A história do surgimento das botas modernas remonta a um passado distante. Segundo pesquisas de paleontólogos, os primeiros calçados surgiram há mais de 30 mil anos na Europa. Representantes de civilizações antigas compreenderam que andar descalço em terra úmida, areia quente ou planícies nevadas era doloroso e desconfortável.
Portanto, os povos primitivos faziam algo parecido com chinelos ou sandálias modernas. Nos países quentes, a sola era feita de papiro ou junco, e presa ao pé com tiras de couro natural ou plantas flexíveis. Em locais de clima frio, as pessoas envolviam os pés com pele de animal, pêlo por dentro e qualquer grama seca servia de palmilha.
Na Idade Média, usavam-se sapatos fechados na frente e nas costas. Os ancestrais das botas modernas com cadarços eram sapatos extremamente incomuns com bico longo. Eles foram criados para o rei inglês Henrique II no século XII. O fato é que o governante tinha um tumor enorme e repugnante no dedão do pé direito, que os médicos não ousaram remover e que causava total repulsa nas pessoas.O monarca furioso ordenou que seus sapateiros costurassem sapatos fechados nas costas e na frente e, ao mesmo tempo, os tornassem muito longos e largos. Para preservar seu segredo, Henrique II introduziu legalmente a moda da capa alongada entre seus súditos.
Os camponeses usavam sapatos de até 15 cm de comprimento, os cavaleiros - até 30 cm, e os nobres - pelo menos 60 cm.Para não cair e manter o equilíbrio ao caminhar, os sapatos tinham que ser recheados com feno e amarrados com cadarços na panturrilha. A propósito, a lendária expressão “viver em grande estilo” foi pronunciada pela primeira vez por Henrique II.
No século XV surgiram as botas com biqueira retangular. A história de sua criação também está ligada à corte real francesa. O monarca Carlos VIII Valois tinha uma característica fisiológica: tinha seis dedos nos pés, por isso se sentia muito desconfortável com sapatos comuns ou até mais estreitos. Os sapateiros reais criaram especialmente para ele botas com bico quadrado áspero, para que os pés do monarca se sentissem confortáveis.
As botas em sua forma moderna surgiram em meados do século 19 e foram criadas para militares. Sapatos altos e confortáveis com cadarços eram destinados às tropas aerotransportadas e eram feitos de pele de porco. Até hoje, essas botas exclusivas, chamadas boinas, são extremamente populares entre militares e civis em todo o mundo.
Fato interessante: durante o período da Lei Seca na América (primeira metade do século 20), contrabandistas experientes que vendiam álcool ilegalmente tiveram a ideia de prender nas solas dos sapatos objetos de madeira em forma de cascos de vaca. Esse truque foi feito para desviar as suspeitas dos cidadãos que infringiam a lei.
Hoje, as botas são usadas por homens, mulheres e crianças.O mais popular é o modelo com cadarços e zíperes. No entanto, existem estilos sem cadarço. As opções femininas vêm em cunhas, plataformas ou saltos. Sapatos com bico pontiagudo ou quadrado são coisa do passado.
Hoje, os modelos mais atuais são botas com bico semicircular elegante e salto baixo. Este guarda-roupa é feito de couro - natural ou artificial, além de camurça e nobuck. Os modelos de inverno são isolados com pele.