Por dez anos, os sapatos de camurça estiveram no auge da popularidade, substituindo significativamente as botas e os sapatos de couro. Os sapatos de verão e inverno são feitos de camurça natural; os sapatos sociais feitos com esse material parecem elegantes e sofisticados.
Apesar das ofertas generosas dos vendedores, nem todos decidem comprar estes sapatos. Isto se deve à crença comum de que os cuidados subsequentes serão difíceis e onerosos.. Se for assim - vamos descobrir isso juntos.
Regras para limpar botas de camurça em casa
Todos os materiais naturais requerem atenção constante. Camurça responde ao cuidado e respeito. Para cuidar dele, adquira produtos especiais - spray, creme, emulsão de silicone - e uma escova de borracha macia para levantar o pêlo.
Importante! Após a compra, trate os sapatos com um spray de impregnação hidrorrepelente em várias camadas. Quando o líquido deixa de ser absorvido, o procedimento é concluído e as botas são deixadas secar completamente.. Isto prolonga a sua vida útil e melhora as suas propriedades de desempenho.
Para manter suas botas de camurça elegantes e apresentáveis pelo maior tempo possível, siga estas regras simples de limpeza:
- faça isso somente quando os sapatos estiverem secos. Para fazer isso, use ferramentas especiais, pincel, guardanapo ou borracha. Se necessário, substitua a escova de borracha por uma escova de roupa ou uma escova de dente velha de cerdas duras;
- limpe regularmente seus sapatos de poeira e sujeira;
- Renove periodicamente a camada hidrorrepelente;
- Um aerossol com tinta para combinar com as botas ajudará a “reduzir o envelhecimento” da superfície da camurça;
- Execute todos os procedimentos de cuidado dos calçados com antecedência, isso ajudará a criar uma camada protetora confiável contra contaminação.
Limpeza à seco
Para camurça, você não pode usar métodos de limpeza radicais: lavagem, imersão, exposição a produtos químicos. Ele só pode ser limpo com cuidado e cuidado de poeira, sujeira e manchas. Se as manchas forem pequenas, pegue um pincel ou borracha e faça movimentos em uma direção para remover todas as manchas. Em seguida, apontando a ferramenta em diferentes direções, endireite o pêlo da camurça.
Importante! A lavagem a seco pode ser feita com crosta de centeio. Isso substituirá a borracha, mas apenas para trabalhar com sapatos de cor escura.
Remédios caseiros para limpeza diária
Se aparecerem manchas de sujeira ou gordura em seus sapatos, podemos limpá-los com meios improvisados que a maioria dos cidadãos do país tem em casa:
- solução de sabão;
- vinagre;
- amônia;
- Gasolina;
- talco;
- crosta de pão;
- amido;
- leite.
Vamos conhecer os métodos mais populares para manter as botas em excelentes condições. Com eles, os sapatos permanecem sempre limpos, arrumados e bem arrumados.
Amônia e gasolina
Manchas difíceis são removidas da superfície com amônia e água (proporção 1:4). As áreas problemáticas são limpas com o produto resultante e depois com um pano embebido em água.
A gasolina faz um bom trabalho na remoção de tais contaminantes. Não há necessidade de diluí-lo. Limpe a mancha com um pano macio comum e algumas gotas de gasolina até que desapareça. A seguir, as botas são enxugadas com água limpa e enviadas para secar naturalmente, longe de aparelhos de aquecimento.
Talco
As manchas de gordura são removidas com pó de talco. Basta aplicar na área contaminada e deixar no calçado por várias horas. A escovação completará o procedimento. Se a graxa não puder ser removida, faça o mesmo procedimento, mas primeiro trate a mancha com gasolina e depois aplique talco.
Leite
O leite remove suavemente manchas de sujeira ou gordura. Este método é adequado para camurças de qualquer cor, inclusive as claras.. Após essa limpeza, a estrutura do material fica macia. Você vai precisar de meio copo de leite, 1 colher de chá. refrigerante, algodão, um pedaço de pano, guardanapos.
- Dissolva o refrigerante no leite;
- Use a mistura resultante com algodão ou curativo para tratar áreas contaminadas;
- Limpe a superfície da camurça com um pano umedecido em água morna;
- Use guardanapos para limpar a água restante;
- Após a secagem, use uma escova para levantar o pelo da camurça.
Importante! Para combater manchas antigas, pode-se tratar o material com uma composição leitosa contendo talco, magnésia e terebintina.
Limpeza de sal
Se, após a secagem dos sapatos, aparecerem manchas brancas de sal, prepare uma esponja, vinagre 9% e faça o seguinte:
- Use uma escova seca para remover a poeira das botas;
- Trate áreas de manchas e manchas com uma esponja embebida em vinagre;
- Limpe as áreas de tratamento com um pano embebido em água à temperatura ambiente;
- Seque as botas em temperatura ambiente.
Importante! Pequenas manchas de sal podem ser facilmente removidas com migalhas de pão seco.
Para remover o sal teimoso, use vapor. Segure as botas por alguns minutos. Certifique-se de que o material não fique molhado. Faça várias abordagens, alternando o tratamento a vapor com a secagem natural. Quando terminar, use uma escova de borracha para levantar a pilha brilhante.
Limpando manchas de sapatos claros
Somente a limpeza regular da camurça clara permitirá que ela tenha uma boa aparência por muito tempo. As áreas sujas são limpas com uma solução de amônia ou peróxido de hidrogênio. Manchas antigas requerem uma concentração maior de solução. Você não pode usar esse método mais do que 1 a 2 vezes por mês.
Para tirar o sal das botas de camurça clara, use uma escova dura e um pedaço de borracha. Uma solução de vinagre também ajuda. Afofe os sapatos secos com uma escova de borracha.
O que fazer se seus sapatos estiverem brilhantes?
Quando a pilha endurece, os sapatos começam a brilhar de forma desagradável. Esse fenômeno ocorre em locais mais frequentemente em contato com outros objetos: no dedo do pé, no calcanhar, na lateral. Para corrigir isso, você precisa levantar as vilosidades “deitadas”.
A maneira mais fácil de fazer isso é mantê-los sobre o vapor ou esfregá-los com uma borracha. Não ajudou? Pegue uma lixa fina e esfregue suavemente as áreas sujas. Não exagere, existe o risco de deixar a camurça careca.
Método de terapia de choque para sapatos “cansados”:
- Preparar uma solução aquosa de amônia na proporção de 2:1 (água-álcool);
- Trate a área problemática com um cotonete umedecido;
- Limpe com pano úmido;
- Passe nos sapatos um pincel umedecido em solução de vinagre (1 litro de água - 1 colher de chá de essência de vinagre).