Recentemente, a procura por produtos de couro genuíno não tem sido tão forte. A razão é o surgimento de produtos mais baratos e de alta qualidade feitos de couro ecológico. A popularidade deste material é explicada por suas diferenças para melhor em relação a outros tipos de material artificial.
Qual é a diferença entre couro ecológico e couro artificial?
Couro ecológico - um material de alta tecnologia que permite criar produtos resistentes ao desgaste a preços acessíveis. O couro ecológico é muito procurado em indústrias como:
- Mobília: produção de estofados para poltronas e sofás.
- Armarinhos: criando bolsas e carteiras, pastas e bolsas.
- Luz: alfaiataria.
Muitas empresas usam couro ecológico para produzir capas para assentos de automóveis.
O couro produzido artificialmente consiste nas seguintes camadas:
- Fundamentos;
- composição impregnante;
- revestimento de polímero.
A base do tecido do eco-material é feita de materiais naturais ou de poliéster.
O revestimento polimérico do eco-material é o poliuretano. Existem outros tipos de couro artificial baseados nos seguintes polímeros:
- PVC;
- poliacetal;
- Elastómero termoplástico;
- nitrato de celulose;
- borracha.
A estrutura e estrutura do couro ecológico são porosas. Outros tipos de material artificial podem ter a seguinte estrutura e estrutura:
- monolítico e poroso-monolítico;
- camada única e multicamadas;
- sem base fibrosa;
- reforçado.
Dependendo das condições em que o couro artificial é utilizado, essas variedades são conhecidas como: regular e resistente ao gelo, resistente a ácidos e álcalis, resistente à água, etc.
O couro ecológico é tão próximo em algumas propriedades do couro natural que às vezes apenas especialistas conseguem distingui-los. Isto se aplica ao caso em que o material substituto do poliuretano é de muito boa qualidade.
Como distinguir o couro do couro ecológico
Se uma pessoa decidir comprar algo feito de material natural, deve ter cuidado para não cometer erros. Afinal, vendedores inescrupulosos podem oferecer couro de poliuretano em vez de couro natural.
É necessário levar em consideração uma série de características que o couro ecológico possui:
- Ele aquece como o material natural, devido ao calor humano ao entrar em contato com ele. Não deixa vestígios de umidade.
- O desenho na parte frontal está muito próximo do desenho natural.
- Não sujeito a deformações significativas: quando esticado, restaura rapidamente a sua forma. O tecido é macio e elástico ao toque.
- Absorve bem a umidade.
Como distinguir couro de couro ecológico em uma jaqueta
A primeira coisa que você deve fazer é encontrar a etiqueta na jaqueta onde está indicada a placa. Se a placa tiver o formato de um diamante, trata-se de um produto feito de material ecologicamente correto. Se não houver rótulo no produto, você precisa encontrar a borda crua e dar uma boa olhada nela.
O material natural não delamina. Mas se o corte revelar uma camada superior em forma de filme e na camada inferior houver tecido, é couro de poliuretano. Caso não encontre a borda crua do produto, preste atenção nas costuras.
Uma jaqueta de couro sintético geralmente tem costuras fechadas e é muito fina ao toque. Um produto feito de material natural também pode ter costuras fechadas, mas ao senti-las entre os dedos, sente-se um “rolo”.
Uma jaqueta feita de material natural terá um cheiro específico de couro. Então você pode simplesmente sentir o cheiro da coisa. Mas alguns fabricantes recorrem a truques, impregnando o couro sintético com soluções aromáticas especiais - não recomendam confiar totalmente nessa experiência.
O peso da jaqueta também importa - as coisas feitas de couro sintético costumam ser leves.
Os produtos de couro ecológico têm tons ricos. Isso ocorre porque a tinta adere melhor ao revestimento de poliuretano, fazendo com que as cores fiquem mais brilhantes.
Testar um pedaço de material com fogo não é um método confiável, uma vez que aditivos especiais são adicionados aos modernos substitutos do couro.
Um método duvidoso de verificar a autenticidade também é expor o material à água. Sabe-se que o couro absorve água, mas se a superfície do produto for tratada com um composto hidrorrepelente, o resultado do teste será incorreto.
Seria muito mais fácil distinguir o couro do couro sintético comum. A razão é que as propriedades de outros tipos de couro artificial diferem significativamente das propriedades do poliuretano e do couro natural para pior.
Qual é a diferença entre couro ecológico e couro sintético
Nenhum aditivo plastificante é utilizado na produção de couro ecológico.Outra característica na produção do couro ecológico é uma atitude especial em relação à base do filme de poliuretano: o material não sofre diversos tipos de cargas.
O resultado é que as matérias-primas ecológicas adquirem estrutura flexível e elasticidade. O filme de poliuretano não ocupa mais que 25% da massa total. Portanto, podemos afirmar com segurança que o couro ecológico é um tecido impregnado de poliuretano. E para couro sintético você pode escolher uma definição: uma folha de polímero reforçada com tecido.
A respirabilidade do couro ecológico é significativamente maior do que a de outros couros sintéticos. Isso foi conseguido devido ao fato de que durante o processo de aplicação do filme se formam poros por onde passam o ar e o vapor d'água, mas não a própria água. A rede de poliuretano é muito móvel, portanto os polímeros podem se reorganizar sob a influência de cargas mecânicas e mudanças de temperatura. Essas habilidades explicam sua resistência ao desgaste e a temperaturas muito baixas. Os polímeros dos filmes de outros tipos de couro artificial desgastam-se mais rapidamente e racham em geadas severas.
Referência! Os poliuretanos podem até eliminar danos à rede polimérica durante a deformação devido à presença de grupos especiais de átomos que o couro natural possui.
Qual é a diferença entre couro ecológico e couro sintético?
A base em couro sintético é feita de tecido de algodão. O revestimento desse tipo de couro artificial é o nitrato de celulose, que pode ser aplicado não apenas em uma das faces do tecido, como o couro ecológico, mas também nas duas faces.
Ao contrário do couro ecológico, o couro sintético possui as seguintes características:
- Desgasta-se facilmente. O processo de desgaste só pode ser interrompido se o novo produto for tratado com verniz à base de silicone.
- Não tolera baixas temperaturas: rachaduras no frio.
- Facilmente inflamável e queima rapidamente. Em áreas com risco de incêndio não é permitido decorar móveis e portas com couro sintético.
- Ao queimar, é liberado um cheiro desagradável de borracha. As substâncias liberadas durante a combustão são muito tóxicas.
- Mostra resistência à umidade: evita que a água penetre no material do revestimento.
- O couro sintético pode ser facilmente danificado sem muito esforço.
- Muda de cor quando dobrado.
- Possui baixa condutividade térmica. Itens de couro sintético são frios ao toque. Mesmo que você os segure nas mãos por muito tempo, eles dificilmente esquentam.
- O padrão da camada superior é uniforme, lembra apenas vagamente o padrão de porosidade natural.
- Usado principalmente como material de acabamento.
- Fica mais difícil com o tempo.
- É sensível aos raios ultravioleta. É melhor cobrir a porta com couro sintético por dentro.
- Não permite a passagem de ar. Uma pessoa fica claramente desconfortável com roupas e sapatos feitos de couro sintético. É altamente indesejável adquirir tais produtos, apenas em caso de falta de fundos.
Qual é a diferença entre Alcântara e couro ecológico?
Entre os materiais modernos, Alcantara tornou-se recentemente muito popular. Muitos entusiastas de automóveis estão interessados em ter o interior do carro revestido com este tecido único que imita a camurça natural.
Esta camurça artificial é produzida usando um método de fiação avançado. O resultado é uma fibra muito fina, que é então perfurada e impregnada com uma composição adesiva. A superfície interna do material tecido é tratada com abrasivo. Como resultado, o pêlo sobe e o tecido fica macio e sedoso.
Diferenças entre Alcântara e couro ecológico:
- Mais suscetível à contaminação devido à presença de pequenas fibras na superfície.
- Aquece menos sob os raios solares.
- Mais agradável ao toque.
- Requer cuidados mais cuidadosos. Se líquidos manchantes entrarem na superfície, é necessário lavar o tecido.
- Mais elástico. As capas de assento de carro Alcatara podem ser facilmente aplicadas nos assentos. Mas se as capas de couro ecológico não forem apertadas corretamente, com o tempo aparecerão rachaduras no material.
- Os produtos feitos de Alcatara são mais caros do que os feitos de couro ecológico.
É impossível dizer com certeza quem é mais suscetível ao desgaste de Alcântara ou couro ecológico - tudo depende de quão bem foram feitos.
As informações sobre o couro ecológico são cada vez mais convincentes de que este é o material do futuro - absolutamente seguro para os seres humanos durante a operação, matérias-primas confiáveis e de alta qualidade.