Os sapatos de dança têm características e segredos próprios. De particular interesse são as sapatilhas de ponta de balé profissional. Eles são bastante rígidos e não têm divisão entre direita e esquerda. Para facilidade de uso e fixação na perna, são utilizadas fitas em seu desenho. Contaremos detalhadamente como escolher e costurá-las nas sapatilhas de ponta, que material e ferramentas escolher, neste artigo.
É possível substituir você mesmo as fitas das sapatilhas?
A necessidade de substituir as fitas das sapatilhas pode surgir em diversos casos: tecido de má qualidade devido ao uso prolongado, fitas apertadas ou mesmo simplesmente cores inadequadas. Se por um motivo ou outro você precisa modernizar e melhorar suas sapatilhas de ponta, você mesmo pode fazer isso em casa.
Parece que esses sapatos exigem a mão de um profissional e não há nada que você possa fazer aqui sozinho. Mas na verdade não é. A substituição das fitas não exigirá de você um conhecimento profundo, muito tempo e material.Você pode comprar todos os tecidos, ferramentas e suprimentos necessários em qualquer loja de tecidos próxima.
Quais fitas escolher
Antes de iniciar as atividades de restauração, você deve considerar cuidadosamente a escolha dos materiais que estarão em seus futuros sapatos. Isto é especialmente importante devido à natureza específica das sapatilhas de ponta. O fato é que durante as aulas, ensaios e shows, uma bailarina executa diversos elementos que diferem em nível de dificuldade. Cargas enormes nas pernas não passam despercebidas. Para diminuir essas cargas, fixar as articulações e evitar luxações, as sapatilhas devem ser selecionadas estritamente de acordo com o tamanho do pé. E as fitas garantem uma posição confiável da articulação do pé e tornozelo.
O melhor material seriam fitas de cetim especiais que combinem em cor e largura.. Atualmente, também existem fitas com diversas inserções feitas de silicone ou material elástico.
IMPORTANTE! Caso seja necessário fortalecer a fixação dos sapatos de dança, utilizam-se elásticos. Eles criam a tensão necessária e permanecem confortáveis nos pés. No entanto, você não deve amarrá-los com muita força para evitar comprimir os vasos sanguíneos.
Como costurar fitas
Uma questão importante é a escolha das ferramentas de costura. Para manter a resistência e não danificar o material do sapato em si, é necessário escolher as linhas e agulhas certas. Em primeiro lugar, os fios devem ser fortes e as agulhas não muito grandes.
Para isso, são adequadas agulhas de pequeno e médio diâmetro e com olho limpo para não deixar grandes buracos. Você precisa comprar fios finos, mas duráveis, em cores pastel. Muitas pessoas aconselham o uso do fio dental para esses fins, pois atende às características exigidas.
Como costurar fitas em sapatilhas corretamente
Depois de preparar todo o material necessário, você pode começar a costurar. Siga as instruções cuidadosamente e você terá um ótimo par de sapatos de dança com os quais poderá praticar confortavelmente.
- Escolha os tamanhos que se adaptam aos seus pés. A largura ideal será de 2 a 3 cm, as muito estreitas cortam a pele e as largas ocupam muito espaço e ficam feias. Comprimento aproximadamente 2,5 metros.
- Corte 4 partes iguais e queime as bordas para evitar que os fios se desfiem.
- Para escolher o local onde será fixada a futura fita, dobre as sapatilhas do calcanhar até a ponta do pé. Desenhe uma linha de dobra com um lápis. Servirá como um guia.
- Costure uma tira de cetim na parte interna da sapatilha de ponta no ângulo que corresponde à marca do lápis.
- Faça o mesmo com o restante das fitas.
DICA: Ao costurar em cetim, não passe toda a linha pela agulha para que as linhas não exponham a superfície externa. Recomenda-se costurar apenas a camada interna e a camada da tela.
A substituição é bastante fácil de fazer você mesmo. Usando as instruções e o plano passo a passo, você pode facilmente deixar seus sapatos de dança confortáveis e confortáveis.