Existem razões suficientes para escolher produtos de couro genuíno. A qualidade do material determina diretamente o desgaste do calçado, seu conforto durante o uso e sua apresentabilidade.
Além disso, depois de um dia cansativo com botas novas, você não precisa se preocupar com um odor desagradável, pois o couro genuíno é altamente respirável e permite que seus pés “respirem”.
Em busca do baixo custo e da oferta em massa, os fabricantes estão cada vez mais substituindo os materiais naturais por sintéticos. Hoje em dia você pode encontrar couro sintético em quase todos os tipos de produtos e está se tornando cada vez mais difícil determinar a autenticidade. Muitos de nós estamos acostumados a focar nos cheiros que emanam dos sapatos, esperando assim determinar o material com que foram feitos. No entanto, na era da tecnologia moderna e dos substitutos de fragrâncias, este método não é o mais confiável.
4 maneiras de distinguir sapatos de couro de couro artificial
Transferência de calor
Quanto maior o calor dentro do calçado, maior será a umidade.É por isso que surge uma diferença de pressão, que permite que o excesso de umidade seja expelido e os pés não suem.
O couro sintético tem pouquíssima respirabilidade e praticamente não remove a umidade. Você pode perceber isso se segurar os sapatos nas mãos por um tempo - o couro esquentará muito rapidamente com o calor das mãos e manterá a temperatura por algum tempo, enquanto o couro sintético demorará mais para fazê-lo. Além disso, o couro sintético pode até parecer frio e artificial ao toque.
Cheiro
Sem dúvida, os fabricantes aprenderam a falsificar até mesmo essa propriedade notável do couro genuíno. Mas esse método não é muito comum e essa verificação levará muito pouco tempo. O couro sintético é geralmente criado com impurezas químicas que são facilmente perceptíveis pelo cheiro. A pele tem um cheiro único e agradável, que não prejudica o olfato e é bem sentido.
Elasticidade
Uma das sérias desvantagens dos sapatos de couro sintético é que após um curto período de uso, a superfície do produto fica coberta por pequenas rachaduras, dobras e cicatrizes. Se você dobrar um pedaço de couro, ele retornará rapidamente ao formato original sem danificar a área.
Porosidade
Os poros de um produto de couro estão distribuídos de forma caótica e o padrão que eles compõem é único e imperfeito. São esses poros que permitem que o material passe a umidade e o ar. No caso do couro sintético, sua superfície é muitas vezes coberta por “buracos” uniformes, que indicam claramente a artificialidade de sua natureza, ou não apresenta nenhum poro.
IMPORTANTE! Às vezes, os fabricantes de sapatos de couro artificial criam um padrão especial e irregular de poros em sua superfície, portanto, esse método, como os outros, é recomendado para ser usado em conjunto com outros.
Métodos de teste em casa
O que fazer se os sapatos já foram comprados e você ainda duvida do material com que foram feitos?
Existem pelo menos duas maneiras de fazer em casa e determinar se você tem couro genuíno ou não.
Exposição à água
Conforme mencionado acima, o couro genuíno possui alta respirabilidade, o que permite que a umidade seja bem empurrada para “exterior” do pé. Isso significa que uma pequena gota d'água que cai em sua superfície deve ser absorvida muito rapidamente, e o vestígio dela deve desaparecer após um curto período de tempo, quando a umidade secar. Além disso, as gotículas que emergem do verso serão irregulares e grandes devido à falta de homogeneidade dos “buracos”.
Como vão as coisas com os couros sintéticos? Se o material não tiver nenhum poro, a gota não será absorvida e, muito provavelmente, simplesmente rolará. Este fato por si só sugere que as pernas não serão apenas desconfortáveis, mas também perigosas para a saúde. Afinal, o aumento da umidade e do calor aceleram o desenvolvimento de doenças como fungos.
Efeito de temperatura
Como muitas pessoas sabem, a pele não queima bem. É claro que as precauções de segurança e a consciência dos vendedores não permitem atear fogo nos sapatos direto na loja. Mas, se você quiser fazer tal experimento em casa, leve uma fonte de chama aberta para a área do sapato por um curto período de tempo e verifique qual será o efeito.
Se a superfície começar a derreter instantaneamente, você terá couro sintético. O teste pode ser realizado em uma etiqueta (amostra de material) caso você tenha medo de danificar o produto.
IMPORTANTE! Siga as orientações de segurança ao realizar testes de chama e não o mantenha próximo à superfície por muito tempo.
Depois de estudar e aplicar dicas tão simples, mas ao mesmo tempo eficazes no futuro, será muito mais fácil determinar de que são feitos os sapatos e decidir por si mesmo se vale a pena comprá-los.