A história do calçado remonta a vários milhares de anos. Segundo algumas fontes, sapatos primitivos foram criados a partir de peles de animais selvagens ou juncos há 26-30 mil anos na Eurásia Ocidental. Naquela época, era algo parecido com os modernos envoltórios para os pés do exército, ou seja, pedaços de couro eram enrolados em volta do caviar e a sola era feita de feno ou folhas.
No clima quente e desértico do Antigo Egito, as pessoas usavam sandálias feitas de papiro ou folhas de palmeira, que eram presas aos pés com cintos de couro. Segmentos ricos da população tiveram a oportunidade de decorar seus sapatos com pedras e padrões decorativos.
Uma verdadeira revolução no mundo do calçado foi feita pelos gregos, que criaram sapatos de cunha amarrados no meio da panturrilha. E as heterae gregas - belezas independentes de moral livre - criaram uma versão feminina em que as sandálias esquerda e direita eram costuradas de acordo com padrões separados. Além disso, essas senhoras pediram aos sapateiros que pregassem os sapatos de forma que ficasse na areia uma marca com a inscrição “siga-me!”
Os criadores dos sapatos fechados na frente e nas costas também foram os gregos nos séculos VIII-II. AC.Os paleontólogos conseguiram comprovar a existência de mocassins antigos, decorados com padrões de seda e fios de prata.
Com o desenvolvimento da arte teatral, surgiram as primeiras botas e sandálias com plataforma. Koturnas apareceu pela primeira vez na Grécia e depois em Roma. Inicialmente, esses sapatos eram usados por artistas de teatro. Nessa altura, o palco era muito alto e afastado do espectador, pelo que, para que as pessoas pudessem ver melhor os actores, estes tinham de calçar sapatos sobre uma plataforma com mais de 40 cm, de palafita e de cortiça. Com o tempo, os buskins passaram a ser confeccionados em couro genuíno e decorados com joias. Por volta de 500 AC. tornaram-se um sinal de riqueza e eram usados todos os dias por representantes das classes ricas.
O século 20 trouxe a moda dos calçados a um nível totalmente novo. Uma variedade de materiais e acessórios aprimorados criam modelos não apenas práticos, mas também incrivelmente bonitos. Almofadas, palmilhas e saltos estão sendo melhorados.
A variedade de sapatos é incrível. Cada pessoa tem a oportunidade de escolher o calçado que mais lhe convém em termos de aparência, preço e qualidade.