Esta palavra apareceu pela primeira vez em russo no século XIX. Vem da palavra francesa bottine. Esta palavra em 1847 significava botas femininas ou infantis. Mas logo os sapatos masculinos começaram a ser chamados de botas.
Principais características, recursos
Botas são sapatos que cobrem o pé até o tornozelo. Geralmente são feitos de couro e usados com atacadores. Mas hoje em dia existem muitas opções desses calçados feitos de diversos materiais. Eles protegem da neve, sujeira e poças, e também são usados para alguns esportes. Existem também opções de verão que proporcionam ventilação para evitar a transpiração dos pés.
Principais características:
- A altura chega ao tornozelo, não mais;
- Três fileiras de furos são feitas especificamente para os cadarços;
- Geralmente são feitos de camurça ou couro;
- Dedo do pé redondo;
- Os cadarços são finos e abertos;
- A sola também é de couro ou borracha;
- Eles vêm sem juntas.
Fatos interessantes sobre botas
É sabido na história que tais calçados já existiam no décimo sexto milênio aC.
No sul da Armênia, arqueólogos internacionais conseguiram encontrar a bota mais antiga do mundo. Ele foi encontrado em uma caverna. Estava em boas condições, apesar de ter 5.500 anos. Feito de couro e atacadores, também continha grama para ajudar os sapatos a manterem o calor e a forma.
Na Grã-Bretanha, em 1920, os soldados usavam botas chamadas chukkas. O nome “chukka” vem do jogo de pólo. Durava sete minutos e esse período era chamado de “chukker”, que significava “círculo” ou “volta”. Esses sapatos eram confeccionados inteiramente em couro, inclusive a sola, tornando-os mais leves nos pés e não cansando.
Quando a Segunda Guerra Mundial começou, surgiu um novo tipo de calçado. Era chamado de “desertos”. Eles foram feitos da mesma forma que “chukka”. Eles só tinham duas partes e laços. Eles diferiam porque a sola fina foi substituída por uma grossa, feita de borracha. E essas duas partes eram feitas de camurça. Eles eram frequentemente usados em áreas desérticas. Quando a guerra acabou, as botas ganharam popularidade entre os homens e ainda fazem parte da moda masculina até hoje.
As botas são calçados populares. Eles são muito confortáveis e elegantes. Portanto, todo homem deveria tê-los em seu guarda-roupa.