A famosa designer e representante de uma das marcas mais brilhantes do mundo, Vivienne Westwood, completou 80 anos no início de abril. Esse a ousada senhora criou um grande número de shows e figurinos memoráveis durante sua carreira, verdadeiramente marcante no coração. Ninguém fica indiferente ao seu trabalho. Preparamos uma seleção de itens icônicos que Vivien criou ao longo de sua carreira.
Manga comprida com a Rainha da Inglaterra
Há mais de 40 anos, o artista britânico Jamie Reid criou um retrato de Elizabeth II em moldura oval. O destaque da imagem foi um alfinete grande, que perfurou o lábio superior de uma pessoa real. A miniatura foi criada especificamente para o álbum Sex Pistols.
No entanto, Westwood naquela época era a esposa do empresário de um grupo musical. Ela gostou da ideia e logo o retrato da rainha começou a aparecer em sua manga comprida branca como a neve. Depois de algum tempo, tal coisa apareceu à venda na loja de sua empresa, SEX.
Espartilhos libertadores
Na década de 90 do século passado, o designer revisou o conceito de espartilhos restritivos. Ela criou uma nova coleção primavera-verão em que esse item do guarda-roupa foi projetado não para restringir o corpo, mas para liberá-lo tanto quanto possível. Estampas originais e imagens de esculturas famosas foram utilizadas nos produtos. Agora os espartilhos da marca Vivienne Westwood estão em exposição no Museu Britânico.
Terno "com bunda grande"
O traje luminoso em estilo clássico com estampa xadrez foi decorado com uma volumosa almofada nas nádegas. Vivien apresentou diversas variações da coleção Oh Liberty em 1994. Especialistas em moda consideram esta imagem a declaração mais alta de Westwood sobre o tema da sexualidade feminina. Argumentamos que é extravagante, mas merece a atenção do espectador.
Camiseta com seios
Outro look extremamente sexy da Vivien. Camisetas brancas lisas eram enfeitadas com a estampa dos seios de uma mulher. Esta é uma das coisas cult dentro da música punk, bem como outra declaração forte sobre o tema do feminismo feminino.
Ela vendido amplamente na boutique Westwood em King's Road. Membros dos famosos Sex Pistols também apareceram muitas vezes vestindo camisetas.
Sapatos de plataforma
Este par de sapatos não se destaca apenas pelo visual marcante, embora haja muito para ver nele. Modelo estiloso, plataforma alta de 13 cm e laço feito de fitas de cetim que cobria o tornozelo da menina.
Há uma grande história ligada aos sapatos, cuja protagonista foi a modelo negra Naomi Campbell. Em exibição como parte do espetáculo Anglomania apresentado em 1993, a garota caiu da plataforma bem no pódio. E o mais importante, ela conseguiu não perder contratos após o fiasco.Pelo contrário, a menina passou a ser convidada com mais frequência para participar de shows e pedia para que caísse sem querer, chamando a atenção para o show.
Chapéu de búfalo
O cocar desempenhou um papel significativo não só na vida do estilista, mas também do famoso cantor e produtor Pharell Williams. Ele usava seu chapéu favorito desde 1982 no Grammy Awards. Mais tarde, o homem vendeu o acessório por mais de quarenta mil dólares.
A imagem de uma princesa guerreira
Na parte final da coleção outono-inverno 2020, a modelo Bella Hadid atingiu o coração do público com um look de Vivienne Westwood. Rainha do Punk (com marido) criou um vestido de renda branco como a neve que simboliza um claro equilíbrio entre feminilidade e beligerância.
A silhueta do look e as luxuosas mangas bufantes indicavam ternura e feminilidade. E a bainha presa à cintura e o peito nu de Bella trouxeram de volta memórias de duelistas do século 19 que lutaram seminus. Isso indica força e resiliência.
Por todos os anos de criatividade Westwood criou muitas obras-primas. Muitos deles são agora mantidos em museus do Reino Unido e encantam os visitantes com a sua extravagância.