A moda está passando por grandes mudanças. As roupas do futuro deveriam ser completamente diferentes daquelas com as quais estamos acostumados agora. O princípio da eco-responsabilidade domina a maioria das pessoas hojeque querem proteger o planeta e torná-lo limpo.
A luta pelo respeito ao meio ambiente
Longos anos Israel lutou com o uso de peles reais ao costurar roupas. Durante 12 anos, ativistas dos direitos dos animais lutaram para salvar a vida de milhares de animais peludos. E finalmente, este momento chegou. Em junho de 2021, a Ministra da Ecologia e Recursos Naturais Gila Gamliel assinou um decreto que estende a proibição às peles.
Mesmo no quente Israel, alguns cidadãos preferem usar produtos feitos de pele natural. Agora, esse luxo não está disponível para eles, embora haja exceções.
Experiência de outros países
Notemos que embora Israel tenha sido o primeiro a recusar o uso de peles, decretos semelhantes já existiam em diferentes partes do planeta. Por exemplo, em 2019, o estado da Califórnia abandonou o uso de peles naturais.
Algumas marcas de luxo abandonaram completamente o uso de peles em suas roupas. Um deles foi Valentino. Em Copenhague, a semana de moda foi transferida para a Internet e a exibição de itens feitos com peles de animais selvagens foi proibida.
A organização PETA, que se posiciona como defensora dos direitos e da luta pela vida dos animais, como sempre comentou a situação, chamando as coisas pelos seus nomes. “Esta vitória histórica protegerá os animais de serem cruelmente mortos pela sua pele.”
Desvio das regras
Mas a proibição ainda não está totalmente em vigor. O fato é que em Israel os cidadãos ortodoxos usam chapéus feitos de pele de zibelina. Isso só acontece durante cerimônias religiosas., Shabat e outros feriados. O custo desses chapéus chega a cinco mil dólares. No entanto, isso não assusta os verdadeiros crentes.
Costurar chapéus de pele é permitido no país, mas para isso a pessoa terá que obter uma autorização especial. Além disso, o uso de pele natural permitido para experimentos científicos e educacionais.