Botas com fios: o que significa?

Botas em fiosNo filme americano “The Tail Wags the Dog”, a câmera mostra duas vezes uma sequência de arames nos quais pendem sapatos e tênis amarrados com cadarços. O espectador involuntariamente faz a pergunta: o que é isso, quem está fazendo e por quê?

Por que os sapatos ficam pendurados em arames e o que isso significa?

Sapatos pendurados em fios ou árvores não são brincadeira de hooligans, como pode parecer à primeira vista, mas uma das tendências da arte de rua na subcultura jovem - o shufiti.

Referência! Shufiti é derivado das palavras sapato (calçado) e graffiti, ou seja, na verdade é desenhar com sapatos.

Não creio que os moradores comuns da cidade gostem de ver sapatos velhos balançando sobre suas cabeças, mas o número de seguidores da tradição de “jogar tênis” não para de crescer.

Botas em fios

Existem várias opções para responder às perguntas: quem, por que e o que significa. Vejamos alguns deles:

  1. Soldados americanos, marcando o fim do serviço militar. Eles jogaram tudo o que estava à mão.O primeiro par de botas pendurado nos arames impressionou-os tanto que passou a ser considerado um símbolo e marcou o início de toda uma tradição.
  2. Alunos - é assim que se despedem da escola. Os sapatos simbolizam a separação de uma determinada fase da vida e a passagem para um novo nível. Entre os estudantes do ensino médio nos EUA, isso se tornou um culto. Tradicionalmente, os alunos americanos recebem até uma árvore que será decorada com vários pares de tênis. Para ser justo, notamos que permanecerá assim por menos de um ano, porque os formandos do próximo ano também precisarão se desfazer dos sapatos em algum lugar.
  3. Alunos do primeiro ano – foram admitidos e estão comemorando sua matrícula na universidade.
  4. Alunos de graduação – se formou em uma instituição de ensino e está feliz em receber um diploma.
  5. Alunos de diversos cursos – organizar uma vida “divertida” para os recém-chegados, para que conheçam o seu lugar.
  6. Atletasquando não conseguem conter suas emoções ao perder ou ganhar. Quando toda uma equipe desabafa dessa forma, muitos modelos de calçados esportivos ficam pendurados nos fios.
  7. Hooligans, porque gostam de ir contra as regras, e os sapatos tirados dos transeuntes podem acabar em uma árvore ou em fios.
  8. Fãs de cinema - só por curiosidade, para assistir ao replay ao vivo de um truque que tem sido usado em vários filmes de Hollywood: "The Tail Wags the Dog", "Big Fish", "Freedom Writers", "Like Mike", "Everybody's Ok", "Sexdrive". Mas nos filmes, os sapatos pendurados não apareciam apenas para uma tomada espetacular, mas carregavam uma certa mensagem semântica ao espectador.

Botas em fios

Estas são as explicações mais plausíveis para a estranha tradição. Mas há outros que remontam a várias décadas:

  • Sapatos pendurados indicavam locais onde as drogas eram vendidas. Os desenhos e cores das botas e tênis alertaram potenciais compradores sobre os tipos de poções à venda. Talvez este tenha sido o caso na América gangster, mas agora é improvável: é demasiado fácil para a polícia detectar vendedores ambulantes, e eles são mestres do disfarce.
  • Botas foram jogadas nos fios para causar uma descarga seguida de um curto-circuito. A desativação de linhas de energia para reparos foi usada para roubar metais não ferrosos para venda nos pontos de compra relevantes. O que não foi removido permaneceu pendurado sozinho. A versão é mais ou menos, provavelmente dos imprudentes anos 90. Mesmo que isso tenha acontecido, agora os sapatos estão jogados exatamente para isso.

Quem pendura botas em fios e por quê?

Aqui estão mais algumas explicações que têm o direito de existir, mas não se sabe ao certo se são verdadeiras ou não:

  • No exterior, marcam o local da morte da mesma forma que fazemos com uma coroa de flores ou flores na beira da estrada.
  • Os afro-americanos marcam os limites do gueto.
  • E vice-versa, áreas onde a presença de pessoas de pele escura não é bem-vinda são marcadas com tênis jogados em arames.
  • O goleiro do time perdedor pendura o tênis em sinal de vergonha.
  • As quadrilhas que dividiram o território da cidade designam a área de “pesca”.
  • Adolescentes entram em curto-circuito para admirar os fogos de artifício.

Em países diferentes

Livrar-se de sapatos desnecessários desta forma faz parte das tradições de alguns povos:

  • Os colombianos estão tentando usar sapatos pendurados para curar crianças doentes.
  • Moradores da Guatemala usam um método para espantar um bando de morcegos.
  • Os venezuelanos consideram isso um sinal de que estão obtendo algum lucro.
  • Os espanhóis pedem chuva em tempos de seca.

Botas em uma árvoreTal “arte” começou a se espalhar pelo mundo a partir da segunda metade do século XX.Os pioneiros deste movimento são dois países norte-americanos, os EUA e o Canadá. No estado de Nevada, até recentemente, havia até uma enorme árvore com milhares de pares de sapatos deixados nos galhos dos choupos pelos viajantes que passavam. Existem várias dessas árvores em todo o país.

Nos países europeus - França, República Checa, Alemanha, Grã-Bretanha, Irlanda e outros - existe também todo um exército de fãs desta arte. A cidade alemã de Flensburg até doou uma das suas ruas para expressar a criatividade dos jovens através dos sapatos.

Na Austrália e na Nova Zelândia, são realizados campeonatos anuais de lançamento de sapatos. Esta tradição não passou despercebida em alguns países da CEI - Ucrânia, Bielorrússia.

Na Rússia - em Moscou e São Petersburgo, Voronezh e Novosibirsk, em Khabarovsk e Smolensk, em Kaluga e Saratov, Rostov e Orel, Tyumen e Nizhny Tagil - as ilhas de shufiti já apareceram e sua propagação continua.

Botas em fios

Existem blogs e grupos na Internet dedicados a técnicas de lançamento de botas e “relatórios” sobre o trabalho realizado. As “artes” são fotografadas e postadas para exibição pública. Grupos de tênis e botas esfarrapados e não tão usados ​​estão se movendo ao longo dos fios para o interior. Uma decoração duvidosa de cidades, não é?

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano