Muitas pessoas, ao ouvirem o nome do tecido pela primeira vez, têm uma dúvida: “Tensel - que tipo de material é esse?” Tencel é um material de nova geração, possui propriedades únicas e é um dos materiais mais caros da atualidade.
Tecido Tencel, composição, que tipo de tecido
A matéria-prima para a produção do tecido são os eucaliptos cultivados na Austrália em fazendas especiais de árvores.
Uma empresa inglesa foi a primeira a utilizar o eucalipto como matéria-prima, em 1988. Foi então que surgiu a fibra de liocel. Era uma fibra fundamentalmente nova obtida a partir de fibras de celulose extraídas do eucalipto. Não era sintético nem natural. Esta é a mais recente fibra artificial obtida por meio da nanotecnologia. Em termos de qualidades, não era pior que os materiais naturais.
O que é Tencel é o mesmo liocel, seu segundo nome. Isso se explica pelo fato de pesquisas para o desenvolvimento de um novo material terem sido realizadas simultaneamente em vários países. Lyocell é chamado de forma diferente em diferentes países.
Na Rússia, trata-se do Orcel, desenvolvido em Mytishchi e com nome próprio.
Material Tencel - produzido na América.
Tencel - que tipo de material é, tecnologia de produção de tecidos
Lascas de eucalipto e aparas de madeira são amaciadas com solventes orgânicos. Em seguida, são colocados em uma tigela com pequenos furos para retirar o excesso de umidade. Ao prensar, a madeira dissolvida passa por matrizes com ácido. Os fios finos, longos e transparentes resultantes são então torcidos e fiados em um tear usando o método de trama simples.
O processo de produção do tecido é totalmente ecologicamente correto. Os resíduos não agridem o meio ambiente e se decompõem facilmente no solo. Os produtos fabricados com Tencel podem ser reaproveitados.
Além disso, a produção de fibras de liocel utiliza recursos naturais de forma muito econômica. Se compararmos com o algodão, então para produzir 1 camiseta de algodão é necessário cultivar algodão em uma área de 6 m2. A mesma área renderá 10 camisetas de liocel.
Tencel - que tipo de tecido é esse, que porcentagem de fibra de liocel deve conter? A resposta a esta pergunta é claramente regulamentada: o tecido Tencel deve conter pelo menos 30% de fibras de liocel. Só então tem o direito de ser chamado de “tensel”.
O material Tencel 100, contendo 100% de fibras de liocel, é muito caro. Raramente visto. Para usar tecido para produção em massa, são adicionadas fibras sintéticas, algodão, bambu e seda.
Ao estudar a questão de que tipo de tecido é o Tencel, deve-se destacar que ele está disponível em duas texturas:
- Com uma superfície mate brilhante e sedosa. Este efeito é conseguido adicionando fios de seda.
- Com um pouco de fiapo.
Depois de responder à pergunta “Tecido Tensel, o que é?”, vejamos as vantagens e desvantagens deste tecido incomum.
Tencel – que tipo de tecido e quais as suas vantagens
O tecido Tencel tem muitas vantagens. Não é à toa que é considerado um material único. Este material artificial tem todas as vantagens dos tecidos naturais:
- tem a resistência do linho, mas não tão áspero;
- suavidade da seda, mas não tão escorregadia quanto a seda natural;
- confortável de usar, como o algodão, mas não tão enrugado quanto o tecido de algodão;
- o calor da lã, mas não tão espinhoso quanto a lã.
Então, tecido tencel e suas vantagens:
- Resistência ao desgaste e resistência do material. Mesmo quando molhado, permanece igualmente forte e confiável.
- Contato suave e suave ao tátil, não irrita a pele.
- Sem acúmulo de eletricidade estática.
- Hipoalergênico.
- Ecológico.
- Tecido “respirável”, perfeitamente permeável ao ar e remove rapidamente a umidade.
- Possui propriedades antibacterianas, assim como seu ancestral - o eucalipto.
- A cor é rápida e não desbota.
- Não sujeito à formação de pellets e folhados.
- Não enruga.
- Possui excelente termorregulação.
Mas não existem vantagens sem desvantagens. O material Tencel também os possui:
- Os fabricantes de roupas íntimas luxuosas e caras, que utilizam tecido Tencel para costura, cuja composição é 100% natural, recomendam o uso de lavagem a seco para seus produtos.
- Possibilidade de deformação do tecido se os itens feitos de Tencel forem manuseados de maneira descuidada.
- Alto custo do tecido natural sem aditivos.
No artigo analisamos o que é o tecido tencel, suas qualidades positivas e negativas. Agora vamos tentar entender as regras para cuidar desse assunto.
Tencel - que tipo de tecido é, como cuidar dele
Para que os produtos Tencel durem muito, é necessário levar em consideração as recomendações do fabricante do tecido e a composição da roupa íntima. Se contiver 100% Tencel, pode ser limpo com lavagem a seco. Se for de polietileno, pode ser lavado na máquina de lavar. Politensel - que tipo de tecido é esse? Este é o Tencel com adição de outros threads.
Material Tencel, que tipo de tecido é e quais as regras básicas para cuidar dele, consideraremos a seguir:
- Vire o item do avesso. Use géis líquidos.
- Se lavar na máquina, a temperatura não deve ultrapassar os 30°C. Desative a rotação.
- Se ainda quiser passar, faça-o na potência mínima do ferro, pelo interior do produto.
Tecido Tencel, o que é e onde é utilizado?
Às vezes as pessoas estão interessadas em “tencel - que tipo de tecido?” Este é o mesmo material tencel. Eles apenas chamam de forma diferente: alguns são “tencel”, alguns são tencel, que diferença isso faz? A essência é a mesma. Podemos dizer do tecido tencel que é um tecido excelente, bonito e de alta qualidade que é utilizado em diversas indústrias.
A principal área de aplicação é a indústria leve. Todos os tipos de itens de guarda-roupa feminino e masculino são costurados em tencel. Também é utilizado para a produção de roupas infantis. A roupa de cama Tencel é de luxo.
O nome tencel é frequentemente confundido com tesil - que tipo de tecido é esse? Este é um tipo de poliéster (rayon) e não tem nada a ver com Tencel.
Além da produção de roupas, as propriedades de resistência da fibra de liocel são utilizadas na fabricação de cordas, cabos diversos e outros itens. As propriedades bactericidas das fibras são utilizadas na medicina para a fabricação de bandagens e curativos. Devido à sua higroscopicidade, o material é adequado para acessórios de banho e toalhas.
Não é à toa que o Tencel é considerado um material de nova geração.Quem já comprou um item feito com esse tecido vai querer comprá-lo novamente.