Dermantin é um tipo de couro artificial.
O tecido amplamente utilizado tornou-se popular no início do século passado. Dermantin, ou granitol como era chamado anteriormente, é popular devido à sua resistência ao desgaste e aparência estética. Eles eram frequentemente usados para bater em portas de entrada e móveis.
Mas hoje também é muito usado. Graças às tecnologias modernas, o tecido tem cores diferentes, a estrutura ficou muito melhor e mais resistente.
Na fabricação da dermantina, utiliza-se tecido de algodão como base e revestido com nitrocelulose, que pode estar em um ou ambos os lados do tecido.
Além disso, a partir de meados do século passado, a composição incluía couro artificial vinílico ou pele amidis em vez de nitrocelulose. Foi esta composição que permitiu aumentar a resistência do tecido e diversificar o seu aspecto. Tornou-se possível produzi-lo em diferentes cores e texturas externas. Graças a esta composição, é resistente às mudanças de temperatura e ao fogo.
O Dermantin é muito utilizado devido ao seu preço relativamente baixo, mas também porque hoje às vezes é bastante difícil distingui-lo do couro verdadeiro.Anteriormente era utilizado para estofamento de móveis e portas. Hoje, é utilizado na confecção de roupas, sapatos e acessórios.
Este couro sintético ainda parece impressionante na criação de móveis. Também é conveniente e popular na indústria moveleira devido à sua resistência à umidade. É agradável ao toque. Muitos designers hoje gostam de trabalhar com ele, substituindo o couro verdadeiro. Especialmente quando a proteção animal se tornou popular.
Designers particularmente engenhosos usam dermantina ao criar um interior moderno: eles decoram os quartos com ela. E então o ambiente ganha um visual único graças à variedade de cores que este couro sintético oferece no mercado. Mas você ainda pode encontrar portas com acabamento em couro sintético. Claro, a aparência é diferente daquelas que eram populares no século passado.
Dermantin também é amplamente utilizado para estofamento de automóveis e são criadas capas de assento. E, claro, é usado para encadernação de livros. Esse livro durará muito tempo e manterá sua aparência.
Para estofamento de portas, pode-se usar dermantina à base de stretch ou algodão. Porque a pressão é baixa. Para estofados de móveis, recomenda-se escolher apenas material à base de algodão, por ser mais elástico e resistente ao desgaste. E antes de iniciar o estofamento, é aconselhável duplicá-lo com um tecido especial.
Com os devidos cuidados durará muito tempo e não perderá a aparência. A principal coisa a lembrar é que é fácil de cortar e riscar.
A área de aplicação depende da densidade da dermantina. Existem dois tipos: monolítico e perfurado. A escolha da densidade do material depende de quantas dobras haverá no final. Então, dermantina monolítica, mais densa e mais cara.É produzido da seguinte forma: uma camada contínua de solução de cloreto de polivinila é aplicada sobre a base do tecido. Utilizado na confecção de bolsas e decoração de paredes e móveis.
Outro tipo de densidade é perfurado. Este tipo é usado para criar roupas. É criado aplicando um revestimento perfurado sobre uma base de tecido natural. É difícil distingui-lo do couro genuíno, combina perfeitamente com sua textura, mas é muito mais barato. E por essas qualidades foi chamado de couro ecológico.
A textura é a mesma à primeira vista. No entanto, não é. Dependendo do método de produção e da composição, a textura pode variar.
Granitol, couro artificial vinílico, lona, bem como splits similares, couros reciclados e prensados (criados a partir de resíduos da produção de couro) possuem textura lisa, migalhas grandes e pequenas, lineares. E é precisamente graças à variedade de texturas e cores, aos preços atrativos, que o couro sintético é um material popular.