Couro sintético – um substituto do couro, é um dos materiais mais populares. O material é mais utilizado na construção e decoração.
A grande procura pelo couro sintético é justificada pelas seguintes características:
- Resistência ao gelo. O material desempenha bem suas funções mesmo em temperaturas abaixo de zero. Também ajuda a reter o calor da casa, podendo ser utilizado em portas de entrada;
- Durabilidade. O material mantém suas propriedades de 7 a 10 anos;
- Resistência à água. O material possui propriedades resistentes à umidade, o que evita danos ao produto ou ao isolamento;
- Insonorização. O material pode ser utilizado para porta de entrada, pois o ruído não penetra na sala através da lona;
- Fácil de cuidar. Para preservar a aparência do couro sintético, basta passar um pano úmido. Você pode usar um creme especial que vai dar brilho ao couro sintético;
- Propriedades anti-sépticas. Resistente à podridão bacteriana, mofo e outras pragas;
- Resistência a ambientes químicos agressivos. O material pode ser lavado com qualquer produto químico doméstico;
- Baixo custo. O estofamento em couro sintético é acessível para a família média;
- Ampla gama de texturas e cores.
Instruções - aparar com dermantina
No processo de estofamento de um produto, é necessário aderir a uma determinada tecnologia. Isso permitirá que você aproveite ao máximo as propriedades benéficas do material e garanta uma longa vida útil. O procedimento inclui as seguintes etapas:
- preparação da superfície;
- estofamento com isolamento;
- estofamento em couro sintético;
- decoração com acessórios.
Cada etapa tem suas próprias nuances, portanto, você precisa se familiarizar cuidadosamente com as especificidades da execução dos pontos listados.
Preparação
Se a caixa estiver sendo substituída, é necessário estocar uma faca, um alicate e, se necessário, uma chave de fenda. O procedimento é o seguinte:
- Remova das dobradiças.
- Desmontagem de acessórios.
- Usando um alicate, todos os pregos decorativos são removidos.
- Couro sintético e isolamento são removidos. A remoção do isolamento pode demorar algum tempo se ele tiver sido fixado na porta de metal com cola.
- A superfície está preparada para cobertura.
Se a porta não estiver lascada anteriormente, todas as ferragens serão simplesmente removidas. É necessário retirar todos os elementos que sobressaem na superfície. Deve haver uma superfície plana por baixo do couro sintético, para que você possa nivelar o relevo com uma placa de compensado. Pode ser fixado com pregos comuns. É importante não esquecer de tratar a madeira com produtos especiais.
Isolamento
Primeiro você precisa decidir sobre o material de isolamento. Os mais adequados para couro sintético são:
- Borracha de espuma. Preço baixo, ampla gama de densidades e espessuras. Tem vida útil igual ao couro sintético. Possui propriedades isolantes médias;
- Rebatidas. Material barato com vida útil de até 30 anos.No entanto, com o tempo, ele amassa e pode absorver umidade. É tóxico quando queimado;
- Izolon (um subtipo de espuma de polietileno). A opção mais moderna. Possui boas propriedades isolantes. O mais caro de todos os materiais, mas o custo final não será muito alto.
O isolamento é fixado à superfície de madeira com um grampeador. Na parte externa é necessário recuar até 8 cm das bordas, o isolamento é aplicado em toda a área, sem recuos. As marcações são aplicadas para trabalhar com grampeador ou pregar pregos. O passo entre os grampos ou pregos deve ser de 10 a 15 cm e o tratamento é realizado em todo o perímetro.
Para uma superfície metálica é necessária cola, que também é aplicada em todo o perímetro, até 8 cm das bordas. Não se esqueça de cortar o isolamento da alça, trava e olho mágico.
Preparação de ferramentas e acessórios
Para usar seu tempo com eficiência, antes do estofamento você precisa adquirir um conjunto de ferramentas necessárias. O conjunto inclui:
- martelo;
- faca de papelaria e, se necessário, tesoura;
- grampeador (se não, use um martelo);
- roleta;
- marcador;
- escovas (para superfícies metálicas).
A lista de ferramentas e materiais para portas de madeira e metal é um pouco diferente. Portanto, cada material possui sua própria tecnologia de revestimento. Também é importante adquirir todos os materiais de uma só vez:
- couro sintético;
- isolamento;
- grampos ou pregos (superfície de madeira);
- cola (metal);
- unhas decorativas;
- trança (caso seja necessário fixar adicionalmente o couro sintético e decorar a porta).
Referência! Escolher as unhas decorativas de acordo com o design não é difícil, pois o mercado está repleto de produtos de diversos formatos, tamanhos e cores.
Tecnologia de estofamento
Trabalhar juntos será muito mais rápido. Uma segunda pessoa ajudará a esticar o tecido para maior conforto e uniformidade do relevo. As bordas do tecido ficam sempre dobradas para dentro, o que tornará o estofamento durável e esteticamente agradável. As dobras devem ter alguns centímetros de largura. A porta de madeira é forrada com pregos com tampa decorativa. Passo de 10 a 15 cm.
Importante! Você precisa ter certeza de que os rolos isolantes não aparecem nos portões.
O couro sintético não deve cobrir a porta até as bordas. Alguns milímetros precisam ser recuados para garantir a livre circulação.
A decoração encaracolada com unhas decorativas é frequentemente usada. O isolamento macio permite criar um relevo na superfície que transformará completamente a porta. Certifique-se de usar um marcador para marcar os locais de instalação dos acessórios. A seguir, são martelados pregos nos locais designados, que geralmente possuem uma tampa decorativa removível para não danificá-la durante a instalação.
Há um grande número de padrões que podem ser criados na superfície: desde simples pontos até formas geométricas como losangos e quadrados. Na internet você encontra diversos padrões para decorar com pregos de móveis. Você pode esticar um fio decorativo entre as unhas, o que mudará o padrão e o relevo.
Para uma porta metálica, é necessário fazer um desenho na fase de preparação para fixar as bases dos botões de parafuso com cola. Pequenos furos para botões de parafuso são feitos antecipadamente no isolamento e no couro sintético.
Estofamento de porta de madeira: vídeo
O estofamento tem nuances próprias. A madeira precisa de cuidado e proteção. Portanto, as portas de madeira costumam ter uma aparência pouco apresentável. Uma boa opção de restauração são os estofados em couro sintético. A árvore deve ser tratada com anti-séptico.Ao trabalhar com painel de madeira, o forro deve ser fixado com grampeador. Como a superfície do ferro requer cola, é muito mais fácil grampear madeira. Pregos para móveis são usados nas bordas.
Para poder decorar as portas corretamente, você deve seguir as instruções do vídeo.
Como cobrir uma porta de metal com couro sintético?
Geralmente é colocada uma porta de metal na entrada, por isso é extremamente é importante usar isolamento de alta qualidade. Muitas vezes, apenas o interior é isolado, mas uma gama de acessórios decorativos permite decorar o exterior com isolamento.
Uma porta de metal não requer contas de isolamento na parte externa. O tamanho do isolamento deve ser 1–2 cm menor nas bordas da superfície. Você precisa pegar um pedaço de couro sintético que seja 5–6 cm maior nas bordas do que a área da porta. Isso é necessário para dobrar. O processo de estofamento consiste nas seguintes etapas:
- A cola é aplicada em todo o perímetro, recuando até 2 cm, e em tiras finas sobre a área.
- O isolamento é aplicado e pressionado por um tempo. O tempo de secagem da cola está indicado na embalagem.
- Começando de cima, a cola é aplicada no verso do produto a uma distância de 5 cm da borda. Pressione o couro sintético até que a cola endureça.
- O mesmo procedimento é realizado nas bordas laterais. É importante esticar o tecido até obter um relevo uniforme. Às vezes você tem que cortar peças extras que impedirão que a porta feche.
Estofamento por dentro
O interior da porta frontal pode ser isolado com espuma de poliestireno. Assim, também será possível simplificar o procedimento de estofamento com couro sintético. O processo de isolamento é o seguinte:
- Uma moldura sob a espuma é fixada na área da porta.Para tanto, são utilizadas pranchas com espessura de placas de espuma de poliestireno. As ripas são fixadas com parafusos metálicos, que são fixados em furos pré-perfurados.
- Todas as grandes costuras e juntas são seladas com espuma de poliuretano.
- Na moldura são instaladas placas de espuma, que são fixadas com cola especial. Os vãos entre as placas e as venezianas também são vedados com espuma de poliuretano.
- Uma folha de compensado, igual à área da porta, é pregada nas ripas.
- O procedimento adicional é semelhante ao estofamento de produtos de madeira. É importante apenas garantir que os pregos decorativos estejam pregados no local das ripas.
No interior, rolos isolantes são fixados na moldura da porta. Eles devem ser colocados nivelados com o couro sintético no lado da dobradiça. Na parte traseira e superior a saliência deve ter até 5 mm. Por baixo, o rolo está localizado a uma altura de 1,5–2 cm do chão.
Dicas, recomendações e o que prestar atenção
Ao escolher um material para estofamento, é importante lembrar as desvantagens do couro sintético:
- Baixa segurança contra incêndio. Material altamente inflamável que emite fumaça acre quando queimado;
- Não é o material mais durável, que é facilmente arranhado e cortado;
- Em caso de danos mecânicos, não será possível retornar ao aspecto anterior.
Há também pontos importantes a serem considerados ao escolher o couro sintético:
- O material deve ser elástico. A dureza do couro sintético indica uma falsificação;
- Escolha um tecido mais grosso;
- Um odor pungente indica má qualidade do tecido.
No estofamento com couro sintético, é importante manter a consistência do processo e levar em consideração as características dos materiais utilizados. Se a tecnologia não for quebrada, esse estofamento durará até 10 anos.