A moda está pensando seriamente na sustentabilidade. A indústria da moda discute regular e vigorosamente como e com o que substituir os materiais utilizados. Preferencialmente obtenha tecidos igualmente de alta qualidade e até melhorados, que irá replicar ou melhorar completamente os sapatos de couro.
Tênis para salvar o planeta
Casas de design que produzem calçados no segmento de luxo, há muito tempo que experimentamos a criação de produtos ecológicos. Assim, Hermes e Stella McCartney já estão desenvolvendo calçados à base de cogumelos.
Químicos e biólogos estão trabalhando ativamente para estudar as habilidades funcionais e propriedades dos tecidos feitos de matérias-primas naturais.
A marca Gucci decidiu trabalhar nessa direção de forma independente. A marca italiana criou um material exclusivo chamado Demetra. Sua composição é composta por mais de 77% de matérias-primas de origem vegetal:
- poliuretano de base biológica;
- viscose;
- compostos de madeira.
Todos elementos são retirados de fontes sustentáveis e são baseados em plantas. Demorou mais de dois anos para desenvolver o assunto.
Uso único
Até o momento, representantes da grife Gucci apresentaram pedidos de patentes e outros documentos oficiais que comprovam que se trata inteiramente de seu desenvolvimento. Artigos recebidos proibirá o uso de material por empresas terceirizadas.
Porém, no futuro, a Gucci não pretende proibir o uso de Demetra por outros fabricantes. Com o seu consentimento, o novo material poderá ser utilizado na produção por empresas terceirizadas.
Produtos disponíveis
Hoje no mercado de calçados Já foram apresentados três pares de tênis da grife, criado a partir de material ecológico:
- Novo Ás.
- Rhyton.
- Cesta.
Futuramente, o material será utilizado para costurar roupas e acessórios. Neste momento, os produtos estão disponíveis na boutique da empresa e nas plataformas online da grife.