As botas de trekking são calçados projetados para percursos pedestres. Protege as pernas contra lesões, como luxações ou fraturas. Existem muitas variedades desses sapatos, dependendo da duração da viagem e da gravidade da carga.
Tipo de carga
De acordo com a carga permitida, os calçados de trekking são divididos em 4 tipos.
Tênis de trekking
Projetado para viagens curtas, como viagens de fim de semana. Eles são leves e feitos de materiais densos. A parte superior do sapato geralmente é feita de couro ou algo mais denso para proteger os pés de influências externas. Os calçados de trekking possuem forro interno impermeável, forro interno durável e sola de borracha de qualidade. Eles são perfeitos para caminhadas off-road.
É IMPORTANTE SABER! Ao percorrer percursos em terrenos dissecados, os tênis de trekking não conseguirão proteger as pernas de possíveis deslocamentos, pois não são altos.
Botas para trekking leve e médio
Estas botas são projetadas para caminhadas com mochila com volume de 40-60 litros. São bastante altos, pelo que podem proteger os pés ao caminhar em superfícies rochosas e escorregadias. Têm uma sola confortável e flexível e ajustam-se perfeitamente ao pé.
Botas para trekking pesado
São adequados para viagens de vários dias com grande carga. Os pesos pesados são altos, fortes e têm uma sola interna bastante dura. Esses sapatos oferecem excelente suporte para pés e tornozelos.
Botas de montanha
Estas são as botas de trekking mais resistentes, projetadas para conquistar terrenos montanhosos. Eles têm bordas grossas emborrachadas, solas resistentes, vergões nas janelas, polainas costuradas e, às vezes, forros embutidos. Os sapatos suportam baixas temperaturas e pedras pontiagudas.
Altura da bota
De acordo com a altura, os calçados de trekking são divididos em três tipos: baixo, médio e alto.
Botas baixas Eles protegem bem o pé, mas não protegem o tornozelo. Portanto, são adequados para caminhadas leves. Eles podem reter sujeira e poeira indesejadas.
Média significativamente maior do que baixo. Eles protegem os tornozelos e protegem os pés de maneira confiável contra poeira e sujeira. Estes sapatos são adequados para longas caminhadas com mochila com peso igual ou superior a 5 kg.
Alto fixe firmemente o tornozelo, protegendo as pernas de danos. Perfeito para viagens longas com mochila de peso igual ou superior a 12 kg.
Superfície
Botas de uma peça
Possuem boa durabilidade e respirabilidade. Perfeito para caminhadas moderadas a pesadas. Possuem cabedal em couro, que é recomendável arrombá-lo antes da viagem planejada. Isso permitirá que o material se ajuste perfeitamente à sua perna.
Sapatos combinados
A superfície é feita de uma combinação de couro e malha de náilon.Permite que o pé respire, mas ao mesmo tempo molha-se facilmente. Projetado para rotas fáceis e curtas.
Botas de camurça
A superfície do sapato é macia e confortável. É adequado para caminhadas leves.
Sapatos sintéticos
A parte superior é composta por poliéster, náilon ou sintético. Leve, desgasta-se rapidamente e é barato. A vida útil é curta.
Botas impermeáveis
A superfície desses sapatos consiste em membranas especiais que retêm a umidade que entra e a empurram de volta para fora. A permeabilidade ao ar é fraca.
Design e material da sola
Normalmente, a sola consiste em três ou mais camadas. As principais são: a superfície externa, a camada intermediária da sola e a camada interna da sola.
A sola em si Feito de borracha especial resistente ao desgaste. Possui boa aderência ao solo e alta dureza. Quanto mais densa e dura for a sola, maior será a carga que ela pode suportar.
Entressola responsável pelo conforto e segurança do pé. Consiste em material EVA ou poliuretano. O segundo tem maior durabilidade e suporta cargas elevadas. O poliuretano é utilizado na produção de botas para trekking pesado e de montanha.
Camada interna recebe parte da carga de choque sobre si mesmo. Pode ser escamoso ou lamelar.
Camada escamosa representado por pedaços de poliuretano ou náilon localizados na superfície interna da sola. É utilizado para caminhadas leves.
Lamelar consiste em peças de plástico rígido. Tornam a sola rígida, o que ajuda a proteger os pés de impactos externos.
Todas essas camadas são unidas com cola. Este é um método barato e confiável do que costurar com linha.
IMPORTANTE LEMBRAR! Não deixe sapatos em ambientes quentes, pois...Sob tais condições, a cola pode secar e perder as suas propriedades de colagem.
Bloquear
Este é o critério mais importante na escolha de calçados para caminhada. Para selecionar o bloco com precisão, você deve:
- meça o comprimento do pé. Os dedos dos pés não devem tocar a parede frontal. Eles exigem um pequeno espaço. Caso contrário, ao descer, os dedos dos pés sofrerão forte estresse;
- meça a largura do seu pé. Não deve haver espaço livre aqui. Se a perna se mover para os lados, você pode facilmente sofrer um deslocamento;
- Escolha sapatos do tamanho apropriado. A bota deve envolver bem o pé, que é regulado por cadarço.
Seguindo esses três pontos, você não pode errar na hora de escolher o calçado com a forma certa.
Agora, conhecendo os tipos e a estrutura das botas de trekking, você poderá escolher facilmente a opção ideal!