Graças às altas tecnologias, tornou-se possível utilizar tipos de couro artificial mais avançados e de alta qualidade na produção de diversos produtos que não são de forma alguma inferiores, mas até em alguns casos superiores em propriedades ao couro natural.
Dependendo da utilização de materiais compósitos poliméricos, que são aplicados sobre uma base tecida ou não tecida, o couro artificial é dividido nos seguintes tipos: Microfibra MF, poliuretano PU, PVC à base de tecido (PVC), couro ecológico, borracha, poliacetato (PA). Vamos examiná-los com mais detalhes.
Microfibra
Microfibra – as melhores fibras de poliamida ou poliéster, graças às quais esta base é macia, leve, durável e elástica. Este material é resistente à luz (mantém a cor original quando usado), fatores físicos (abrasão) e químicos.
O couro confeccionado à base de MF, em termos de indicadores externos, praticamente não difere do couro natural, sendo possível criar todos os tipos de texturas e tonalidades de cores.Além disso, as vantagens incluem boas propriedades repelentes à umidade, respeito ao meio ambiente (sem gases nocivos), ausência de odores estranhos e efeito de pele respirável.
Poliuretano PU
O couro PU é considerado o melhor material da nova geração, que consiste em três camadas.
Primeiro – à base de tecido de algodão; segundo – revestido com couro genuíno (com defeitos) que passou por pré-tratamento; terceiro - uma camada de poliuretano de alta qualidade.
Graças à camada de cobertura final, o produto pode ter uma ampla gama de cores, padrões e estampas. É macio, higiênico, resistente ao gelo e possui alto nível de resistência à tração e ao rasgo.
O material acaba sendo poroso, por isso o material possui boas propriedades hidrorrepelentes e respiráveis. Este material também é seguro para a saúde e não evapora odores estranhos.
PVC à base de tecido (PVC)
O tipo de couro PVC é considerado o mais comum, é feito de policloreto de vinila com adição de um plastificante especial e componentes adicionais que são aplicados na base.
Para criar a base são utilizados malhas e materiais não tecidos feitos de fibras naturais ou artificiais, dos quais dependerão diretamente as características do produto (extensibilidade, resistência).
Para obter maior elasticidade, vários aditivos sintéticos são adicionados ao material. O couro PVC é muito mais pesado que o couro PU e menos resistente à abrasão. Vantagens principais – facilidade de cuidado, durabilidade, resistência à radiação ultravioleta e danos por mofo.
Couro ecológico
Aproxima-se em propriedades físicas básicas e qualidades positivas do couro PU, a principal diferença é a ausência de uma segunda camada.Fibra sintética e tecido de algodão são usados como base.
Este material é muito procurado por compradores e fabricantes devido à presença de poliuretano, cujas excelentes propriedades foram descritas acima. O couro ecológico não causa reações alérgicas devido à ausência de PVC em sua composição.
Borracha
Os primeiros produtos feitos com materiais artificiais imitando couro foram os sapatos de borracha impregnados com uma solução de borracha. Agora a borracha é usada para fazer peças de calçados, como solas de salto.
Referência! Inicialmente, o couro de borracha começou a ser produzido há muito tempo na Europa (no final do século XIX). Em nosso país, a produção industrial de borracha foi criada na década de 1930.
Importante! Produtos feitos de materiais artificiais (com exceção de poliuretano PU e microfibra MF) não podem ser lavados ou lavados a seco.
Ampla gama de aplicações
Para cada área de aplicação, dependendo das características do material e das possibilidades de processamento tecnológico, é utilizado um determinado tipo de couro artificial.
Os materiais feitos de MF são úteis na fabricação de tecidos para estofados de móveis estofados e assentos de automóveis, além de equipamentos e calçados esportivos (esportivos e casuais).
A maioria dos designers de móveis reconhece a ampla gama de utilizações do couro artificial para a implementação de todos os tipos de soluções de design.
Para a fabricação de tecidos para estofados, bem como itens de interior, o couro PVC é considerado a opção ideal devido à sua natureza sintética, variedade de tonalidades de cores e facilidade de cuidado. Também continua sendo procurado na produção de roupas (capas de chuva, saias) e bolsas.
O couro ecológico PU é utilizado na produção de roupas, bolsas, malas e artigos de couro (bolsas, luvas, cintos, porta-cartões de visita).
A principal vantagem dos produtos confeccionados com material artificial é o preço acessível, o que garante grande popularidade entre os consumidores.
Pelo sentido da primeira parte da citação, Microfibra É APLICADA, ou seja, não pode ser base. Considerando que lemos mais adiante que a microfibra ainda é a BASE. Como resultado, nada está claro.
Citar
“Dependendo da utilização de materiais compósitos poliméricos, que são APLICADOS sobre base tecida ou não tecida, o couro artificial é dividido nos seguintes tipos: microfibra MF, ...
Microfibra
A microfibra são as fibras mais finas feitas de poliamida ou poliéster, graças às quais esta BASE é macia, leve, durável e elástica.”