Sapatos molhados são um problema sério, pois além do desconforto ao calçar e do cheiro dos pés, não é difícil pegar um resfriado forte. Isso anulará qualquer economia na qualidade ou no cuidado da inicialização. Se você cuidar de manter os pés secos com antecedência, poderá evitar custos de tratamento.
Como escolher um produto
Suas botas favoritas podem vazar por vários motivos:
- baixa qualidade;
- sola mal fixada;
- danos durante o desgaste, por exemplo, por compostos anti-neve;
- defeito de fabricante não percebido no momento da compra;
- fissuras em materiais artificiais, bem como em materiais naturais, mas carentes de cuidados de qualidade.
Cera
Você pode se proteger de forma rápida e praticamente gratuita dos pés molhados para a próxima estação com a ajuda de velas. A cera ou parafina com que são feitos são bastante adequadas para esta tarefa. Mas devem ser incolores, a cera brilhante das velas decorativas vai estragar os sapatos.Recomenda-se testar previamente o efeito da substância no material, em local imperceptível de uma peça nova ou em sapatos velhos e gastos.
Como aplicar cera ou parafina corretamente:
- cobrir todo o debrum da bota com uma camada suficientemente espessa, não deixando de fora os pontos fracos - costuras e fissuras;
- aqueça a borda do sapato com um secador de cabelo, a cera derreterá e penetrará em todos os locais onde a água pode penetrar e obstruí-los.
Atenção
Este método de processamento não é adequado para todos os materiais. É melhor cuidar dos sapatos de camurça com produtos da loja, para não danificar as botas devido ao manuseio brusco.
Armazenar formulações
Os profissionais trabalham em produtos adquiridos para tratamento de couro, têxteis ou camurça. Você sempre encontra na embalagem qual material deve ser tratado com esta substância. Todos os produtos são divididos em sprays e cremes.
Os sprays são projetados para serem pulverizados uniformemente na superfície das botas. Isso inclui cuidar do calçado, mantendo sua resistência e elasticidade, além de criar um revestimento impermeável que evite que se molhe. Vale a pena aplicar o aerossol na rua ou varanda, pois os sprays costumam emitir um odor pungente.
Os cremes para calçados têm como principal função restaurar o couro, evitar rachaduras e remover o sal, muito utilizado nas estradas no inverno. Esses produtos geralmente contêm cera de abelha, que confere um efeito repelente à água. É necessário tratar o calçado várias vezes por temporada, pois com o tempo o produto sai da superfície do calçado.
Remédios "caseiros"
Os métodos populares mais populares de proteção contra molhar os pés:
- Gordura de cordeiro combinada com óleo de linhaça 50 gramas cada, você pode adicionar um pouco de terebintina (cerca de 10 gramas) à mistura. Aqueça e cubra o debrum da bota até a mistura endurecer;
- Esfregue óleo de mamona em sapatos de couro ásperos;
- A glicerina é um componente do sabonete caseiro cinza. Você pode usá-lo separadamente, colocando os sapatos em uma bacia com água com alta concentração de glicerina, ou junto com óleo de peixe, terebintina e cera de abelha;
- A colofónia em combinação com terebintina e cera de abelha pode ser aplicada nos sapatos aquecendo previamente a mistura.
Importante
Os métodos “caseiros” podem danificar a pele delicada e ainda mais a camurça ou os tecidos delicados. As formulações agressivas destinam-se principalmente a peles ásperas. Além disso, você deve sempre testar a segurança do tratamento em uma área imperceptível do calçado ou material semelhante.
Cuidar dos sapatos vai te ajudar a economizar na compra de roupas novas, no tratamento de um possível resfriado, além de dar aos seus sapatos uma aparência esteticamente agradável, o que é importante. O principal é não exagerar e não estragar as botas com um método inadequado de proteção contra umidade.