Os modelos clássicos de calçados masculinos dizem muito sobre o representante da metade mais forte da humanidade. Ao contrário dos tempos recentes, quando as botas de terno eram feitas como cópias carbono e eram sapatos enfadonhos e muitas vezes desconfortáveis, hoje as lojas de calçados oferecem uma grande variedade de modelos. Eles permitem que você crie imagens originais enquanto permanece dentro dos limites de um terno masculino clássico que atende ao código de vestimenta.
Diferença entre Oxfords e Brogues
Para muitos compradores comuns, esses dois tipos de sapatos masculinos podem parecer exatamente iguais. Mas isso não é verdade. Eles têm uma série de diferenças, talvez não perceptíveis aos olhos inexperientes à primeira vista.
Sem dúvida, eles também possuem características comuns. Por exemplo, oxfords e brogues são representantes do estilo clássico inglês e, portanto, distinguem-se pela elegância estrita e consistência de estilo. Originalmente calçados exclusivamente masculinos, hoje eles migraram e se consolidaram nos guarda-roupas femininos.Porém, para as mulheres existem muito mais variações de estilos e cores.
As principais diferenças entre as botas são:
- história do desenvolvimento;
- design superior;
- tipo de laço;
- decisões estilísticas.
Os Oxfords sempre fizeram parte da aristocracia, enquanto os brogues são uma modernização das galochas camponesas. Os Brogues são necessariamente decorados com perfurações, enquanto os oxfords se distinguem pela suavidade absoluta do couro genuíno ou camurça. As botas aristocráticas têm sempre um laço fechado e são utilizadas principalmente para complementar os clássicos vestidos de noite.
O que é fermentação?
Como já mencionado, os brogues possuem perfurações na parte superior do sapato. Um design semelhante pode ser feito em outros tipos de calçados masculinos e femininos. Este procedimento de fazer furos no material do calçado é denominado broging.
Importante! A principal função da brodging é criar furos de drenagem para que a umidade não permaneça no interior do calçado e o pé possa “respirar” livremente.
Esta é uma característica distintiva das botas brogue masculinas, mas em essência é apenas um design estilístico, uma decoração que adorna as botas feitas de couro genuíno. O modelo de sapato ainda permanece clássico.
Como são os brogues?
Brogues são sapatos baixos clássicos feitos de camurça ou couro genuíno, decorados com padrões de furos na parte externa do sapato. Como com o passar do tempo a perfuração passou a ser puramente decorativa, foram identificadas diversas variedades deste tipo de calçado:
- completo (possuindo perfurações em toda a superfície da face externa);
- semi-brogues (há furos apenas na ponta cortada da bota e formam um lindo padrão);
- quarto (os furos estão presentes apenas ao longo das costuras).
Importante! Hoje, a funcionalidade dos furos no material dos calçados está paralisada. São feitos exclusivamente para decoração e manutenção de estilo.
Como são os Oxfords
Esses sapatos são o epítome do clássico. São sapatos de cintura baixa com linhas clássicas e atacadores ocultos. Rigoroso, elegante e o mais discreto possível. Cadarços ocultos são sua característica única. As cores principais são o preto e o marrom, confeccionados em couro genuíno fosco ou camurça. Para ocasiões especiais, são produzidos sapatos de couro envernizado.
São ideais para ternos clássicos, fraques e smokings. Um homem com eles parece elegante e confiante. O principal é conhecer as regras básicas de combinação e escolher os itens do guarda-roupa de acordo com as decisões estilísticas da imagem.
Importante! Os oxfords envernizados são adequados exclusivamente para noites formais que envolvem a aparência de um homem de fraque. Estes sapatos não podem ser usados com outros trajes.
Diferença óbvia entre modelos
Os sapatos clássicos parecem quase iguais à primeira vista para uma pessoa que não conhece o mundo da moda. No entanto, esse sentimento é enganoso. Oxfords e brogues têm uma série de diferenças óbvias e características próprias. Assim, os brogues são sempre confeccionados com perfurações decorativas em diferentes locais do calçado, e os oxfords são sempre equipados com cadarços ocultos.