Quantas vezes nos shopping centers podemos observar a seguinte imagem: enquanto a esposa experimenta seu vigésimo vestido, o marido triste e caído fica quieto ao lado, e em toda a sua aparência pode-se ler uma falta de compreensão de por que um estilo é tão diferente de outro. Mas como é que foram os designers masculinos que se tornaram os criadores de tendências da moda feminina?
Por que os designers masculinos têm mais sucesso do que as mulheres?
Um estilista admira uma mulher e seu objetivo é destacar a beleza feminina da forma mais clara possível com a ajuda de roupas. A alta costura é arte, e a arte, como sabemos, baseia-se em grande parte na admiração. Só um estilista que admira sinceramente a bela metade da humanidade é capaz de criar uma fantasia que transforme Cinderela em princesa.
O objetivo de qualquer look, seja uma roupa comum do dia a dia ou um vestido de noiva luxuoso, é tornar a garota desejável e atraente. Um homem vê muito melhor como deve ser a roupa de uma mulher para impressionar os outros.
Além disso, o designer exige pensamento analítico.Afinal, o trabalho de criação de um padrão é semelhante ao trabalho de um engenheiro. Como você sabe, as mulheres tendem a ter uma percepção sensual do mundo, mas os homens muitas vezes brilham com a lógica.
Alcançar alturas na carreira requer anos de trabalho árduo. Muitos representantes do belo sexo, em algum momento, decidem constituir família e desistir de suas carreiras. Isso acontece com muito menos frequência com os homens.
Os designers masculinos mais famosos
Alguns designers de moda masculinos atingiram alturas vertiginosas. O mais famoso deles:
- Paco Rabanne. O espanhol que revolucionou o mundo da moda. A música foi tocada em seus shows pela primeira vez. Paco Rabanne se tornou o primeiro estilista que decidiu usar não tecido como material para fazer roupas, mas uma variedade de objetos - papel, discos de espelho, anéis. Celebridades de primeira linha apareceram em seus trajes, incluindo Audrey Hepburn e Brigitte Bardot.
- Pedro Cardin. Um famoso estilista francês que buscava tornar as roupas do mundo da alta costura acessíveis ao comprador comum. Ele criou looks inusitados e extravagantes que rapidamente conquistaram o amor das fashionistas. Pierre Cardin produziu não apenas roupas femininas e masculinas, mas também uma variedade de acessórios.
- Gianni Versace. Versace é um lendário estilista italiano que veio de uma família pobre e teve uma carreira magnífica que foi tragicamente interrompida quando o estilista foi morto por um serial killer. As roupas do mestre foram admiradas por muitas celebridades - Madonna, Princesa Diana, Charlize Theron, e o emblema de sua casa em forma de cabeça de Górgona é conhecido por qualquer fashionista.
- Yves Saint Laurent. Já foram feitas muitas tentativas de vestir uma mulher com um terno masculino, mas foi esse estilista quem realmente conseguiu.Yves Saint Laurent permaneceu um dos criadores de tendências por muitos anos. Suas ideias foram captadas com uma velocidade incrível e havia muitos imitadores entre os designers.
- Giorgio Armani. Este homem alcançou tal fama que o conceito de “estilo” está firmemente associado ao seu nome. Armani não veio imediatamente para o mundo da alta costura. Depois da escola, ele decidiu estudar para se tornar médico, mas rapidamente se desiludiu com a especialidade escolhida. Por algum tempo, o futuro designer chegou a trabalhar como auxiliar em uma loja de departamentos. Mas ele teve a sorte de se tornar assistente do famoso estilista Nino Cerruti, e mais tarde Armani começou a criar modelos ele mesmo. O estilista lançou sua primeira linha de roupas em 1974 e, desde então, está rodeado de sucesso. Hoje Armani é uma das pessoas mais ricas da Itália.
- Jean Paul Gaultier. Jean-Paul, aluno de Pierre Cardin, sempre foi chocante. Seus desfiles apresentavam modelos idosas, rechonchudas e baixas. E os próprios trajes, muitas vezes inadequados para a vida, eram extremamente extravagantes. Mas Madonna e Mylene Farmer gostaram deles. O estilista ficou famoso como um “quebrador de fronteiras” e como uma pessoa que supera qualquer estereótipo sobre roupas.
- Cristiano Dior. O grande estilista de meados do século 20, Christian Dior, focou exclusivamente no vestuário feminino. Com suas obras buscou exaltar a feminilidade e fazer as meninas felizes. Christian sempre esteve próximo do mundo da arte - criou figurinos para teatro e cinema, e na juventude teve uma pequena galeria privada que exibia pinturas dos principais artistas da época. Embora o estilista tenha morrido muito cedo (aos 57 anos), conseguiu exercer uma influência tremenda na moda e fez de Paris a capital do estilo.
Os homens desempenharam um papel importante no desenvolvimento da moda, mas as mulheres também deram o seu contributo. Os nomes de alguns deles são conhecidos em todo o mundo - Coco Chanel, Vivienne Eastwood, Nina Ricci e outros. Para conquistar o mundo da moda, não é o gênero que importa, mas um sutil senso de estilo, determinação e capacidade de encontrar soluções fora do padrão.