Ao comprar equipamento de esqui, o processo mais importante e difícil é a seleção de botas de esqui adequadas. Esta é a primeira coisa que você deve vestir antes de começar a esquiar.
Sapatos desse tipo bem escolhidos proporcionam suporte confiável para pés e tornozelos, controle adequado sobre os esquis e um nível de conforto bastante elevado, especialmente ao esquiar por muitas horas.
Como escolher o tamanho certo de bota de esqui?
Antes de começar a escolher botas de esqui, Recomenda-se determinar corretamente o tamanho do seu pé em centímetros. Muitas pessoas preferem comprar sapatos um tamanho maior do que o necessário. Na situação das botas de esqui, isso não funciona.
Sapatos deste tipo devem caber no pé como patins ou patins normais: com segurança e firmeza. O comprimento excessivo, neste caso, só causará danos.
Referência! Acredita-se que calçados maiores proporcionam menos cansaço aos pés.Este é um grande equívoco. Ao operar esquis com sapatos muito largos, você terá que fazer muito mais esforço.
Para determinar de forma independente o tamanho do seu sapato, você deve:
- coloque uma folha de papel no chão;
- pise no papel, enquanto relaxa o pé;
- Sem levantar os pés do lençol, marque o calcanhar e o dedo mais longo;
- meça a distância entre eles usando uma régua;
- meça a outra perna da mesma maneira.
O maior resultado obtido será o tamanho do pé. O tamanho mais preciso que você deve focar ao escolher botas de esqui é o tamanho em centímetros.
Tabela de tamanhos para homens, mulheres e crianças:
Tendo determinado o comprimento e a largura do pé, o especialista poderá selecionar as opções mais adequadas, reduzindo significativamente o alcance de pesquisa esperado. Posteriormente, a largura aceitável de tais sapatos é determinada individualmente durante o processo de adaptação.
Se seus pés ficarem um pouco apertados com os sapatos escolhidos, isso não é grande coisa. Qualquer sapato, mais cedo ou mais tarde, “enruga” sob o pé, tornando-se mais confortável.
Rigidez das botas de esqui
Este indicador é determinado pela resistência da bota de esqui à flexão para a frente. Na maioria dos casos, a rigidez desses calçados é indicada diretamente em suas características.
Os seguintes fatores influenciam a determinação do nível ideal de rigidez:
- peso e altura do esquiador;
- estilo de pilotagem;
- grau de preparação;
- local escolhido para esquiar.
Influência do estilo de pilotagem
Para cada estilo de pilotagem, certos parâmetros são importantes. Os modelos de esqui macios garantem o máximo conforto, enquanto os duros proporcionam melhor controle sobre os esquis.
Para o esqui intensivo, é preferível escolher modelos rígidos, equipados com fechos para fixar a perna nos quatro pontos mais vulneráveis e com resistência suficiente.
Para o estilo livre, os modelos com sola dupla com absorção de choque são adequados para realizar vários truques e saltos com segurança. Esses sapatos de esqui geralmente possuem clipes de metal que podem suportar fortes choques e cargas.
A influência do peso e da altura do esquiador na escolha das botas de esqui
Quanto maior o peso do esquiador, maior deve ser o índice de rigidez deste tipo de calçado. Durante o processo de adaptação, as botas de esqui devem dobrar ligeiramente sob a pressão de quem as experimenta.
Sua altura também é de grande importância. Quanto maior for, maior será o valor que o indicador de rigidez ideal deve ter. Também é necessário levar em consideração na hora de escolher que a rigidez do calçado em um armazém aquecido é muito menor do que em condições de baixas temperaturas.
Importante! Sapatos de esqui de diferentes fabricantes com a mesma classificação de rigidez podem apresentar diferenças significativas. O esforço de cada um aumenta de forma diferente, não de forma linear.
O nível de aptidão física do esquiador desempenha um papel importante. Para iniciantes, o indicador ideal seria um índice de dureza na faixa de 60 a 80 unidades.
Para esquiadores intermediários e avançados, a melhor escolha seriam calçados com índice de rigidez de 85-100. Na maioria dos casos, os especialistas escolhem um índice na faixa de 110-120, e para os atletas a melhor opção seria um índice de dureza de 130-140 unidades.
Influência do tipo de esporte e local de esqui
Dependendo de sua finalidade funcional, as botas de esqui, assim como os esquis, possuem alguns recursos:
Esporte — nível máximo de dureza; bloco de largura estreita; bota interna relativamente fina e maior ângulo de inclinação para frente;
Passeio livre - na maioria dos casos, uma inclinação para frente menos significativa formada pela bota; um bloco de largura média; bota interna mais grossa; o indicador de dureza neste caso não desempenha um papel especial;
Um parque — baixo nível de rigidez, presença de inserções de absorção de choque, baixo peso.
Bota de esqui por último
Ao determinar uma forma adequada, é necessário levar em consideração o estilo de esqui e as características individuais dos pés do esquiador. Nos diferentes modelos, a largura da forma (Última) pode variar de 95 a 104 mm (distância entre as paredes da bota na parte mais larga do pé). Não existe um padrão geral, como é o caso da rigidez destes calçados.
Condicionalmente bota de esqui por último pode ser atribuída para um dos três grupos:
- estreito – 95-98 mm;
- média – 100-102 mm;
- largura – 102-104 mm.
Importante! Em alguns modelos, a largura das botas de plástico pode variar (fabricante: Head Adaptive Fit). A termoformação da bota interna resolve esse problema.
Design de bota de esqui
Os calçados de esqui profissionais têm um design especial:
- bota externa em plástico: moldada ou não moldada;
- um cinto elétrico geralmente é uma tira de velcro ou um reforço com fivela de metal;
- bota interna - bota macia que proporciona conforto ao pé;
- sola – TLT (padrão Dynafit para esqui de fundo e esqui de montanha) ou WTR (padrão Salomon e Atomic para sertão e esqui em trilhas preparadas);
- clipe - um prendedor na parte externa da bota para fixar a perna.
O que procurar ao comprar botas de esqui?
O principal na escolha de botas de esqui é tamanho. Depende de dois indicadores obrigatórios: comprimento e largura do pé. O comprimento pode ser medido em casa e a largura é determinada diretamente durante o processo de ajuste.
Freeriders experientes e fãs da direção dinâmica de kart certamente apreciarão possibilidade de dobrar a bota no metatarso, o que não é inerente a todos os modelos.
Não é recomendável economizar na escolha do material da sola. Uma sola de metal, embora mais cara, também durará muito mais tempo.
Interruptor Walk-Ride
Usando esta função, você pode fixar ou liberar o batente que controla a inclinação para frente do punho do sapato.
Ele pode ser colocado tanto em calçados projetados para passeios de freeride/sertão/esqui, quanto em opções recreativas confortáveis.
Isolamento
A base do forro, confeccionada em material espumoso, é responsável por manter o calor nas botas de esqui. O nível de calor depende diretamente da espessura do revestimento.
A área de isolamento varia. Pode ser todo o forro ou apenas a área dos dedos. A camada extra de pelúcia proporciona maiores níveis de calor e conforto.
Conselho! Para botas de esqui, é recomendável comprar meias especiais que absorvem a umidade para evitar atrito na canela. O uso de meias comuns de algodão ou lã com esses sapatos é inaceitável.
Se sentir frio nos pés com as botas de esqui, pode ser porque o tamanho do sapato está incorreto e as botas ficam muito folgadas nos pés. Outra razão para o congelamento pode ser sapatos muito estreitos. Neste caso, os vasos sanguíneos ou fibras nervosas podem ser comprimidos.
O processo de adaptação não deve demorar menos de 15 a 20 minutos. Se durante este período não houver sensação de aperto nas pernas, dormência e queimação, este é um excelente modelo. Na hora de escolher botas de esqui unissex, você precisa saber que esses calçados não levam em consideração todas as características estruturais do pé, por isso não são adequados para todos.