Os produtos de couro sintético tornaram-se parte da vida humana. Estofados de automóveis, roupas e calçados feitos com esse material são encontrados em todos os lugares, por ser mais acessível para pessoas de renda modesta.
Muitas vezes acontece que aparece um buraco em uma coisa favorita, mas você não quer se separar dele. É aqui que os métodos de reparo com cola costumam ser úteis. E para que o reparo seja bem-sucedido, você deve conhecer as vantagens e desvantagens dos adesivos de fabricantes nacionais e estrangeiros. E também como fazer corretamente o trabalho de restaurar o que você mais gosta.
Revisão de cola
Entre as colas nacionais, as composições 88 e Moment são as mais populares.
O primeiro deles se distingue pela resistência suficiente na colagem de peças de couro sintético em outras superfícies. As desvantagens incluem um odor forte e desagradável que não desaparece dentro de algumas semanas. O custo da cola varia em torno de 230 rublos.
Outra cola doméstica popular é a Moment. Esta composição universal possui boa adesão.Se você aplicar em ambas as superfícies a serem unidas, depois de 10 horas será difícil separá-las. Ao mesmo tempo, os fabricantes garantem efeito máximo em 24 horas. Outra vantagem é a ausência de odor específico 24 horas após a conclusão da obra. O preço econômico da composição também é atraente: 190 rublos.
Além da cola comum para consertar produtos de couro ou seu substituto, você encontra outras composições nas lojas. Assim, a cola “Mars” é vendida em tubos de 50 ml ao preço de 70 rublos. Mantém suas propriedades em temperaturas de -40 a +80. Mas deve ser usado em trabalhos em temperaturas a partir de -10.
A cola que chega às prateleiras das lojas de países europeus geralmente apresenta características melhores do que suas contrapartes nacionais. Porém, você terá que adquiri-lo sob encomenda e, levando em consideração a entrega, o preço será bem maior.
Assim, a cola GTA Botern, produzida na Polônia, pode ser encomendada por 1.500 rublos em quantidades de pelo menos cinco latas. Ao comprar 10 ou mais, o custo cairá para 1.200 rublos. Embora seja difícil encontrá-lo na Rússia, em outros países é amplamente utilizado para trabalhar com produtos feitos de couro sintético e outros materiais.
Altos níveis de resistência e confiabilidade e adesivo alemão Mah. Você pode encomendá-lo ao preço de 1.500 rublos por meio litro. Ele mantém suas qualidades na temperatura mais alta de +160 graus. É assim que difere da maioria de seus análogos.
O que você deve prestar atenção ao escolher a cola
Como todas as formulações diferem em cor, consistência, método de aplicação e adesão, na hora de escolher um produto vale a pena considerar vários fatores:
- a cola tem um odor desagradável e quanto tempo leva para se dissipar?
- se a composição tem a propriedade de manchar o tecido, esse fator é especialmente importante se um produto de couro de cor clara precisar de reparos;
- se a cola fica em uma camada uniforme ou se formam grumos, criando um efeito visual desagradável no couro sintético;
- qual a menor temperatura possível de utilização da composição;
- qualidade de adesão necessária para reparar itens regularmente expostos a esforços mecânicos;
- limite de temperatura no qual a cola mantém suas propriedades.
Tudo isso deve ser levado em consideração na escolha de uma composição para o trabalho, bem como na determinação de um método para eliminar danos a um produto feito com substituto de couro.
Pele líquida como alternativa à cola
Em alguns casos, pode ser tomada a decisão de corrigir um defeito em um produto utilizando couro líquido. Este produto é utilizado para reparar rachaduras e cortes em sapatos e outros itens de couro.
Este método não é recomendado para consertar itens feitos de dermantina. O vinil incluído neste tecido não permite a absorção de líquidos pela pele. Portanto, a superfície tratada desta forma irá descascar após um curto período de tempo.
Se a capa ou jaqueta do carro for feita de um substituto de couro de qualidade superior (poliuretano, nitrocelulose ou outro revestimento), o uso de couro líquido proporcionará melhores resultados do que o couro sintético barato. Mas ainda não se compara à pele natural a que o produto se destina.
Como selar um buraco em uma jaqueta de couro sintético
Por exemplo, vejamos como consertar uma jaqueta de couro rasgada. Para arrumar um item rasgado, costuma-se usar um remendo, que é preso na frente ou no verso do item.
No primeiro caso, as superfícies a serem unidas são limpas de sujeira e desengorduradas com acetona.Para facilitar o trabalho, o forro é rasgado e a área danificada do produto é nivelada e alisada.
O remendo deve ser maior do que o dano que cobrirá. A margem é de aproximadamente um centímetro em todos os lados. Um pequeno pedaço de material geralmente acompanha a jaqueta junto com botões extras. Caso contrário, você pode pegar qualquer tecido grosso de cor semelhante. Se o processo for realizado no verso da jaqueta, as superfícies podem ser lixadas para aumentar a aderência.
A maioria das composições requer aplicação em 2 camadas. Primeiro, as superfícies são cobertas pela primeira vez com uma camada uniforme de cola e deixadas secar por 20 minutos. Em seguida, a segunda camada é aplicada. Agora você precisa esperar alguns minutos para que uma película fina se forme sobre o couro sintético tratado.
Agora só falta conectar o remendo à jaqueta, alinhando a borda do rasgo e pressionando as bordas do corte. Por fim, resta processar a costura pela parte frontal. Para isso, suas bordas são levemente empurradas para trás, lubrificadas adicionalmente com cola e depois pressionadas para trás. A composição restante pode ser removida cuidadosamente com os dedos.
Ao fixar um remendo na parte frontal, o princípio de funcionamento é o mesmo, apenas aumentam os requisitos para o tecido utilizado desta forma.
Recomendações gerais para execução do trabalho
Antes de começar a usar a composição selecionada, leia as recomendações do fabricante, pois os métodos de aplicação e o tempo de secagem da cola podem variar. Além disso, não ignore as regras gerais de segurança:
- a sala onde o trabalho é realizado deve ser bem ventilada;
- Não se deve deixar o tubo aberto, pois a substância manterá suas propriedades por mais tempo.
Para aplicar a composição em uma camada uniforme, costuma-se usar um pincel.Se esta ferramenta for planejada para uso no futuro, será necessário limpá-la da cola imediatamente após terminar o trabalho. Caso contrário, será impossível fazer isso mais tarde.