Mesmo a seleção cuidadosa de sapatos não garante que sejam confortáveis de usar. Muitas vezes, após o primeiro uso de um sapato, o calcanhar esfrega ou aparece um calo. Usar os sapatos corretamente ajudará a evitar isso.
Como quebrar botas
Existem vários métodos eficazes para quebrar sapatos.
Congelando
A primeira opção é considerada a mais fácil e rápida. Para isso, pegue um saco lacrado ou plástico e encha-o com água, amarre bem. Colocamos nos sapatos e depois colocamos no freezer até o líquido endurecer. Depois disso, você pode tirar os sapatos e ficar à vontade para calçá-los do lado de fora.
Vestindo depois de uma toalha quente
Para fazer isso, precisamos de uma toalha felpuda simples e água quente. Esta opção elástica é mais adequada para modelos de couro.
Molhamos a toalha com água fervente e colocamos dentro do produto. Esperamos até que toda a água evapore completamente e o produto seque. Ao final do procedimento, lubrifique a pele com óleo e deixe secar por um dia.
Em uma nota: A toalha pode ser substituída por meias felpudas normais.Porém, para este método você terá que calçar meias e sapatos e caminhar pelo apartamento por várias horas.
Invadindo depois de produtos especiais
Para os modelos de inverno e outono, são feitos produtos de alongamento especiais. Estão disponíveis para diferentes materiais e tipos de corte. Este é o método mais eficaz, mas também caro, de deixar os sapatos de outono confortáveis.
Na maioria das vezes, são frascos de espuma ou spray para sapatos de couro e camurça. É necessário tratar os sapatos com o produto no local onde eles esfregam e andar com eles pelo apartamento/escritório por uma hora.
Os produtos químicos contêm álcool e vários amaciantes. A maioria dos sprays vem com um sabor delicioso.
Ajuda do sapateiro
Se você não consegue esticar as botas sozinho ou tem medo de estragar o produto, procure um profissional. O sapateiro possui ferramentas e técnicas especiais para esticar produtos. O mestre levará em consideração todas as nuances e desejos do cliente.
Características dos materiais
O método de alongamento depende diretamente do tipo de material.
Arrombando botas de couro e camurça
Os produtos feitos de couro genuíno são de altíssima qualidade, por isso não será difícil esticá-los. Isso pode ser feito usando os materiais disponíveis:
- Jornal. Rasgamos várias publicações impressas em pequenos pedaços e os mergulhamos completamente em água morna. Colocamos as sobras molhadas nos sapatos. É necessário encher bem os sapatos com jornal. Deixe secar em temperatura ambiente por vários dias. Depois tiramos o jornal e você pode colocar com segurança o seu modelo preferido.
- Cerveja. O líquido suaviza o material e o torna elástico. Para esticar, é necessário umedecer bem o interior do modelo com cerveja e caminhar nele por 2 a 3 dias.
- Gelo. Usando água congelada comum, você pode ajustar seus sapatos favoritos ou novos.Para fazer isso, você precisa encher sacos plásticos com água e colocá-los nos sapatos. Colocamos no freezer durante a noite para que o líquido congele bem. Pela manhã, retire o produto do frio e retire o gelo.
Importante! Os modelos de botas de inverno não devem ser congelados, pois o pelo pode grudar no gelo. Como resultado, o produto será danificado.
- Trigo. Encha o produto até o topo com grãos e adicione um pouco de água até inchar. Deixe durante a noite. De manhã colocamos sacos plásticos nos pés e calçamos os sapatos. Você precisa caminhar até que o produto esteja completamente seco.
Outro método eficaz para deixar os sapatos mais confortáveis é dobrar. Porém, este procedimento só pode ser realizado com modelos confeccionados em couro genuíno. Pegue um sapato e dobre-o em direções diferentes. Um produto feito de material de alta qualidade não deve deformar ou rachar.
Verniz
Se você tiver botas de couro envernizado, para quebrá-las rapidamente, você precisará:
- Pegue um creme rico (você pode usar para o rosto, mãos ou um creme especial incolor para sapatos) e lubrifique bem o modelo por dentro. Depois calçamos os sapatos e secamos os sapatos por cima com ar quente.
- Se não houver creme, pode-se usar álcool ou vinagre. Tratamos o produto por dentro com o produto, calçamos os sapatos e caminhamos ao longo do dia.
- Você pode segurar o sapato sobre o vapor. Isso ajudará a suavizar o material e torná-lo mais flexível.
Produtos especiais são vendidos para sapatos de couro envernizado para ajudar a torná-los elásticos e macios. Porém, antes de usar é necessário ler atentamente as instruções para não danificar suas botas.
Dicas e truques úteis
Antes de comprar, experimente os sapatos com cuidado para não ter que pensar em como se livrar do problema no futuro. Ao escolher botas você precisa:
- Informe ao vendedor o tamanho exato do seu pé, pois cada fabricante possui uma tabela de tamanhos diferente.
- Preste atenção na qualidade do material. O couro genuíno pode esticar, mas a camurça ou a dermantina nem sempre possuem essas propriedades.
- Muitas vezes uma pessoa tem um pé muito mais longo/mais largo que o outro. É melhor comparar os novos modelos com aquele que possui parâmetros maiores.
- Compre sapatos depois do almoço ou à noite. A essa altura, suas pernas vão inchar e você poderá encontrar a opção mais confortável para o produto.
Você pode quebrar botas de várias maneiras. O principal é escolher a opção adequada ao tipo de produto. Preste atenção a todas as nuances, estação, material, forro, etc. Isso determinará se você se sentirá confortável ao caminhar com seus sapatos e quanto tempo eles durarão.