O que é couro artificial e de que é feito?

Couro sintéticoApesar da abundância de produtos feitos de couro genuíno, seu substituto artificial não é menos popular entre homens e mulheres. Os fabricantes oferecem uma ampla variedade de bolsas, sapatos e roupas de diversas cores e qualidades.

Definição de couro artificial

Couro sintético é um material polimérico usado no lugar do couro genuíno. Exemplos de couro sintético são: couro sintético, cloreto de polivinila, lona, ​​​​poliuretano, etc.

Do que isso é feito?

Couro ecológicoExistem diversas tecnologias de fabricação. O método mais simples é considerado o método direto e de calendário., quando um padrão de revestimento e textura é aplicado à base.

Uma técnica mais complexa é usada para fazer couro artificial pelo método portátil. Aqui, camadas de vinil são aplicadas sobre uma base de papel preparatória com estrutura em relevo e, em seguida, sobre um suporte têxtil.

Em seguida, a folha de papel é removida da peça e colocada em uma máquina de secagem especial, onde todas as camadas são finalmente unidas.

Referência! Outros métodos de produção também são utilizados: laminação e laminação.

Como fazer você mesmo?

Seleção da base (parte felpuda)

Couro sintético enroladoA camada interna de couro sintético determina as características do futuro produto. Na hora de escolher roupas, sapatos ou acessórios, preste atenção ao verso do produto.

Malhas

Couro sintético feito com forro de malha é elástico e ao mesmo tempo durável. Eles têm propriedades de proteção térmica. Este couro artificial é frequentemente utilizado na fabricação de luvas ou agasalhos.

Têxtil

Para produzir couro sintético à base de tecido, são utilizados materiais duráveis ​​​​e densos. Eles são bastante caros e têm baixo alongamento. Durante o processo de produção, existe um possível risco de defeitos, que afetam a qualidade do produto durante o desgaste.

Base não tecida

Este tecido, assim como os tecidos, contém fios. Só que eles não estão interligados, mas estão conectados por impregnações protetoras especiais. Este tecido é mais frequentemente utilizado na fabricação de couro sintético.

Papel

Tal material terá baixa resistência, falta de alongamento e alta umidade.

Seleção da camada superior de polímero (dependendo da finalidade da pele)

Couro sintéticoEntre os produtos de couro sintético, existem abreviaturas na forma de “PU” (poliuretano) e “PVC” (cloreto de polivinila). A estrutura e as propriedades mecânicas do material dependem diretamente do tipo de polímero usado para criar o couro sintético.

Poliuretano (PU)

Este polímero confere ao produto características de resistência e maior ductilidade. O PU é altamente resistente a altas e baixas temperaturas, além de higroscópico.

É muito difícil distinguir o poliuretano de outros materiais não naturais.Externamente, o PU é muito semelhante ao couro genuíno e não possui odor, ao contrário do PVC.

Cloreto de polivinila

Obtido como resultado da síntese do cloreto de vinila. Não é higroscópico nem resistente ao gelo e tem um odor desagradável. As propriedades positivas incluem:

  • resistência a compostos químicos (ácidos, álcalis, solventes);
  • não queima quando exposto ao ar;
  • baixo custo.

IMPORTANTE! Muitos fabricantes produzem couro sintético multicamadas. Se o vendedor provar que se trata de poliuretano, mas o produto exala um odor desagradável, pode ter certeza que sob a camada de PU há uma folha de policloreto de vinila.

Acabamento, fixação

Diferentes tipos de couro ecológicoA última etapa da produção do couro sintético é o beneficiamento da última camada. Se o produto for feito de forma simples, a superfície é lixada, gofrada ou pintada. Se for fabricado de forma portátil, o revestimento externo é aplicado na primeira etapa da produção utilizando a textura da camada de papel.

Referência! Usando vários corantes, eles conseguem tons que imitam peles de animais. O resultado são telas monocromáticas ou multicoloridas.

Conclusão

Graças aos substitutos artificiais, a humanidade resolveu o problema da escassez de materiais naturais. Processos tecnológicos complexos e vários aditivos eliminam várias deficiências do couro sintético, aumentam sua resistência e maciez. As coisas feitas com eles revelam-se práticas e versáteis quando usadas.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano