Com a ajuda de tecnologias modernas, é possível imitar o couro de tal forma que é muito difícil distingui-lo do natural. Esse produto terá a mesma aparência do original e até cheirará como ele.
Como distinguir couro de imitação
A loja tem uma seleção muito grande de artigos de couro. Ao mesmo tempo, os vendedores nem sempre são sinceros com o comprador e podem oferecer material artificial sob o pretexto de material natural.
Primeira coisa Você precisa prestar atenção ao preço do produto. Couro verdadeiro não sai barato.
Também será útil ter uma ideia dos tipos de couro, pois a área de aplicação depende de suas propriedades.
Tipos
- Fervido. O couro é altamente durável e bastante leve. Seu nome vem do método de vestir. Antigamente era usado como armadura ou em encadernações de livros.
- Vegano. A matéria-prima é o couro de gado ou porco com espessura de um cm, utilizado em trajes étnicos, acessórios, coldres e selas.
- Veludos. Absolutamente qualquer skin é adequada para sua produção.A versão final fica assim: do lado direito está o bakhtarma (ou seja, a parte felpuda), do lado esquerdo está a mereya (parte de couro).
- Couro camurça. A matéria-prima são peles de animais selvagens. O material é macio, aveludado e resistente ao desgaste. É coberto em ambos os lados por uma pilha curta e densa.
- Laica. Feito com pele de cordeiro ou cabrito. A sensação de um produto feito desse tipo de couro é macia e plástica. Mereya é lisa e sem rugas. Luvas e raramente jaquetas são feitas deste material.
- Napa. Quando finalizado, é um material muito fino (até 1 mm) e elástico. Feito com pele de vaca, touro ou ovelha. A napa é usada na confecção de bolsas, acessórios, chapéus e roupas. Principais produtores: Itália, Espanha e Turquia
- Naplak. Este é um tipo de napa, só que envernizado.
- Nobuck. Externamente muito semelhante à camurça. A diferença é que é feito com pele de gado.
- Cervo. Material bastante durável que mantém sua forma e retém bem o calor. Parece camurça. Muito raramente encontrados à venda, por isso são caros.
- Pergaminho. Produzido a partir de peles de cordeiro, cabra e bezerro. É utilizado na fabricação de instrumentos musicais, acabamentos automotivos, encadernações de livros e acessórios.
- Marrocos. Feito com pele de bezerro ou ovelha. A qualidade deste material é fina, macia, resistente ao desgaste e vem em diversas cores. Bolsas e estojos são feitos com ele.
- Dividir. Feito de pele de porco. O resultado é um material de diferentes espessuras, que é utilizado na produção de diversos produtos (desde armarinhos até agasalhos).
- Cheprak. É feito de peles retiradas da espinha dorsal do gado. Possui densidade e espessura significativas.
- Shagreen. É feito de peles da coluna vertebral de pequenos bovinos ou cavalos. Muitas vezes de cor verde. Tem uma superfície acidentada. Dependendo do método de vestir, distingue-se o shagreen macio e o duro.
- Chevrette. Este material é denso e elástico. Feito de pele de ovelha.
- Criança. A base da produção são as peles de cabra. Difere do chevrette em seu padrão de “rugas finas”. O material é macio, denso e durável.
- Hora. A produção é baseada em peles de vaca ou touro. Difere do pano de sela por ser mais denso e grosso.
- Yuft. É feito da parte abdominal da pele de uma vaca ou touro. Distingue-se pela suavidade e plasticidade.
Existem muitas variedades de materiais. É difícil para uma pessoa inexperiente entender isso. Portanto, é melhor aprender a distingui-lo do artificial.
Não existem tantos tipos de imitação de couro. A sua aplicação depende da base. Uma vez que diferentes materiais fornecem diferentes elasticidades e resistências.
Tipos de couro artificial
- Dermantina. A base deste material é o algodão. Revestimento de nitrocelulose (em um ou ambos os lados).
- Kirza - Este é algodão com revestimento de borracha.
- Couro de vinil - Este é um tecido sintético revestido com policloreto de vinila. Maximum imita couro natural.
- Couro elástico. A base é malha. Revestimento de polímero.
- Couro ecológico (PU). Amplamente utilizado em produtos modernos. É baseado em couro genuíno defeituoso. O revestimento é feito de polímero de alta qualidade.
- PVC. A base é tecido. Revestimento de PVC com adição de plastificante.
Troca de calor
O material foi projetado para proteger o corpo do frio e do calor. Portanto, toda a sua estrutura está voltada para essas funções. Mesmo o material artificial mais moderno tem uma transferência de calor muito pior.
Portanto, na hora de escolher roupas ou sapatos para um inverno frio, é melhor dar preferência aos materiais naturais. Você não sentirá calor ou frio neste produto. Além disso, o couro genuíno é elástico e assume a forma de seu dono. Esses sapatos não pressionam, causando desconforto.
Enrugamento
Couro sintético só se parece com couro genuíno. Não possui todas as qualidades e benefícios do natural. É menos elástico e, portanto, racha e rompe rapidamente. O couro genuíno não apresenta tais defeitos. Simplesmente assume a forma da pessoa que o usa.
Métodos de verificação na loja
As tecnologias modernas fizeram grandes avanços. O couro artificial é tão semelhante ao couro natural que é difícil distingui-lo a olho nu.
IMPORTANTE! Não teste o produto com fogo. Produtos feitos de materiais naturais podem ser revestidos com um composto especial altamente inflamável. Mas o couro artificial não resiste a temperaturas e pode derreter. Neste caso, você terá que pagar pelos danos.
- Pegue o produto em suas mãos. Segure por um ou dois minutos. O couro genuíno aquece rapidamente e absorve a umidade das mãos. Este produto estará quente e seco. E o artificial ficará molhado.
- Examine as seções do produto. Para material natural será áspero, enquanto para material artificial será liso.
- O couro genuíno é elástico e se recupera rapidamente após pressão.
- O material natural é poroso e, quando tingido, absorve completamente a tinta. Portanto, se você esticar levemente o couro natural, sua cor não mudará e as rachaduras não serão visíveis.
- A porosidade do couro natural é arbitrária, mas a do couro artificial é a mesma.
- Veja os cortes. O couro sintético é baseado em tecido. No couro genuíno, a trama natural das fibras ficará visível.
- Produtos caros sempre trazem uma amostra do material. Você pode examinar se há fibras, tentar molhá-lo (o couro natural absorve rapidamente a umidade).
- Dobre o produto. No couro artificial, os vincos permanecerão visíveis, mas no couro natural retornarão rapidamente à posição original.
- A camurça é verificada acariciando-a levemente. Se a pilha desviada mudou ligeiramente de cor, então é um material natural.
Prova documental de qualidade
Os produtos de couro são marcados com sinais distintivos. A partir deles você pode determinar quais peças são feitas de couro genuíno e quais são feitas de couro sintético.
Se houver um diamante no rótulo, então este é um material artificial. Para a pele natural, é utilizada uma designação que lembra a aparência da pele de um animal (imagem figurada).
Os fabricantes europeus costumam escrever designações de couro natural em seus produtos: Inglaterra - couro genuíno, Itália - vera pelle, França - cuir, Alemanha - echtleder.
Verificando em casa
Se você tiver alguma dúvida: “Como verificar se há imitação de couro em um produto?” Você pode testar o produto em casa, com base nas principais propriedades e diferenças entre as imitações e as naturais.
Existem várias maneiras
- O couro sintético é menos poroso e, portanto, repele a água, enquanto o couro natural absorve. Desde que o produto não seja encerado ou envernizado.
- Coloque a palma da mão no produto. Se você sentir rapidamente a transferência de calor. Este é um produto natural.
- Você pode verificar isso com um isqueiro. Mas alguns fabricantes de imitações de couro adicionam à sua composição substâncias que impedem seu derretimento. O material natural arde e a imitação derrete.
Talvez ainda seja DERMATIN? Como isso é possível, afinal você estudou?