Como distinguir couro de couro sintético

Couro sintéticoOs fabricantes modernos aprenderam a fazer couro artificial exatamente semelhante aos seus equivalentes naturais. Tudo ficaria bem se o vendedor confessasse durante a venda e contasse ao comprador todas as propriedades do produto.

Muitas vezes acontece que nas prateleiras há produtos feitos de materiais artificiais, mas são vendidos como se fossem feitos de matérias-primas naturais. Há muitas maneiras de evitar ser enganado e conseguir distinguir o original do falso. Os métodos mais eficazes e confiáveis ​​são destacados neste artigo.

Por que distinguir o couro do substituto?

Couro sintético e couro genuíno diferem em propriedades e qualidade. Tais características afetam diretamente o seu custo. Um produto de couro é mais caro e apresenta uma série de vantagens que afetam seu custo e durabilidade:

  • Aparência atraente do produto.
  • O material não rasga e não sucumbe à contaminação.
  • Fácil de cuidar. Basta limpar com um pano limpo e macio com uma solução de sabão, água e amônia.
  • Resistência ao gelo.

A substituição custa menos, mas requer cuidados adicionais. Os produtos de couro sintético devem ser limpos e tratados com agentes hidrorrepelentes (principalmente calçados) e não são recomendados para uso na chuva e no frio. Sob a influência da precipitação e das baixas temperaturas, o material artificial falha rapidamente.

Diferenças externas

Há muitas maneiras de distinguir os substitutos do couro genuíno. As diferenças podem ser encontradas visualmente e experimentalmente. É claro que nenhum vendedor permitirá que você atear fogo ou cortar material em uma loja, mas qualquer pessoa tem o direito de inspecionar o produto que está sendo adquirido.

Qualidade da costura e costuras internas

Costuras em couro sintéticoÉ melhor começar a inspeção pelo verso. Para fazer isso, você precisa encontrar uma amostra costurada do material com que a peça é feita. Caso não encontre nenhuma peça, você deve olhar dentro do sapato, bolsa, jaqueta e encontrar a costura costurada.

Características do couro genuíno:

  • não deve haver fios, forro têxtil ou base saindo da área onde as partes do produto estão conectadas;
  • o material natural não delamina;
  • O interior é áspero ao toque e apresenta vestígios de pintura de base.

Referência! As coisas naturais são mais caras porque as peças delas são mais difíceis de costurar. Eles são mais grossos e densos que o material artificial.

Espessura e borda do material

O couro sintético é mais fino que seu equivalente natural. O material artificial geralmente é mais fino. Tem uma borda lisa e uniforme.

A naturalidade do material é confirmada pelo seu aspecto áspero.

Elasticidade e cor quando pressionado ou dobrado

Couro genuínoUma falsificação geralmente é revelada por seus vincos quando dobrada e sua tonalidade padrão suave. O substituto geralmente muda de cor na curva.

O material natural toma forma rapidamente após a deformação. Possui um padrão único e leve porosidade.

Alívio e poros do material

Observe mais de perto a textura do produto. Se você não vê os poros ou percebe sua disposição idêntica e simétrica, então se trata de couro artificial. O material natural possui porosidade aleatória e pequenas rugas na superfície.

Suporte (fibra ou tecido)

O couro sintético tem base têxtil ou tricotada. Pode ser suave e bem feito. Natural tem uma superfície interna fibrosa.

O que você pode fazer em uma loja para distinguir os produtos?

Dermatina escuraExistem certos métodos que normalmente são usados ​​em lojas e mercados. Se não foi possível reconhecer o couro sintético pelos métodos acima e ainda restam dúvidas, você pode tentar as seguintes manipulações:

  • Aqueça manualmente e verifique a transferência de calor. Coloque a mão no material. Se sentir calor rapidamente e não ficar hidratado, então você tem pele de verdade. O couro sintético demora muito para esquentar e ficar hidratado, ou seja, não deixa passar o calor.
  • Preste atenção ao cheiro. Se o fabricante não tiver tomado cuidado e não tiver perfumado o couro artificial, ele poderá ser exalado por um odor pungente dos produtos químicos utilizados no processamento do produto. O material natural tem um cheiro agradável específico.
  • Examine o rótulo (formato, inscrição), verifique a presença e o formato da etiqueta. Nas coisas feitas na fábrica, os fabricantes costumam designar o material com uma etiqueta com um símbolo ou inscrição especial. O couro geralmente é designado em um pequeno pedaço do produto com a marca: “couro genuíno”, couro natural, etc. O couro sintético é geralmente indicado por um ícone de diamante ou pela palavra "Couro".

Importante! Couro sintético é qualquer produto que tenha sido submetido a tratamento químico.Ou seja, mesmo que a pele do animal tenha sido tratada com solventes químicos, ela não pode ser considerada natural.

Métodos de diferenciação não utilizados na loja

Se após uma inspeção visual ainda houver dúvidas, pode-se testar o produto com água e chama. É improvável que você tenha permissão para realizar tais experimentos com pele em uma loja. As experiências com calor e água são geralmente realizadas em casa.

Reação à água

Processando uma jaqueta de couro sintéticoSe você deixar cair um pouco de água no couro genuíno e ele for absorvido gradualmente, então não é falso. A água escorre do couro sintético e deixa uma superfície seca e uma marca branca. Mesmo que você molhe completamente o couro sintético, apenas o forro absorverá água. A água escoará de fora sem penetrar no interior.

Itens molhados feitos de couro genuíno podem ser passados ​​​​com um ferro quente sem vapor através de uma gaze. Desta forma, pequenas rugas da pele são removidas.

Referência! O couro genuíno não deve ser seco no radiador ou com ferro quente. Após a secagem, mudará de tamanho para baixo e perderá a aparência.

Experiência com fogo

Testando sua pele com fogoSe você pegar uma pequena amostra de couro e levá-la ao fogo, o resultado permitirá imediatamente distinguir um produto falso de um produto natural. O couro sintético derrete imediatamente e gradualmente começa a se deformar, encolher e emitir cheiro de cabelo queimado.

Conclusão. Um local confiável aumenta as garantias de compra

Para não ser enganado, você deve comprar produtos naturais de vendedores de confiança que possam fornecer um certificado de qualidade e garantia do produto adquirido.

O documento comprovativo da qualidade deve indicar o material com que é feito o produto. O certificado deverá ter o selo e a assinatura de um representante do organismo certificador.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano