamentoOs manequins nos esportes são projetados para fortalecer os músculos, praticar socos, aumentar a resistência, etc. Uma máquina de exercícios de madeira que imita um oponente, usada em casa. Não é difícil fazer isso sozinho; requer ferramentas e esforço.

Selecionando madeira de qualidade

Para um manequim, você precisa escolher um bom material. Isso garantirá que o simulador acabado não rache, inche ou as peças nas juntas diverjam.

Madeira para manequimA madeira de diferentes espécies de árvores tem propriedades diferentes, dependendo do seguinte:

  • Textura – formada por camadas de madeira, bem visíveis no corte do tronco. Afeta a qualidade do processamento e a aparência do manequim de treinamento acabado.
  • O núcleo é a parte central da moldura, forte. Nem todo baú tem isso.
  • Alburno é a madeira ao redor do núcleo. Antes de ser utilizado na produção de simuladores, necessita de secagem, pois contém muita umidade.

As espécies de árvores mais adequadas para fazer manequins que crescem na Rússia:

  • Carvalho tem uma textura linda. Material sólido forte. Resistente ao apodrecimento. Possui cerne separado do alburno, o que reduz significativamente a qualidade da madeira. Carvalho sem podridão custa cerca de 4 vezes mais. Essas toras e tábuas estão sujeitas a rachaduras e, portanto, requerem uma secagem cuidadosa. No mercado de materiais de construção, o carvalho pantanoso é o mais valorizado - madeira de cor escura embebida em água. Material muito caro e raro.
  • Pinho – as espécies de árvores mais utilizadas. Mais forte na direção das fibras, mas suscetível a fissuras em outras direções. Difícil de pintar, não grava. Existe um núcleo no centro. Resistente à podridão.
  • Cinzas – possui núcleo com transição indistinta para alburno. Para as peças elásticas dos manequins de treinamento, a opção ideal é alta resistência e flexibilidade. Utilizado na produção de remos e arcos.
  • Bordo - uma árvore sem núcleo. A madeira de bordo tem muitos nós e requer um processamento cuidadoso. A resistência e a elasticidade são inferiores às das cinzas. Fácil de processar.
  • bétula e o choupo são espécies de alburno e não contêm núcleo. Eles não têm força suficiente. Portanto, essa madeira deve ser usada com cautela, pois não é adequada para todas as partes do manequim.

Os tipos de árvores mais adequados para fazer uma figura para treinar com as próprias mãos são o carvalho e o freixo. Você pode usar bordo, mas a escolha deve ser feita com cuidado especial. Alguns componentes, não exigindo resistência sob carga pesada, pode ser realizado de bétula, pinheiro e choupo.

Preparação de material

Para a base do produto (“corpo”) será necessária madeira seca. Um método simples, mas ao mesmo tempo caro, é comprar uma tora arredondada.A madeira seca industrialmente não contém mais de 12% de umidade e é ideal para processamento posterior.

Você pode economizar dinheirosecando o material com as próprias mãos. Para isso, a tora selecionada é colocada sob uma cobertura ou no sótão a uma altura de 0,5 a 1 metro do chão. A sala deve ser bem ventilada. Ar fluindo ao redor da peça de trabalho por todos os lados, seca a tora até um teor de umidade de 15-18%. Dependendo da qualidade do material, o grau de ventilaçãoO processo levará de seis meses a vários anos.

O perigo de secar madeira para um manequim é que aparecem rachaduras nas extremidades da peça de trabalho. Se você cobrir com giz ou tinta a óleo, poderá evitar rachaduras.

Certifique-se de que a peça de trabalho não esteja exposta à luz solar ou a gotas de chuva.

Os artesãos sugerem secar matérias-primas de madeira usando:

  1. Piso de cimento. O cimento absorve a umidade, retirando-a da madeira. A peça de trabalho deve ser constantemente virada e o material bem aderido ao chão.
  2. Lascas de madeira. A madeira irá rachar menos se for mantida em serragem seca ou solo.

Manequins de treinamento: tipos e fabricação

Dividido em dois grupos:

  • Imitando partes individuais do corpo humano;
  • Semelhante a um oponente (humanóide).

A primeira categoria inclui um manequim de madeira - makiwara. O simulador treina você para praticar golpes diretos e ensina como retirar a mão após uma interação. Aumenta a tecnicidade dos ataques, aumenta a força e a resistência.

Fazer um makiwara (manequim de madeira) é fácil. Para a versão de parede, você precisa de duas placas fortes, mas elásticas. Ash servirá. Numa extremidade, um bloco retangular é colocado entre as placas. Do outro lado, é colado um pedaço de feltro ou outro material macio. Preparar.A estrutura é pregada e amarrada na parede. Para reforço adicional, coloque outra tábua de cada lado.

Manequim de madeiraVocê pode fazer um manequim makiwara de madeira de tamanho humano. Pegue um tronco com diâmetro de 7 a 15 cm, a parte superior é enrolada com barbante, a parte inferior é enterrada no solo ou reforçada com tintura se for para uso doméstico.

Manequim Wing ChunUsado como uma figura humanóide de madeira para treinamento manequim wing chun. Imita um torso humano. Na maioria das vezes contém três “braços” e uma “perna”. Pode ser estável, montado sobre uma mola ou sobre uma plataforma giratória. Cada atleta tem seu manequim individual. Wing Chun, mantendo as seguintes proporções:

  • Com os joelhos dobrados, o “braço” médio da figura é direcionado para o umbigo, e os superiores para o meio entre a ponta do ombro e a axila.
  • Os dois “braços” estão localizados no mesmo plano. Ao fazer furos (escavar) para eles, dentro do “corpo” eles definitivamente se cruzarão.
  • O comprimento dos “braços” do simulador é medido ao longo da sua parte, desde os nós dos dedos da palma fechada em punho até o cotovelo.

Para o “corpo” do simulador, é retirada uma tora forte. O excesso de madeira é removido dele. Usando um plano e um padrão (você pode cortar um círculo com o diâmetro necessário em papelão e experimentá-lo constantemente na peça de trabalho), é obtida uma forma cilíndrica.

O “corpo” é lixado: primeiro com lixa de grão grosso (não mais que 60), depois com lixa de grão fino (100 ou mais).

Os braços do manequim podem ter diversos formatos e serem fixados de diversas formas: por meio de mola interna ou externa, cunha ou elástico. Fixações adicionais ajudam a mover-se em diferentes planos.

Manequim de treinamento versátilOs furos para os “braços” e “pernas” do simulador podem ser escavados manualmente com cinzel ou perfurados com ferramenta.Você não pode fazer peças de cortes para ferramentas de jardinagem; elas quebram rapidamente.

Dependendo da configuração desejada da perna da figura (grau de flexão no “joelho”), o material é selecionado. Pode ser feito não só de madeira, mas também de metal (para decoração é enrolado com corda).

Todas as partes do manequim são lixadas, tratadas com tinta e envernizadas.

Após a montagem, o produto de treinamento é fixado na parede.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano