Esta espécie é conhecida como "couro colado", é obtido de diferentes maneiras. Vamos conhecer os conceitos básicos dos componentes do material, descobrir como ele é utilizado na produção de calçados. O que é couro composto, consideraremos detalhadamente seus prós e contras.
Couro composto - definição
Referência! O couro compósito é um material produzido por prensagem e posterior combinação de resíduos da indústria do couro.
O processo e as etapas de sua fabricação podem ser diferentes, mas o princípio permanece o mesmo.
Do que é feito o couro composto?
Um tecido contínuo surge após a colagem de pequenos pedaços de couro que se tornaram redundantes após a produção do produto principal. Os elementos são combinados em uma única composição por prensagem. Não são usados adesivos.
Breve descrição do processo - pequenos pedaços são aquecidos em água quente e enrolados em uma base.Como resultado do tratamento térmico de restos de couro, surge uma variedade composta. A naturalidade do material é confirmada pelo procedimento para sua criação.
Ao contrário de muitos tecidos, as peças podem ser tingidas, polidas e envernizadas. A tela não é caprichosa, é fácil de trabalhar, pode ter superfície camurça, gofrada ou metalizada.
Para identificar o valor e reconhecer os diferenciais do couro, vale a pena se familiarizar com sua composição. Composicional o material é feito de vários restos:
- Roupas de couro velhas que se tornaram inutilizáveis e não podem ser restauradas ou reparadas.
- Pequenos resíduos, listras deixadas após a costura dos produtos.
- Pó de couro, farinha. Esses materiais são usados para criar camurça artificial.
Importante! Para criar couro composto, não use restos de peles de animais não processadas ou sapatos gastos.
Aplicação de couro compósito na indústria calçadista
A principal área de utilização é a produção de calçados.
Se as botas forem feitas inteiramente com esse couro, elas não durarão muito, serão inviáveis, durarão no máximo 2 temporadas.
Benefícios do couro proveniente de resíduos
As vantagens do material incluem:
- Comparado aos materiais artificiais, o couro é durável;
- fibras naturais;
- bela aparência, é difícil distingui-lo do couro verdadeiro;
- O material pode ser pintado em qualquer cor, por isso existe uma variedade de tonalidades.
Outros tipos de materiais são produzidos a partir do tipo compósito - camurça artificial.
Imperfeições
Muitas bolsas e botas baratas, cujos vendedores convencem de sua naturalidade, são feitas com esse material. PARA as desvantagens incluem:
- menor nível de resistência devido ao fato de ser pressionado;
- Com o tempo, os sapatos e botas começam a ficar molhados;
- devido à falta de integridade do tecido, os produtos não irão mantê-lo aquecido em climas frios; a temperatura aceitável é inferior a -15°;
- as botas não podem ser usadas para usar na chuva ou caminhar em terrenos acidentados.
Diferenças entre couro e versão composta
Os pés não respiram em sapatos feitos de couro composto. A superfície não estica porque está colada ou prensada. Também tem uma vida útil curta - no máximo 2 temporadas.
Importante! As sobras são pequenas, por isso não são adequadas para costurar uma peça inteira. Mas devido à sua composição natural, esse tipo de couro é mais caro que o couro sintético.
Aplicação na indústria calçadista
O material compósito é usado para costurar palmilhas e solas. Também é usado na parte de trás de botas e sapatos.
Se uma pessoa deseja comprar sapatos de couro genuíno, mas seu orçamento é limitado, ela pode comprar um produto feito de material compósito. Se você cuidar deles, usá-los apenas em tempo seco e não usá-los em temperaturas abaixo de -15°, eles durarão mais de 1 estação.