O que é couro vegano

A procura por substitutos de couro vegano aumenta a cada ano. Provavelmente é por isso que o couro vegano se tornou uma verdadeira supertendência! Lançada na New York Fashion Week, a camurça vegana usada nos designs de Stella McCartney ficou espetacular!

O que é couro vegano

Referência. O designer trabalha há anos em tecidos inovadores que substituirão para sempre a pele, o cabrito e a lã e, ao mesmo tempo, serão ecologicamente corretos.

Semelhanças e diferenças com o couro tradicional

O couro ecológico é cada vez mais utilizado na produção de roupas, calçados e móveis. Mas como isso difere do natural?

diferença da pele

O couro natural vem da pele de animais, principalmente de vacas (mas os pobres crocodilos e pítons também estão em perigo). A sua produção está associada à morte de animais mortos (coisa que muita gente não pensa). Esse o material é muito durável, proporciona circulação adequada de umidade.

O couro vegano (também conhecido como couro sintético) é feito de um material que imita o couro natural.. Na verdade, é feito de tecido de poliéster, revestido adicionalmente com cloreto de polivinila.Durante a produção é submetido a processos químicos.

Embora ambos os materiais sejam semelhantes, são fáceis de diferenciar.

  • Em primeiro lugar, preste atenção no rótulo. Deve conter informações sobre se o produto foi criado a partir de materiais naturais ou sintéticos.
  • Cheiro também pode ajudar a diferenciar os materiais. O couro natural tem um odor específico, enquanto o couro sintético geralmente é inodoro.
  • Textura o couro sintético tem a mesma aparência porque é produzido em massa. Os naturais possuem cavidades heterogêneas.

Do que é feito o couro vegano?

Todo mundo considera o couro vegano artificial e, de fato, quando sua produção começou, na década de 70, a matéria-prima era o cloreto de polivinila. Mas é perigoso para a saúde e frágil!

composto

Importante! Hoje, a base dos novos materiais é o poliuretano (é mais seguro de usar). Mas o mais interessante é que os produtos naturais também estão envolvidos na produção de nova pele.

Materiais sintéticos

O tipo de polímero utilizado varia.

  • Poliuretano O material é totalmente respirável, eliminando o problema de pés suados nos sapatos. Além disso, é muito menos tóxico de produzir do que outras opções. É claro que o impacto ambiental deste material depende da regulamentação do país onde é produzido.
  • Freedom Leather usa uma fórmula patenteada e ecologicamente correta para criar uma alternativa aos estilos tradicionais. O que torna o Freedom Leather único é que ele é feitoFeito 100% de silicone, que não contém plástico ou petróleo.

Importante! Este tecido é valorizado por sua durabilidade e qualidade consistente. É ecologicamente correto e sua produção exige menor consumo de água, matéria-prima e energia elétrica, em comparação à produção de tecidos de PU e PVC.

Isso faz com que ela mais seguro e saudável para as pessoas.

No entanto, é muito cedo para considerar a produção de couro ecológico não tóxica. Felizmente, os cientistas têxteis estão a trabalhar nesta questão, desenvolvendo novos tipos para os tornar mais ecológicos. Uma das últimas inovações é uso de plásticos à base de plantas, o que reduz completamente o risco associado à produção de poliuretano convencional.

Materiais naturais

Materiais vegetais

Você já ouviu falar do material Piñatex™, criado por Carmen Hijosa? Durante muitos anos ela procurou uma alternativa aos materiais naturais. Em busca de algo inovador, visitei vários países e acabei nas Filipinas. Aqui começou a busca por novas fibras naturais. Sua descoberta veio quando ela percebeu que poderia criar material sem processo de tecelagem ou tricô, compacto, pronto para processamento posterior. E o mais importante, a partir do material disponível localmente. Atualmente casca de abacaxi testado por marcas como Puma ou Camper.

MuSkin criado especialmente para veganos - 100% biodegradável, feito de uma tampa de cogumelo e colorido sem quaisquer produtos químicos. Respirável, impermeável, não tóxico para a pele humana. Quem teria pensado!

MIX - material natural obtido de esporos de fungos e fibras vegetais. O produto foi inventado pelo designer dinamarquês Jonas Edward. Ele se concentrou em usar lixo doméstico e a capacidade das ostras de extrair celulose da planta junto com enzimas.

E surgiu uma ideia maravilhosa - fazer couro do chá! Young-A Lee e uma equipe de designers criaram um protótipo de sapato e colete feitos de fibras de celulose, um subproduto do processo de preparo do chá. Kombuchá.

Importante! Este substituto é 100% biodegradável e completa o ciclo natural de desperdício zero.Infelizmente o produto não é perfeito (quando o material fica molhado fica menos durável).

A pesquisa sobre sua funcionalidade ainda está em andamento.

Vantagens e desvantagens do couro vegano

vantagens e desvantagens

Deixando de lado a crueldade com os animais, ainda fazemos a mesma pergunta: o couro vegano é bom para a saúde e o bem-estar das crianças? Para entender isso, vamos observar os prós e os contras do material.

Vantagens

  • Couro do falso mais barato.
  • Não requer cuidados especiais.
  • Muito mais fácildo que naturais.
  • Fácil de limpar.

Atenção! Os materiais naturais deterioram-se rapidamente, o que significa que deixam de ter uma aparência bonita e não desempenham a sua função.

Imperfeições

  • O couro ecológico é feito de materiais herméticos. Esse pode causar suor excessivo ou irritação.
  • Ao contrário do natural não completamente biodegradável.
  • Há muitos aspectos em cada etapa da produção de sapatos de couro vegano ou sintético que causam sérios danos às pessoas e ao meio ambiente.

Perspectivas

Uma nova pesquisa de mercado da moda realizada pela consultoria Grand View Research descobriu que A indústria do couro artificial valerá US$ 85 bilhões até 2025..

Descobriu-se que em países que ainda produziam couro natural em grande escala (China, Brasil, Tailândia, Malásia, Vietnã), A procura por substitutos de plantas aumentará devido ao interesse em calçado barato.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano