Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais escolhendo coisas feitas de materiais naturais. Os artificiais são tratados com ceticismo, e a palavra “couro sintético” tornou-se ainda mais abusiva. Mas não faz muito tempo, surgiu no mercado o couro ecológico, que pode ser um substituto válido para o couro natural.
Prós e contras do couro genuíno
Couro genuíno são peles de animais que passaram por uma longa série de processos diferentes, como imersão, calagem, curtimento e tingimento.
O processo de fabricação é muito prejudicial tanto ao meio ambiente quanto aos colaboradores que trabalham na produção. Roupas, acessórios e móveis feitos de couro genuíno são considerados símbolos de prestígio e custam um valor razoável.
Porém, a vantagem indiscutível deste material é sua resistência e durabilidade. É claro que os produtos de couro requerem cuidados adequados, que incluem limpá-los da sujeira e tratá-los com impregnações.
Vantagens e desvantagens do couro ecológico
Durante muito tempo, os análogos do couro natural foram o couro sintético e o couro sintético feito de tecidos sintéticos, que se desgastavam rapidamente, tinham um odor desagradável e uma aparência pouco apresentável.
Portanto, a população desenvolveu uma atitude de desprezo em relação a este tipo de coisas. Mas o couro ecológico pode mudar a opinião estabelecida sobre materiais artificiais.
Referência! O couro ecológico foi inventado nos Estados Unidos da América em 1963.
O material é uma camada finamente porosa de poliuretano fixada a uma base de algodão ou poliéster. Ao gravar essas duas camadas, os tecnólogos criam um padrão semelhante ao couro natural. Visualmente, um produto sintético é praticamente indistinguível de um natural, o segredo só pode ser revelado olhando o verso.
Este tipo de couro é elástico e agradável ao toque, só pode ser superado pelo couro com revestimento de anilina, muito caro e raramente apresentado no mercado. A qualidade do material depende da espessura do revestimento superior de poliuretano - quanto mais espesso, mais resistente é o produto. Porém, a rigidez também depende disso, portanto os parâmetros são selecionados em função do tipo de aplicação.
O couro ecológico se destaca entre outras opções artificiais pelas inúmeras vantagens.
- Respirabilidade. Graças aos microporos da camada de poliuretano, há circulação constante de ar e vapor d'água nos produtos, o que é especialmente importante para os calçados.
- À prova d'água. Mas, ao mesmo tempo, a água não consegue entrar, garantindo o ressecamento.
- Condutividade térmica. O indicador é comparável ao do couro natural e mantém perfeitamente a temperatura ideal tanto no verão quanto no inverno.
- Resistência ao gelo. O material pode suportar temperaturas de até -35 °C. Também pode suportar o calor e não desbota ao sol.
- Resistência ao desgaste. Com o tempo, durante o uso, não racha e não perde sua aparência original.
- Segurança. Ao contrário de outros substitutos do couro, o couro ecológico não contém substâncias nocivas, como cloreto de polivinila ou plastificantes. E por isso não possui odor sintético desagradável e não causa reações alérgicas.
- Ética. Nenhuma criatura viva é prejudicada durante a produção, por isso os produtos são adequados para vegetarianos, veganos e outros cidadãos preocupados.
- Disponibilidade. O custo das coisas feitas com esse tipo de material é muito menor do que com couro genuíno. E a possibilidade de uso a longo prazo também economizará o dinheiro do comprador.
A gama de aplicações do couro ecológico é bastante ampla. É utilizado na confecção de roupas (jaquetas e saias da moda), acessórios (bolsas, luvas), sapatos, estofados para móveis e interiores de automóveis. Esse material é fácil de trabalhar, corta bem e muitos designers o escolhem para costurar suas coleções.
Apesar da impressionante lista de vantagens, o couro ecológico também tem suas desvantagens:
- Os contaminantes não podem ser removidos com água, pois deixarão manchas e estrias na superfície.
- Deve-se ter muito cuidado com estofados de móveis em tons claros - o material, se não for de fabricante confiável, pode absorver tinta de tecidos de roupas.
- Se estiver danificada, a base do tecido pode sair.
O tecido é despretensioso e requer os mesmos cuidados que o tecido natural. Para que os produtos durem mais, devem ser tratados com impregnação hidrorrepelente, e a sujeira deve ser removida com meios especiais ou com solução de álcool e água (proporção de 1:1) e depois secar.
Referência! Nunca utilize produtos de limpeza que contenham cloro.
Já se foi o tempo em que os produtos feitos de materiais artificiais eram de má qualidade e de curta duração. Graças às tecnologias modernas, entrou no mercado um substituto que em nada é inferior ao couro natural e, em muitos aspectos, até o supera. A escolha, claro, é sua, mas espero que depois de ler este artigo você opte pelo couro ecológico.
O couro ecológico é sempre um sinal de pobreza. Deveria ser uma pena agora, com salários normais, não poder comprar de 1 a 3 produtos feitos de materiais naturais. Não é tão caro no geral.
A questão não é que seja vergonhoso, mas que os animais são mortos pela sua pele.
Uma criatura pretensiosa que não vê o mundo além de si mesma fala neste artigo sobre couro ecológico e mendigos
+100500
De que bobagem você está falando, Lisa. Uma pessoa verdadeiramente rica valoriza o seu dinheiro. O couro ecológico não é inferior ao couro natural em termos de durabilidade, facilidade de uso e custa menos. E você fala como uma pessoa superficial que gosta de se exibir e que começa a babar ao ver alguma coisa cara...não importa que a usabilidade seja igual àquela que custa 10 vezes mais barato, não importa que seja ainda mais desconfortável, o principal é que é mais caro! Lembro-me da piada soviética sobre os novos russos de jaquetas vermelhas.
Por exemplo, compro tudo barato e nada, e sou rico, só não quero jogar dinheiro fora.
Também sou da mesma opinião de Elizabeth. Por que comprar coisas baratas como um mendigo. Por exemplo, comerei pão e água o dia todo, mas economizarei para comprar roupas caras. Sou metrossexual e adoro me cuidar e me vestir lindamente e na moda.
Comer pão e água e até poupar para comprar coisas caras é apenas um sinal de pobreza. Bem, quanto você economiza em comida???? Se você tiver anemia ou algum tipo de deficiência de vitaminas, nenhum luxo ajudará. Se você é rico e é tratado em instituições médicas caras, então não é fato que isso ajudará)) Eu não entendo essas pessoas, você pode viver apenas uma vez e negar a si mesmo por algumas coisas
Sinal de indigente é pensar da mesma forma que o pobre do primeiro comentário (vamos calar o pobre jovem que está disposto a viver de pão e água para economizar comida e comprar o que pensa ser um coisa cara, tudo é óbvio aqui).
Mas o mais triste é que a criatura do primeiro comentário não tem apenas o pensamento de um mendigo, mas o fato de seu pensamento ser miserável.
Não é necessário fazer uma escolha - apenas couro genuíno para parecer prestigioso, ou apenas couro ecológico, porque você é contra a matança de animais.Você pode ter os dois – sem nenhuma etiqueta em uma personalidade “desonesta”.Claro, os sapatos são preferíveis de couro genuíno, mas você pode comprar uma bolsa ou cinto de couro ecológico de alta qualidade.