As listras podem ser rebeldes, subversivas ou emblemáticas, mas a estampa clássica estará sempre no auge.
A camisa listrada foi originalmente usada pelos pescadores bretões e, em 1858, tornou-se o uniforme oficial dos marinheiros franceses. Eles alegaram que as 21 listras azuis e brancas tornavam mais fácil encontrar uma pessoa caso ela caísse no mar. Antes disso, na Idade Média, eram o distintivo dos presos devido ao seu uso em uniformes pretos e brancos.
Um pouco de história
Os tecidos listrados também apareceram durante a Revolução Francesa como um símbolo de convulsão política. Enquanto isso, nos Estados Unidos da América, as listras, junto com as estrelas, passaram a representar a liberdade. A bandeira americana, introduzida em 1777, simbolizava os direitos garantidos pela Constituição.
No século 20, as listras tornaram-se uma parte fundamental da iconografia da moda de muitas marcas. A pioneira foi a Adidas, que introduziu sua insígnia de três listras em 1928 em um tênis usado pela atleta Lina Radke.Depois houve Sonia Rykiel, que começou a desenhar suas próprias roupas no final dos anos 60. Sua primeira peça foi quase surreal - um pulôver listrado simples, mas excêntrico, que se tornou um sucesso na imprensa internacional e foi capa da Elle France.
No final dos anos 80, o designer americano Tommy Hilfiger enfatizou ainda mais o poder das listras vermelhas, brancas e azuis. Associadas às cores da bandeira dos EUA, tornaram-se um verdadeiro símbolo do sonho americano. Também interessado em entrar na diversão, o britânico Sir Paul Smith apresentou uma versão elegante e hipercolorida nos anos 90, combinando alfaiataria clássica, humor e estilo rock.
Homenagem aos designers
Apesar de sua onipresença, cada designer tornou as listras únicas. Jean-Paul Gaultier, por exemplo, quebrou as distinções de género com a sua coleção de riscas bretãs, inspirada no filme gay Querelle, a história de um marinheiro belga. Também relacionadas ao tema náutico estavam as listras de Ottavio e Rosita Missoni, um padrão multicolorido de espreguiçadeira de praia que foi tecido em suas criações de malha.
Hoje, marcas como Petit Bateau, a casa francesa de roupas infantis, e Sunnei, a marca italiana de Simone Rizzo e Loris Messina, continuam apaixonadas pelas listras da moda nas roupas para 2023. A Sunnei até fez da estampa uma característica marcante de suas coleções, oferecendo opções finas, grossas, sólidas e multicoloridas combinadas com alfaiataria e streetwear contemporâneos.
Mas as listras se integraram muito bem à moda convencional, e muitos designers de moda desenham roupas com listras, assim como qualquer outro padrão. De forma alternativa, as listras são uma constante.Camisetas de marinheiro com listras verticais em azul marinho e tops listrados em preto e branco inspirados em marinheiros são as favoritas de muitos descolados.
O que vestir com listras
Listras em roupas de 2023, quando combinadas com outros padrões ou estampas, como florais ou manchadas, podem ser um pouco esmagadoras se feitas incorretamente. Mas se você fizer certo, o risco valerá a pena.
Você pode misturar listras verticais e horizontais na parte superior e inferior. Da mesma forma, você pode escolher listras de larguras diferentes para a parte superior e inferior.
Combinações ideais:
- top listrado horizontal mais largo e calça listrada vertical mais fina;
- saia lisa com camisa listrada;
- roupa em duas cores e um lenço listrado.
Usar listras tanto nas roupas quanto nos acessórios não é a melhor ideia. Se você está optando por um conjunto listrado, o melhor é usar uma cor sólida ou outras estampas para suas bolsas e sapatos.
Se você está se perguntando como combinar listras com outras roupas de cores sólidas, a maneira mais fácil e clássica é usar uma blusa listrada com uma parte inferior mais escura que seja da mesma cor da listra maior do seu padrão. Um top sólido com fundo listrado sempre fica incrível.
Várias combinações com listras
Para um look mais fashion e casual, combine uma blusa listrada com jeans e uma jaqueta ou blazer. Você também pode escolher um blazer listrado para combinar com uma camiseta/camisa simples e calças.
Listras horizontais ou verticais em cores contrastantes podem mudar completamente o seu visual. Então, se você quiser ser mais ousado, experimente usar listras multicoloridas em vez de lisas.
Se você não quiser usar listras compridas, opte por listras em áreas selecionadas, como nas mangas, na bainha ou como lenço. Mas não exagere – muitas listras podem criar um efeito cascata.