Couro ecológico - um material relativamente novo que ganhou enorme popularidade em diversas áreas da vida humana, desde roupas até móveis domésticos.
História de origem
O século 20 foi marcado pelo nascimento de um material novo e agora popular - o couro ecológico. A relevância dessa descoberta se deveu ao fato de as pessoas pensarem seriamente em preservar o mundo animal. Muitos ativistas da vida selvagem protestaram contra a matança de animais para a produção de couro. Dermantin foi usado pela primeira vez como substituto, que era significativamente inferior em qualidade ao material natural.
A pesquisa continuou até que cientistas dos EUA e do Japão apresentaram ao mundo inteiro (em 1963 e 1964, respectivamente) um substituto universal para o couro natural - o couro ecológico.
Após o lançamento do processo produtivo para sua produção, o número de animais abatidos diminuiu significativamente. Essa mudança teve um impacto positivo no meio ambiente, pois a produção de couro gerava muitos resíduos.
Em que consiste?
O couro ecológico é um material de duas camadas composto por tecido natural e poliuretano. É produzido artificialmente pela aplicação de um filme microscópico de poliuretano sobre uma base de tecido. A base pode ser de algodão ou poliéster. O primeiro é feito de fibras vegetais e o segundo é feito de tecido sintético de poliéster.
O filme microporoso possui excelentes propriedades de permeabilidade, de modo que os produtos de couro ecológico não flutuam. Dependendo de sua espessura, são determinadas as características de desempenho do couro ecológico e o escopo de aplicação.
As características vantajosas deste material são:
- Resistência à temperatura. O material pode suportar facilmente várias mudanças sem perder suas propriedades básicas.
- Elasticidade. É fácil produzir vários produtos a partir dele.
- Higroscopicidade. Não coleta condensação em sua superfície.
- Aparência. A estrutura lembra completamente o couro genuíno.
- Respeito e segurança ambiental. Os componentes não causam alergias ou outros efeitos colaterais e não apresentam odores químicos de terceiros.
Atenção! O couro ecológico tem medo de danos mecânicos. Este dano remove a camada superior de poliuretano e expõe a base. Se danificado, o produto perderá aparência e propriedades.
Produção
A linha de produção é instalada em instalações fechadas especialmente equipadas em fábricas da indústria química. Primeiro, uma determinada quantidade e espessura de filme de poliuretano é aplicada à base. Por não conter plastificantes, o material acabado é permeável ao ar. Depois disso, eles são unidos e estampados em rolos especiais. O resultado é um material que lembra o couro natural pela sua estrutura e linhas características.
Importante! Para distinguir o material genuíno do artificial, você precisa tentar aquecê-lo com as palmas das mãos. O couro esquentará rapidamente em suas mãos, ao contrário do couro ecológico, que ficará frio por mais tempo.
De que depende a qualidade?
A principal característica qualitativa deste material é a sua espessura. Quanto maior for o microfilme de poliuretano aplicado, maior será o indicador de qualidade do couro ecológico. Tudo depende da finalidade para a qual o material acabado será utilizado. O escopo de aplicação é amplo:
- fabricação de móveis;
- pano;
- sapato;
- acessórios;
- estofamento de automóveis;
- bolsas, etc.
Para que o material sirva por muito tempo sem perda de qualidade é necessário:
- Limpe constantemente os produtos com um pano macio e úmido.
- Trate com agentes repelentes de água.
- Não utilize produtos que contenham abrasivos para limpeza.
- Seque a superfície após cada limpeza.
- Caso apareçam manchas ou sujeira persistentes, recomenda-se o uso de produtos de cuidado especiais para produtos de couro ecológico.
A maioria das pessoas considera o couro ecológico um material inseguro e, por isso, tem medo de adquirir produtos feitos com ele. Vale a pena conhecer suas características para mudar radicalmente sua atitude em relação a ela. O couro ecológico é lindo, prático, estiloso e confortável.