As coisas feitas de couro genuíno são um sinal de riqueza ou uma relíquia do passado?

O couro é considerado o material mais antigo utilizado pela humanidade para fazer roupas e sapatos. Há milhares de anos, serviu aos nossos antepassados ​​como proteção contra os caprichos da natureza e ainda hoje é usado na indústria da moda. É verdade que hoje não resolve de forma alguma o problema da sobrevivência em condições adversas, mas serve como sinal de luxo e riqueza.

Recentemente, a tendência de abandono dos produtos de couro tornou-se mais relevante do que nunca - vários argumentos são apresentados em sua defesa. Em primeiro lugar, referem-se a aspectos como a produção ética e amiga do ambiente. Por que o couro não perdeu popularidade há tanto tempo e existe um substituto equivalente para ele? A recusa do seu uso por marcas famosas é um golpe publicitário ou uma nova era no mundo da moda? Vamos tentar descobrir.

Por que os itens de couro são um atributo de riqueza

Como disse Gianni Versace: “A moda não pára, mas as roupas permanecem inalteradas!” Esta afirmação demonstra perfeitamente a popularidade duradoura dos itens de couro.Seu estilo e cor podem mudar, mas nunca saem das paradas de moda. Além disso, roupas e acessórios de couro de alta qualidade estão sempre associados ao luxo e à riqueza - indicam claramente o status de seu dono. Como essa tendência pode ser explicada?

Em primeiro lugar, o couro é prático e durável, durável e resistente ao desgaste. Essas qualidades são especialmente relevantes para calçados - nenhum outro material oferece calçados, botas e botas com características de desempenho tão altas.

Itens de couro.

@doctorleatherph.com

A aparência de status não é menos importante - um acessório ou peça de roupa de couro de alta qualidade é sempre caro, especialmente se for de uma marca conhecida. E isso traduz automaticamente os itens de couro na categoria de atributos de pessoas ricas. Uma bolsa de marca ou sapatos luxuosos são uma opção vantajosa para todos para parecerem status, elegantes, caros e, portanto, as pessoas que têm essa oportunidade estão prontas para desembolsar grandes somas por coisas feitas de couro.

Referência. Os produtos de couro genuíno continuam sendo uma das principais fontes de renda do mercado de acessórios de luxo.

Além disso, a origem natural do material não parece levantar dúvidas quanto ao seu respeito pelo ambiente. Portanto, até recentemente, qualquer substituição do couro era considerada prerrogativa do mercado de massa. Se os produtos de marca feitos de matérias-primas naturais simplesmente “gritavam” sobre riqueza, então as coisas feitas de materiais artificiais declaravam não menos eloquentemente a situação financeira não muito “rósea” de seu proprietário e eram simplesmente consideradas de mau gosto.

Couro ecológico - uma nova era da moda ética

Do que a tecnologia moderna não é capaz. Assim, o couro natural está sendo substituído pelo artificial, que, segundo especialistas, não é inferior ao primeiro em todas as características. Sua base é um tecido natural revestido com polímero. Este último, por sua vez, é pintado na tonalidade desejada. Com processamento adequado e de alta qualidade, é difícil distinguir o material sintético do material natural.

O material ecológico perde apenas para o couro em durabilidade e prestígio. Mas a tendência de recusa de utilização de matérias-primas naturais, mesmo por marcas conhecidas, poderá em breve compensar a última desvantagem mencionada.

Couro ecológico.

@dolitashoes.com

É importante saber que os materiais sintéticos chamados couro ecológico ou vegano, na verdade, possuem composições diferentes. Os mais comuns são o poliuretano (PU) e o cloreto de polivinila (PVC).

Ambos são polímeros, cuja produção envolve um processo químico de várias etapas. As matérias-primas para a sua produção são os hidrocarbonetos fósseis, durante a sua criação são libertados gases com efeito de estufa e a decomposição na natureza ultrapassa os 100 anos. Então, por que o prefixo “eco” está presente no nome do material, e a produção de roupas, calçados e acessórios a partir dele é chamada de nova era da moda ética?

Por que as marcas de moda estão abandonando o couro genuíno

Acontece que obter material artificial não implica matar animais. Outra vantagem é a ausência do processo de curativo, obrigatório para matérias-primas naturais e não totalmente seguro ao meio ambiente e à saúde. No entanto, é precisamente o trabalho activo dos activistas dos direitos dos animais, que consideram inaceitável o abate de animais para confecção, que contribui para a tendência de abandono do uso do couro natural.

É verdade que essa chamada tendência da moda só ganha força - costureiros famosos, via de regra, recusam peles, e o uso de couro sintético pelas marcas de luxo representa apenas 2% da produção total.Mas parece que isto é apenas o começo – os especialistas prevêem que o mercado de couro sintético, que atualmente é de 25 mil milhões de dólares, crescerá para 45 mil milhões de dólares até 2025.

Mas não é apenas o lado ético da questão que obriga as casas de moda a mudar para materiais artificiais. Como disse um dos dirigentes da Casa Chanel, a decisão de não utilizar mais pele de animal na produção de calçados e acessórios se deve às dificuldades que surgem no fornecimento de matérias-primas de alta qualidade. A partir de agora, a famosa grife desenvolverá mais ativamente substitutos do couro, que em todos os aspectos não serão inferiores às matérias-primas naturais.

Bolsa Chanel.

@chanel.com

Em qualquer caso, uma mudança na consciência do consumidor (como mostram as pesquisas, europeus e americanos dão cada vez mais preferência a produtos feitos de material sintético) está a contribuir para uma mudança no vetor de desenvolvimento das empresas produtoras de vestuário e acessórios em couro.

Em vez de uma conclusão

Podemos concluir que apesar do nome, o couro ecológico não pode ser considerado um material verdadeiramente ecológico. Suas vantagens são o custo acessível e a “origem ética”.

É verdade que o segundo aspecto muitas vezes não é importante para os consumidores comuns - muitos são atraídos pelo preço acessível de roupas e acessórios, que na aparência e em muitos indicadores de qualidade não são inferiores aos produtos feitos de materiais naturais. Vale ressaltar que o preço dos produtos de marcas de luxo que já abandonaram o uso de matéria-prima animal e passaram para o couro ecológico continua tão alto quanto o custo de seus produtos feitos com couro e peles naturais. Acontece que agora as roupas ou acessórios confeccionados em couro ecológico não são sinal de falta de gosto e status, mas sim uma nova tendência no mundo da moda, que, ao que tudo indica, em breve se transformará em uma tendência sustentável.

Os couros sintéticos que são verdadeiramente ecológicos incluem o pinatex (feito de fibras de folhas de abacaxi) e o couro de cogumelo (um material à base de cogumelo cultivado na superfície de um meio nutriente), que algumas marcas “jovens” estão apenas começando a usar. Essas tecnologias existem, mas ainda é cedo para falar sobre sua ampla utilização no mundo da indústria da moda.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano