O snowboard foi inventado em 1965 e desde então as pranchas têm sido constantemente aprimoradas. O mesmo pode ser dito sobre os equipamentos. Todos os anos, os calçados para ciclistas tornam-se cada vez mais confortáveis e seguros.
Critérios para escolher botas de snowboard
Os fabricantes de snowboard não produzem apenas calçados feitos sob medida para uma prancha específica. Você deveria tentar comprar kits. Neles, cada componente suaviza as deficiências e potencializa as vantagens do outro componente..
Se não for possível adquirir um par de botas de prancha prontas, na hora de escolher confie na rigidez, no gênero, no tipo de cadarço e na sua própria construção.
Macio ou duro?
Depende muito de suas habilidades de pilotagem. Para iniciantes, modelos de dureza média (2–6 em uma escala de 10 pontos) são mais adequados. Com esses sapatos você pode cometer erros, cair e virar muito bruscamente sem prejudicar a articulação do tornozelo.Também combina perfeitamente com pranchas macias, com as quais todos os amantes do snowboard iniciam a sua jornada desportiva.
Importante! As botas não rígidas reduzem os riscos dobrando o cano.
A suavidade só é boa com moderação. Sapatos largos prejudicam a “fusão” com a prancha. Ela se torna menos obediente, o que por sua vez aumenta a frequência de quedas. Portanto, para descidas em alta velocidade de uma longa encosta íngreme e para dirigir em estradas selvagens, vale a pena escolher um par mais rígido (a partir de 6).
Requer botas duras (7 pontos ou mais) e disciplina de snowboard, que envolve a realização de manobras. Para eles, costumam comprar pranchas curtas, leves, mas muito rígidas, que obedecem ao menor giro do pé. Botas macias dificultam a conexão entre o pé e a prancha de snowboard, por isso raramente são usadas pelos fãs de halfpipe e jibbing.
Importante! Sapatos duros esfregam os pés e também podem causar inchaço e dor. Por isso, nos primeiros dias de esqui é melhor limitar o tempo que passa na encosta.
Ao mesmo tempo, alguns snowboarders que andam em parques, ao contrário, preferem as botas mais macias possíveis, sacrificando o manuseio em nome da segurança e do conforto. A bota facilmente dobrável permite realizar manobras em “tubos” muito estreitos.
Laço correto
Existem 4 tipos de laço:
- BOA. A bota é fixada com um cabo de aço. A localização da área de amarração e o número de rodas dependem de suas habilidades de pilotagem. Modelos com 1 roda são recomendados para iniciantes (1 roda = 1 zona de fixação), para profissionais - com 2–3. Vantagens do sistema: fixação rápida e confiável. Desvantagens: a bota não pode ser usada se uma roda estiver quebrada, assim como a fragilidade das alças plásticas.Você nem precisa cair para quebrá-los, basta ultrapassar a carga permitida.
- Laço rápido. A bota é presa com cordas finas. Basta puxá-los e o mecanismo irá prender o cadarço (muito conveniente quando você não quer tirar as luvas). O design oferece 2 zonas de amarração: superior e inferior. Vantagens: alta velocidade de amarração, não há necessidade de se preocupar com laços e laços. Desvantagens: Não será possível conseguir o encaixe correto da bota na primeira vez, você precisa aprender a usar o sistema corretamente.
- Opção clássica. Tudo aqui é construído com cadarços regulares. Uma opção econômica onde você não precisa se preocupar com um elemento de fixação quebrado.
- Modelo combinado. Combina 2 tipos de fixação. Muitas vezes existem modelos com atacadores e cinto de gravata. Este par é adequado para freeride.
Importante! Alguns grandes fabricantes oferecem garantia vitalícia para cadarços. Entre essas marcas estão Burton e Solomon.
Como deve ser a bota interna?
Características que serão úteis:
- a capacidade de remover o forro para lavar e secar;
- impregnação antibacteriana;
- a presença de fixação adicional (renda ou velcro na parte superior da “bota”);
- alta densidade e pilosidade do material;
- capacidade de absorver e remover bem a umidade.
Importante! Se seus membros sempre ficam com muito frio no frio, compre botas com palmilha térmica.
Material externo
Os calçados são confeccionados em tecido sintético com impregnação hidrorrepelente e em couro (este último tem tendência a esticar e deformar-se, por isso os calçados confeccionados com ele perdem rapidamente a rigidez). Às vezes as botas são feitas de plástico, mas essa opção é rara, pois é procurada apenas pelos fãs de downhill.
Importante! As botas de couro são pesadas, absorvem umidade e se deformam rapidamente, mas são ideais para turistas que vão ficar muito tempo nas montanhas (para quem esquiar não é um fim em si). Eles também são comprados para estações de esqui da moda.
Único
Seu tipo é determinado com base na finalidade do recurso. Se você precisa de um par para passear no parque ou descer encostas selvagens, dê uma olhada nos modelos com maior absorção de choque. Exatamente A sola multicamadas com inserções especiais e cilindros de ar na área do calcanhar amortece bem as vibrações.
Importante! Algumas botas de desempenho não foram projetadas para uso fora do barco. Têm uma sola absolutamente lisa e grossa. Você não pode andar no chão ou na neve com eles.
Um par com pneus corrugados será muito útil para quem vai conquistar encostas inexploradas. Eles também serão confortáveis para os amantes comuns do esqui - pessoas que querem apenas pedalar, e não pular ou fazer manobras.
Como navegar na faixa de tamanho?
Basta medir seu pé com um centímetro e usar uma mesa especial para determinar o tamanho.
Importante! Alguns fabricantes têm sua própria tabela de tamanhos, portanto você não deve confiar cegamente na tabela universal.
O que é termoformação?
É o encaixe de um par específico no pé. Porém, nem todo modelo possui essa função, apenas botas com bota interna especial. Seu marcador e marca de identificação: termomoldável.
O processo leva apenas 15–20 minutos. Ao final do procedimento, o calçado passa a corresponder a todas as características fisiológicas do pé:
- largura do pé (ponto muito importante para quem tem pés largos);
- tamanho do calcanhar (o problema com a estreiteza do osso do calcanhar está resolvido);
- ossos salientes (o osso saliente do polegar ou do dedo mínimo não causará mais dor);
- levantamento de peso;
- cobertura de panturrilha
Importante! O procedimento não pode ser realizado de forma independente. A termoformagem deve ser feita por especialistas da loja.
Quais fabricantes são melhores?
- Burton é o líder quando se trata de snowboards e equipamentos. A marca gasta quantias fabulosas no desenvolvimento de tecnologias de produção proprietárias. Um grande número de “truques” de botas para pranchas foram inventados por especialistas desta empresa em particular, e a fonte e o original são sempre melhores que as cópias. Desvantagem do produto: preço alto (15–20 mil).
- A “32” produz modelos ultraleves, ideais para meninas. Até as mulheres mais frágeis podem andar confortavelmente neles. Imperfeição: os sapatos desgastam-se rapidamente e perdem a rigidez.
- Salomon é outra grande marca especializada na produção de produtos para snowboarders, mas, ao contrário da Burton, ainda tenta manter os preços baixos. Seus produtos geralmente a questão da absorção de choques e proteção contra o frio foi bem resolvida. A maioria das botas pode ser moldada a quente. Desvantagens: o custo é superior à média do mercado e o laço é um ponto fraco (não para todos os modelos, mas para muitos).
O que procurar na hora de escolher calçados infantis, femininos e masculinos?
O propósito é a diretriz principal. De acordo com este critério, distinguem-se:
- Esculpindo botas. Projetado para passeios tranquilos em trilhas preparadas. Não é adequado para snowboarders que gostam de descidas em alta velocidade e curvas fechadas. Muitas vezes equipados com uma sola que permite o uso em ambientes fechados. Ideal para crianças e praticantes de snowboard iniciantes.
- Esportes. Uma opção para profissionais e quem planeja treinamentos intensos para aprimorar e aprimorar suas habilidades.Caracteriza-se pela máxima rigidez e suavidade da sola. Definitivamente, as crianças não deveriam comprar um par assim.
- Para freeride. Comprá-los para esquiar não é a melhor ideia. Caso contrário, não há restrições. Estão bem isolados e equipados com alças ajustáveis que se soltam durante a subida e apertam antes de descer.
- Para estilo livre. Característica: a sola mais grossa. Andar dentro de casa com esses sapatos é desconfortável, mas evita lesões no tornozelo durante o salto e amortece a vibração de aterrissagens bruscas. Este modelo não é indicado para crianças e iniciantes, foi pensado para quem gosta de passear no parque.
Também vale considerar as características da prancha: rigidez, peso, comprimento e gênero. Pranchas macias devem ser utilizadas em conjunto com botas de baixa rigidez. A regra vale também para pranchas destinadas apenas a crianças ou apenas a mulheres. Essas categorias de snowboarders pesam menos, por isso devem comprar calçados leves e relativamente macios com cano baixo.
Bem, especialmente modelos curtos e botas com sistema de cadarço BOA não são adequados para homens grandes. As dobradiças de plástico quebram constantemente devido ao aumento da carga. Se, contrariando a regra, você decidir comprar, não aperte a perna com muita força ou folga.
Como saber se escolheu as botas de snowboard certas?
Você precisa experimentar os sapatos antes de comprar (use apenas meias térmicas, caso contrário você não poderá escolher o tamanho). No processo, vale a pena amarrar não só a parte externa, mas também a interna da bota - essa abordagem dá uma sensação mais realista. Ao terminar de amarrar, mova a bota em diferentes direções sem levantar as pernas. Com um ajuste normal, as rotações não causam sensação de aperto, a língua permanece no lugar e não há dor na região do pé e peito do pé.
Próximo teste: tente levantar o calcanhar da palmilha (tente ficar na ponta dos pés). Se subir dentro do sapato, o tamanho foi escolhido incorretamente. O motivo também pode ser a estreiteza do calcanhar. Pessoas com essa característica fisiológica devem escolher botas para esportes somente sob orientação de um consultor. Ele lhe dirá quais fabricantes produzem modelos com inserções que seguram o calcanhar.
Por fim, vale a pena tentar passear pelo corredor. No entanto, este teste não é indicativo de botas profissionais. Suas solas não foram projetadas para caminhadas em ambientes fechados. Apenas sapatos para escultura e freeride são verificados desta forma.. As opções restantes simplesmente não são filmadas por 20 a 30 minutos. Durante esse período, os problemas de circulação sanguínea se tornarão perceptíveis e a língua ficará desconfortável.