Esticamos sapatos de couro sintético
Provavelmente cada um de nós já se deparou com esse problema: os sapatos que compramos na loja pareciam confortáveis e adequados em todos os aspectos (plenitude, largura e comprimento), mas depois começaram a causar desconforto. Um produto feito de couro genuíno é mais fácil de esticar, mas com o couro sintético a situação é mais complicada.
Se a novidade não pode ser devolvida à loja ou você gosta tanto dos sapatos que simplesmente não quer se desfazer deles, surge a pergunta: como esticar os sapatos de couro sintético mantendo a aparência original. Existe uma saída - você pode fazer isso sozinho em casa.
Vejamos os métodos mais comprovados e eficazes, mas primeiro vale a pena observar alguns pontos importantes. PrimeiramentePara que o calçado fique no formato do pé, será necessário realizar o procedimento várias vezes. Em segundo lugar, você precisa ter certeza de que é feito de material de boa qualidade. Terceiro, não é recomendado usar os seguintes métodos para sapatos de couro envernizado, pois esse material racha quando esticado.Por último, para evitar a formação de calosidades durante o uso, você pode lubrificar bem os saltos dos sapatos com parafina comum.
Tratamento térmico
Usando este procedimento, feito várias vezes, você pode obter bons resultados. Para fazer isso, você precisa calçar meias de lã e tentar calçar sapatos ou botas.
Em seguida, use um secador de cabelo para aquecer gradualmente as áreas problemáticas, enquanto ajusta a temperatura para média para preservar o material contra danos. Depois disso caminhamos um pouco.
Usando água
A água tem propriedades suficientes para esticar produtos de couro artificial. Basta molhar os sapatos por dentro, calçá-los e caminhar até secar. Este é um método bastante desagradável, então você pode usar jornais úmidos que precisam ser bem colocados no produto. Para que os sapatos tenham o formato desejado, este método deverá ser repetido 2 a 4 vezes.
Álcool
O álcool é frequentemente usado para resolver esse problema devido ao seu efeito suavizante no couro artificial. Em casa, produtos que contenham álcool, como colônia ou vodka, são úteis.
Se o calçado causar desconforto em determinado local, basta tratar bem a área problemática e usá-lo até secar completamente. Para obter resultados, basta repetir o procedimento 2 a 3 vezes.
Sabão em pó
Este método tem sido usado há várias gerações. É considerado eficaz no alongamento de calçados devido à composição do sabão em pó, que tem efeito amaciante do material. Este procedimento é realizado em uma sequência específica.
Dilua o sabonete com água até obter uma consistência pastosa (por conveniência, rale o sabonete).Aplique a pasta resultante na parte interna do sapato e deixe por 4–6 horas, não deixando secar completamente. Em seguida, retire a pasta com um pano e calce-a com uma meia de algodão para calçá-la completamente.
Importante! Para preservar os resultados após os procedimentos, é necessário encher os sapatos com jornais e deixá-los durante a noite.
Armazenar fundos
Existem produtos para esticar sapatos que podem ser adquiridos na loja. Uma delas, bastante simples, é a utilização de blocos especiais (podem ser de madeira ou plástico). Com a ajuda deles, você pode ajustar não só o comprimento, mas também a largura do sapato. E para agilizar o processo, os especialistas recomendam o uso de cremes e sprays para deixar a pele mais flexível. A principal vantagem é que os sapatos tratados não precisam ser usados nos pés.
Importante! Nesse caso, é necessário trabalhar o couro artificial com muito cuidado, pois o material pode rachar. Almofadas especiais também são usadas para secar e guardar sapatos.
Se você tiver dúvidas sobre o uso de formas, pode tratar seus sapatos com pasta (espuma) comprada em loja e caminhar assim por várias horas. O resultado irá surpreendê-lo agradavelmente: depois de um tempo, os sapatos ficarão mais confortáveis. Esses produtos contêm produtos químicos que afetam diretamente o material processado.
Atenção! Se os métodos acima não derem o resultado desejado, você pode recorrer aos serviços de uma oficina, onde, com a ajuda de um bloco profissional, as áreas problemáticas serão devidamente corrigidas.
Como esticar uma jaqueta de couro sintético
Também existe uma situação em que a sua jaqueta de couro sintética favorita fica muito pequena, mas está em excelentes condições.Vejamos quais métodos serão úteis para resolver esse problema em casa.
Tratamento térmico
Este método é semelhante ao procedimento feito com sapatos. Aquecemos o produto nos locais onde há desconforto com secador de cabelo em potência média. Estamos tentando colocar um suéter grosso por cima. Em seguida, você precisa usá-lo por cerca de 30 minutos. Se a jaqueta, tratada com calor, não cabe em você, peça ajuda a um amigo de constituição menor.
Usando água
Como já mencionado, a água é uma boa auxiliar nesse problema. É necessário molhar a jaqueta com um banho quente e vesti-la com um agasalho quente. Para obter um resultado bem-sucedido, você terá que caminhar muito tempo - várias horas. Para diminuir esse tempo, você pode ficar em um ambiente com muita umidade ou simplesmente dar um passeio na chuva (só não esqueça de usar guarda-chuva).
Álcool
Nesse caso, tratamos as áreas que necessitam de alongamento com uma solução à base de álcool. Se a jaqueta não tiver forro, processamos também o interior. Depois disso, colocamos a jaqueta até secar completamente. O odor atual se dissipará gradualmente.
Sabão em pó
Este método será menos eficaz do que com sapatos, especialmente para couro duro. Desta vez usaremos sabão líquido em pó, que hoje é vendido em qualquer loja de ferragens. Primeiro você precisa fazer uma solução de sabão na proporção de uma parte de água para quatro partes de sabão.
Com um pulverizador, aplique a solução preparada no produto, tanto por fora quanto por dentro. Em seguida, você precisa vestir e vestir a jaqueta por cima do suéter por meia hora. Em seguida, retire e trate novamente com a solução. Continue usando até que a jaqueta esteja completamente seca.Se aparecerem manchas de sabão posteriormente, elas podem ser removidas com um pano úmido. Para consolidar o resultado, pode-se tratar a jaqueta seca com álcool.
Armazenar fundos
Os produtos da loja usados para esticar sapatos também são bons para aumentar o tamanho de uma jaqueta. Usando espuma, trataremos não só a parte externa, mas também a parte interna da jaqueta, claro, se não houver forro. Em seguida, como sempre, nos vestimos e vestimos por cerca de uma hora. Se após essas manipulações a jaqueta permanecer justa, o procedimento deverá ser repetido.
Importante! Se o material artificial for bastante duro, é melhor deixar a jaqueta tratada de molho por cerca de meia hora.
O mais eficaz desses métodos será o uso de sprays químicos e espumas para alongamento, especialmente couro sintético áspero.
Referência! Todos os métodos acima para esticar sapatos e jaquetas são adequados apenas se você precisar esticar um pouco o produto, caso contrário a aparência pode ficar completamente estragada.