A Paris Fashion Week acontece duas vezes por ano – em janeiro e julho. Tais eventos são realizados desde 1973.
A Semana de Alta Costura de Paris é a última, depois de desfiles semelhantes na Inglaterra (Londres), América (Nova York) e Itália (Milão). Este desfile privado é o mais confiável de todos, marcando as tendências da moda do ano. É organizado para pessoas famosas, compradores de mercadorias, televisão e imprensa.
A French Fashion Week é uma verdadeira extravagância da indústria da moda com enredo e produção desenvolvidos. As mais famosas casas de moda e estilistas reconhecidos de marcas populares apresentam suas coleções neste desfile.
Em 2020, a Paris Fashion Week foi cancelada devido à epidemia de coronavírus.
2021 foi marcado pela retomada dos “shows ao vivo”, embora muitos designers ainda optem por apresentações digitais de suas coleções.
A Paris Fashion Week 2021 incluiu oito desfiles off-line apresentados por marcas famosas como Jean Paul Gaultier, Dior, Chanel, Balenciaga, Giorgio Armani, Azzaro Couture, Zuher Murad e a marca indiana Vaishali S.
Os restantes designers e casas de moda continuam a participar digitalmente. Entre eles: Fendi, Ellie Saab, Giambattista Valli e Viktor & Rolf.
A semana da alta costura abriu com coleção da Schiaparelli Fashion House.
O espetáculo anterior desta Casa foi o mais impressionante da sua história. Beyoncé, Lady Gaga e Kim Kardashian gostaram de vestidos fantásticos. Os vestidos do estilista Daniel Rosebery são uma verdadeira arte.
A grife Dior, liderada por Maria Grazia Chiuri, apresentou uma coleção repleta de bordados. Decoraram vestidos, casacos, jaquetas curtas, saias, enfatizando com toda a sua aparência que o bordado não é mais um hobby despreocupado da mulher, mas uma parte de sua imagem que penetrou em todas as esferas da vida e da criatividade.
O desfile da Balenciaga é o mais esperado desta semana de moda. E não por acaso. Cristobal Balenciaga fechou sua grife em 1968, não querendo “transformar seu talento em prostituição”. Isso foi causado pela transição da indústria da moda da alta alfaiataria para a produção em massa de roupas prontas para vestir.
Após 52 anos, a atual diretora criativa Demna Gvasalia decidiu voltar a criar coleções de alta costura e restaurar a marca à sua antiga glória. O lançamento da coleção foi precedido de um trabalho muito árduo. Foram criados 63 looks em estilo alta costura. A coleção deixou uma impressão duradoura.
A Paris Fashion Week 2021 continuou com um desfile romântico da Maison Chanel. A estilista Virgin Viard se inspirou na moda da década de 1930, mas procurou dar mais leveza e otimismo às imagens.Conseqüentemente - cores doces brilhantes, bordados florais, blusas translúcidas. A coleção parecia chique, sofisticada e sofisticada.
O estilista Giambattista Valli se inspirou na moda parisiense das décadas de 1940 e 50, mesclada ao estilo rococó chique. Os seus vestidos “reais” não deixaram ninguém indiferente.
A Iris Van Herpen Fashion House recebeu a indicação de coleção mais criativa. Os vestidos de Iris são natureza viva. O estilo lembra o estilo Art Nouveau, que se baseia no mundo vegetal com sua suavidade e naturalidade.
A Paris Fashion Week 2021, cuja foto você viu em nossa matéria, é sem dúvida o evento mais memorável da indústria da moda em todo o mundo.
Este é um trabalho colossal não só de designers, mas também de costureiras, bordadeiras, joalherias, fabricantes de acessórios e diretores de espetáculos.
A alta costura é moda do mais alto padrão.