Sapatos anti-valgo para crianças

Muitas vezes, a causa de todos os tipos de deformidades no pé de uma criança é uma coisa - subdesenvolvimento de tendões ou músculos. Como resultado, surgem vários distúrbios: hálux valgo, pé torto, pé chato. Muitas vezes isso é provocado pelos próprios pais do bebê, colocando-o de pé quando os ligamentos e músculos da criança ainda não estão preparados para isso.

Segundo as estatísticas, o hálux valgo tornou-se muito comum recentemente. No entanto, fazer tal diagnóstico não é uma sentença de morte. Com a ajuda de calçados ortopédicos especialmente selecionados, a curvatura do pé pode ser eliminada. O mais importante neste caso é entrar em contato com um ortopedista a tempo. Em seguida, comece a usar os sapatos anti-valgo recomendados.

Deformidade em valgo

Por que você precisa de sapatos anti-valgo e isso ajuda?

Hálux valgo é uma curvatura em forma de X dos pés das crianças. É bastante simples identificar e estabelecer tal diagnóstico.Se, ao caminhar, o bebê não coloca o pé completamente sobre todo o pé, mas o rola para dentro, com os calcanhares e dedos apontando para cima, pode-se argumentar que o bebê tem uma deformidade em valgo do tornozelo.

Durante longas caminhadas, as pernas das crianças que sofrem deste defeito começam a sentir fadiga, desconforto, podem ocorrer sensações dolorosas e o pé começa a inchar. Portanto, é extremamente importante consultar atempadamente um ortopedista e começar a usar calçados corretivos.

Importante! Se você não começar a tratar o hálux valgo a tempo, no futuro só será possível enfrentá-lo com a ajuda da cirurgia!

Os calçados anti-valgo são modelos especialmente projetados de calçados ortopédicos. Ao usar essas botas, a parte inferior da perna e o pé são fixados em uma posição anatomicamente correta.

Se você usa essas botas ou sapatos regularmente, o pé começa a “lembrar” da posição necessária e correta. O processo de deformação adicional é interrompido.

Sandálias anti-valgo

Além disso, as botas anti-valgo ajudam a reduzir o estresse nas articulações dos joelhos e na coluna vertebral.

As indicações de uso são:

  • pé chato;
  • deformidade em valgo do tornozelo e pé;
  • paresia das pernas e outros desvios no desenvolvimento do sistema músculo-esquelético.

As principais características são:

  • a presença de tornozelo alto e rígido. Isso garante uma fixação confiável da perna em uma posição anatomicamente correta;
  • palmilha ortopédica removível. Proporciona o alinhamento necessário do arco do pé do bebê;
  • as botas têm forro macio. Isso é necessário para que a perna do bebê fique confortável;
  • Salto especial de Thomas. Possui limite de altura e amortecedor pneumático. Este salto é mais longo por dentro.Isto é necessário para evitar que o pé gire para dentro;
  • frente larga;
  • a sola é elástica, mas ao mesmo tempo leve;
  • as botas são feitas de couro genuíno;
  • suporte de arco alto. O suporte do arco deve ter uma convexidade que reproduza completamente a anatomia da perna da criança.

Se você usar sapatos anti-valgo regularmente, poderá melhorar significativamente a condição dos pés das crianças e prevenir o desenvolvimento da doença:

  • as articulações do tornozelo deixam de estar sujeitas a deformações e depois de algum tempo assumem uma posição anatomicamente correta;
  • botas evitam cansaço nas pernas;
  • Ao caminhar, todo desconforto desaparece.

Calçados ortopédicos infantis

Requisitos para calçados ortopédicos para crianças

Muitas pessoas presumem erroneamente que os sapatos ortopédicos têm uma aparência desagradável e dificultam os movimentos do bebê. Na verdade, as botas anti-valgo não diferem na aparência das botas comuns. Ao mesmo tempo, proporcionam o conforto necessário ao pé da criança e não atrapalham as brincadeiras ao ar livre.

Ao adquirir botas ou calçados ortopédicos para crianças, você deve cumprir os seguintes requisitos básicos:

  • meia. Deve ficar solto para não apertar os dedos das crianças. A largura correta da meia garantirá a posição anatômica necessária para os dedos do bebê. Contudo, não devem ser muito largos;
  • salto. É uma parte indispensável do calçado corretivo correto. Nas botas ortopédicas é larga, tem formato especial e tem altura limitada. Além de evitar que o pé caia para dentro, o calcanhar proporciona estabilidade adicional e ajuda o bebê a manter o equilíbrio;
  • pano de fundo A traseira é sempre alta, fechada e rígida.Utilizando o cenário, consegue-se a fixação necessária em uma posição anatomicamente correta;
  • fixadores Deveria haver muitos deles. Com a ajuda deles, o tornozelo fica firmemente fixado na posição desejada. Considerando que os sapatos corretivos são sempre altos, os fechos devem ir até o topo;
  • único. A melhor opção é a borracha. A sola deve ter flexibilidade suficiente, ser leve, estável e antiderrapante.

Sapatos ortopédicos

Como escolher calçado anti-valgo para criança

Antes de comprar calçados ortopédicos para seu bebê, você deve consultar um ortopedista. Só ele pode dar as recomendações certas.

Ao comprar você precisa considerar:

  • os sapatos devem ser confeccionados com alta qualidade;
  • material de fabricação - couro genuíno sempre macio;
  • a sola ideal é elástica com boa absorção de choques;
  • Não se pode comprar calçados corretivos para crescimento, pois os calçados devem fixar bem o tornozelo;
  • um elemento obrigatório é um cenário difícil. Se os sapatos estiverem abertos, o pé começará a tremer. Isso levará a uma deformação ainda maior.

Importante! Ao comprar sapatos, você deve dobrá-los. Ao mesmo tempo, a parte traseira deve manter a rigidez e a parte frontal deve dobrar facilmente.

O calcanhar de Thomas

Como usar sapatos ortopédicos corretamente

Sapatos corretivos devem ser usados ​​pelo tempo recomendado pelo cirurgião ortopédico responsável. Eles não requerem uso constante. Você só pode usar sapatos ou botas ortopédicas ao ar livre. Nesse caso, você pode usar chinelos ou meias em casa. Isto é necessário para o treinamento adicional dos músculos e ligamentos do tornozelo. Caso contrário, as pernas da criança começam a se acostumar com a fixação permanente e o tratamento torna-se passivo.

Importante! euO tratamento de doenças da articulação músculo-esquelética pode demorar mais de um ano.Portanto, é extremamente importante levar seu bebê na hora certa para exames preventivos.

Botas anti-valgo

Além das visitas oportunas ao médico, você precisa comprar os calçados adequados para o seu bebê, que levem em consideração as características anatômicas do pé da criança. Se os pais notarem o menor indício de uma possível deformidade no tornozelo, devem entrar em contato imediatamente com um especialista. O tratamento abrangente e oportuno ajudará a curar o hálux valgo e a prevenir problemas no sistema músculo-esquelético no futuro.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano