Como se livrar do odor nos sapatos

Cheiro desagradável nos sapatosCom que cuidado e seriedade abordamos a escolha dos sapatos - eles devem ser de alta qualidade, bem ajustados, bonitos e confortáveis. É verdade que é impossível avaliar antecipadamente se os sapatos são capazes de emitir um odor desagradável. E muitas vezes é justamente esse o motivo para se desfazer do seu par de sapatos ou botas preferido e tão confortável. Não há necessidade de pressa e levá-los para a lixeira - há muitas maneiras de remover o odor desagradável das botas, independentemente do que o causou.

Como remover odores desagradáveis ​​dos sapatos

O odor dos sapatos pode arruinar seriamente a sua vida. Além de ao tirar os sapatos em casa o apartamento ficar cheio de um aroma fedorento, você também pode esquecer para sempre de fazer uma visita. Às vezes, os pés calçados começam a emitir um odor desagradável quando expostos ao calor - um fogão soprando nos pés de um carro ou perto de um radiador ou aquecedor no escritório. Acontece que é quase impossível “esconder” o fato de que um aroma duvidoso sai dos sapatos.Mas antes de se livrar do efeito, é preciso entender a causa.

Cheiro desagradável nos sapatos

O que pode causar odor desagradável nas botas:

  • Pés suados. Você precisa entender que o suor em si não tem odor. Um odor desagradável ocorre quando a umidade (suor) começa a interagir com microorganismos nos sapatos. E há lugares suficientes para eles morarem - costuras, palmilhas. Este processo pode ser aprimorado pela obstrução do ar - é disso que sofre a maioria dos produtos baratos.
  • Materiais “perfumados” utilizados na produção de botas. A interação com a umidade e o ar quente pode fazer com que cola, couro sintético ou alguns polímeros emitam um odor terrível.
  • Cuidados inadequados podem facilmente causar odor. Ao comprar sapatos, não jogue fora todas as instruções que acompanham a caixa. Dependendo dos materiais e sutilezas de produção, recomendam-se cuidados diferentes para calçados diferentes, e não o que é habitual para nós;
  • Usar sapatos fora de temporada – um motivo engraçado, mas ainda acontece. Na confecção das botas, utiliza-se um material adequado a determinadas condições ambientais. E se botas leves de meia estação forem usadas no inverno rigoroso, o material pode “ecoar” com um cheiro terrível.
  • Os animais da casa também podem “influenciar” o odor desagradável dos pés. Isto é especialmente comum em gatinhos pequenos ou gatos adultos. A urina do gato é muito corrosiva e tem um odor intenso.

IMPORTANTE! Para se livrar dos odores desagradáveis, não lave os sapatos! É garantido que está deformado, mas o cheiro ainda permanecerá, principalmente se as causas de sua ocorrência não tiverem sido identificadas.

Mesmo depois de estudar e levar em conta todos os motivos acima, você ainda pode ter no armário sapatos com um “aroma” desagradável. Ao mesmo tempo, a idade destes sapatos não é importante - Tanto os sapatos novos quanto os usados ​​podem ter um cheiro desagradável.

O que processar

Eles tentam “neutralizar” tudo que tem odor desagradável de uma forma simples - lave ou limpe. Mas os sapatos não permitem tais medidas, então você terá que procurar uma saída mais astuta. Dicas e recomendações para se livrar do mau cheiro nas botas podem ser divididas no uso de meios especiais ou no auxílio de receitas populares.

Meios especiais

Desodorante para sapatosEnormes quantias de dinheiro são gastas todos os dias no desenvolvimento de produtos que ajudarão a devolver uma fragrância agradável aos sapatos. Hoje são produzidos desodorantes para calçados, pomadas e géis para pés, géis e substâncias para absorção de umidade e palmilhas especiais. Todos os produtos podem ser vendidos não só em farmácias, mas também em lojas regulares.

O que podem fazer, como operam e como usar a “artilharia especial”:

  • Desodorantes. A principal ação, como qualquer desodorante, é espalhar um cheiro agradável. Talvez “superar” o fedor com o perfume das flores não seja a melhor ideia. Alguns fabricantes equipam suas latas com ação antibacteriana - então há uma chance de destruir os microorganismos que causam odor nos sapatos. Os desodorantes podem ser usados ​​​​tanto direcionando-os para os sapatos quanto tratando os próprios pés. A forma de liberação dos desodorantes varia - podem ser sprays ou bastões. Estes últimos não são muito convenientes de usar.
  • Palmilhas. As opções são muitas - descartáveis, impregnadas com compostos antifúngicos, com uma camada de carvão ativado, feitas de materiais naturais. A vantagem das palmilhas é que podem ser usadas por muitos dias. Você pode esquecer de tratar os sapatos com desodorante, mas as palmilhas ficam sempre dentro. É verdade que alguns modelos precisam ser ventilados diariamente.
  • Substâncias secas ou géis que podem absorver umidade. Essas sacolas são sempre colocadas em caixas de sapatos. Eles contêm sílica gel, que absorve umidade e odores desagradáveis. Andar com essas bolsas nas pernas não é muito conveniente, então você precisa procurar formulários de liberação especializados.

Os métodos listados acima ajudarão a lidar com o cheiro que acabou de aparecer. Se o “aroma” do calçado é um companheiro de longa data, deve-se primeiro submeter o calçado a um tratamento, tentando encontrar e neutralizar a causa do cheiro. Aqui é melhor usar conselhos populares.

Remédios populares

Remédios populares para odor em sapatos

Antes de listar remédios populares para odor em sapatos, vale a pena considerar métodos de limpeza. Por exemplo, se o cheiro nos seus sapatos for causado por um gatinho travesso, serão necessárias algumas ações:

  • Lave os sapatos com uma solução de sabão em pó.
  • Faça uma solução fraca de permanganato de potássio, umedeça um algodão e limpe as botas por todos os lados, por dentro e por fora.
  • Diluir o vinagre 50/50 com água e realizar outra etapa de processamento.
  • As botas devem ser abertas tanto quanto possível e deixadas secar.

Se após este tratamento o cheiro não desaparecer, é necessário repetir o procedimento.

IMPORTANTE! Não eliminar o cheiro da urina do seu animal de estimação o suficiente irá atraí-lo continuamente. É melhor proteger os sapatos com sprays especiais para animais, que repelem o desejo de “prejudicar”.

Peróxido de hidrogênio, permanganato de potássio, vinagre e refrigerante são usados ​​como tratamento antimicrobiano para botas. Para todo o procedimento, dilua as soluções, lave os sapatos com algodão e deixe secar.

As seguintes soluções podem ser preparadas:

  • 2 gramas de manganês por 1 litro de água.
  • Peróxido de hidrogênio puro.
  • Vinagre e água na proporção de 1:1.
  • O refrigerante é usado insolúvel, na forma seca.
  • O álcool também pode ser usado não diluído.

Quando as etapas primárias de tratamento das botas forem concluídas, você poderá iniciar medidas para eliminar o odor e transmitir um aroma agradável. O seguinte pode ajudar com isso:

  • Suco de limão e óleo de lavanda. Você pode colocar algumas gotas do produto em cada palmilha. Eles vão eliminar bactérias e refrescar suas botas.
  • Chá em saquinho. Você pode limpar o interior dos sapatos com um saco umedecido e usado.
  • Ervas secas - sálvia, hortelã, eucalipto, casca de carvalho. Eles podem ser colocados dentro da bota e deixados durante a noite.

Remédios populares para odor em sapatos Remédios populares para odor em sapatos Remédios populares para odor em sapatos

CONSELHO! Quando a temporada termina e as botas precisam ser guardadas até a próxima, é importante colocá-las em ordem, secá-las e colocá-las em sacos de sílica gel. Mesmo em uma posição passiva, no armário, as botas são suscetíveis à umidade.

Prevenção: o que fazer para evitar que as botas cheirem mal

Cuidados com os pés para odor de suor

Livrar-se do odor nos sapatos é muito mais difícil do que simplesmente prevenir sua ocorrência. A implementação regular das recomendações rapidamente se transformará em hábitos úteis:

  • Não calce botas enquanto estiver usando meias velhas.
  • Mesmo se você for pego por uma chuva fraca, é necessário secar as botas.
  • Ao lavar os pés, enxágue bem as áreas entre os dedos.
  • Não compre meias baratas feitas de tecidos artificiais e não respiráveis.
  • Preste atenção às palmilhas e troque-as sempre que possível.
  • Cuide das suas botas com produtos hidrorrepelentes.
  • Use secadores de sapatos especiais.
  • Congelar por um dia no freezer da geladeira ajudará a neutralizar os germes e evitar o aparecimento de odores desagradáveis ​​​​(não faça procedimento semelhante com sapatos de couro envernizado).

  

Sapatos devidamente selecionados, dimensionados e feitos de materiais naturais podem durar muitos anos. É uma pena que uma meia suja ou uma noite chuvosa faça com que esses sapatos sejam “recompensados” com um odor desagradável.Portanto, regras básicas de higiene e manuseio cuidadoso dos sapatos deveriam simplesmente se tornar um modo de vida.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano