Nada desempenha um papel tão importante no guarda-roupa de um homem quanto os sapatos. É assim que um homem é conhecido na sociedade. Um casal corretamente selecionado ajudará na adaptação social, na aquisição de novos parceiros de negócios e no avanço na carreira. No oceano de modelos modernos é difícil entender tudo - o que é e como usar. A revisão contém informações sobre os últimos modelos de sapatos, sua classificação, tipos, compatibilidade.
Tipos de sapatos masculinos
Os modelos modernos são costurados para diferentes estações, por isso existem alto – para o inverno – e baixo – para o resto do ano. Os sapatos podem ser clássicos, casuais ou esportivos. Vale a pena falar mais detalhadamente sobre os dois primeiros tipos.
Tipos de inicialização, estilo
Que tipos de botas os designers de moda não criaram para nós:
- amarrar: oxfords, derbys, brogues;
- sem cadarço: slip-ons, sleepers, mocassins, monges;
- sapatos clássicos: oxfords, derbys;
- menos formais: brogues, monges;
- para todos os dias: topsiders, mocassins, alpercatas, mocassins, slip-ons.
É difícil encontrar uma pessoa que entenda toda a diversidade com a facilidade de um estilista. Portanto, iremos conhecê-los, não faltando nada, mas destacando os principais sinais pelos quais podem ser reconhecidos.
Modelos de bota baixa
Primeiro, vejamos os modelos com cadarço, adequados para estilos formais, empresariais e casuais.
- Oxfords – sapatos lacônicos e elegantes para eventos formais, companheiros de reuniões de negócios. Um detalhe distintivo é o laço fechado com botas costuradas. Eles são usados com terno formal ou calças cônicas com flechas. Os modelos clássicos estão disponíveis em duas cores: preto e marrom. Nas celebrações noturnas, apenas os oxfords pretos são apropriados. A cor marrom é um pouco menos formal e permite ternos de estilo casual. Em geral, os sapatos Oxford são ideais em formato e design, por isso exigem combinação na seleção de terno, camisa e acessórios.
Referência. As botas são a parte externa da bota onde existem furos para cadarços ou um cinto com fivela.
- Dérbi - parentes próximos dos Oxfords, mas há diferenças significativas: o cadarço é solto e as botas são costuradas na gáspea. Existem opções para ocasiões especiais - derbies lacados. Os modelos confeccionados em couro liso são usados para uma reunião de negócios ou para o escritório, e as botas castanhas podem ser combinadas com jeans, calças cônicas ou calças de algodão para relaxar na companhia de amigos.
- Brogues – com laço aberto ou fechado, não importa. O principal é a perfuração das costuras laterais. Brogueing pode decorar tanto as bordas das botas quanto a ponta da bota. Esses sapatos têm um visual elegante e são apropriados para festas ou eventos sociais sem código de vestimenta. A combinação com itens de estilo casual é a melhor opção.Embora os brogues tenham formato semelhante ao corte dos Oxfords ou Derbys, buracos e perfurações na forma de padrões reduzem significativamente sua função oficial.
- Bucky - repetem o desenho do derby, mas são costurados apenas em camurça e dotados de sola de borracha em tons de tijolo laranja com debrum. Devido a estas características, o grau de formalidade é reduzido ao mínimo. Só pode ser combinado com roupas informais.
Os seguintes tipos são para estilo casual e uso diário.
- Mocassins – sapatos macios masculinos em couro ou camurça, conectados por uma costura decorativa externa superior. O conforto é acrescentado pela ausência de atacadores ou outros fechos. Para muitos homens ao redor do mundo, este modelo se tornou o favorito. É usado com as pernas nuas e combinado com jeans, calças de algodão e shorts.
- Principais participantes Eles repetem o corte dos mocassins, mas a sola deve ser de cor clara e feita de borracha densa e antiderrapante, pois esses sapatos foram originalmente destinados a iatistas. Os top siders possuem cabedal em couro ou tecido impermeável, devendo haver cadarço em toda a parte superior do modelo e quatro furos para amarração. Combina perfeitamente com itens de estilo casual.
- Mocassins – também lembram mocassins. Eles se distinguem por uma sola grossa, um salto pequeno e os botins costumam ser complementados por uma borla de couro. Ternos casuais de negócios, calças cônicas e jeans são a melhor combinação para mocassins.
- Slip-ons – uma opção intermediária entre sapatos têxteis de verão e tênis. São valorizados pela comodidade e conforto para os pés, pela facilidade de colocação e cuidado. Não há fechos, elásticos ou laços. Use apenas com os pés descalços. Jeans enrolados, calças de algodão, shorts são companheiros fiéis dos slip-ons.
- Alpercatas - eram os calçados das camadas mais pobres da população, e agora são os calçados estilosos dos fashionistas mais fervorosos.Distingue-se pela presença de materiais naturais respiráveis: tecido denso, acabamento em sola de juta. As alpercatas devem ser usadas descalças e combinadas com calças de algodão, outras calças ou shorts leves, camisa ou camiseta colorida.
- Notamos especialmente um modelo interessante para qualquer ocasião - monges. São tão elegantes e formais como os Oxfords, mas têm um ou dois fechos laterais. Este modelo é universal e pouco comum nos países da Europa de Leste. O dono de um estiloso par de monges será imediatamente notado pelas meninas. Eles podem ser combinados tanto com um terno formal quanto com um estilo casual descontraído.
Modelos de botas altas
- Chelsea – os modelos são confeccionados em couro, e o elástico é inserido pelas laterais quase até embaixo. A sola é fina, a ponta é arredondada. Têm um aspecto muito elegante e aristocrático, o que permite que sejam usados com roupas diferentes. É apropriado usar com um terno clássico, jeans skinny, um suéter ou camisa da moda.
- Desertos – originalmente destinado a soldados do exército britânico. São costurados apenas em camurça e possuem furos para cadarços (geralmente 2 pares). Confortável, fresco, leve. Ao usar botas desertas, dê preferência ao jeans skinny com camisa ou camiseta, uma jaqueta curta ou casaco completará o look.
- Chacá - semelhante aos desertos, mas feito exclusivamente de couro. Às vezes dizem que são derbies prolongados. Em qualquer caso, são confortáveis e convenientes, recomendados para uso casual e para um terno casual de negócios.
- Martens – botas altas de couro com cordões, que lembram uma versão militar de calçado. Distribuído em todo o mundo em diferentes culturas e subculturas. No guarda-roupa masculino desde os anos 90. Século XX. Características distintivas: oito furos para atacadores, sola grossa, costuras duplas. Martens acompanham apenas um estilo informal de roupa.
- Florestas – entraram no guarda-roupa masculino há uns bons dez anos e mantêm popularidade devido ao conforto e calor para os pés nos invernos frios. Distinguem-se pela sola grossa ondulada, couro impermeável, camurça macia ou costura têxtil na parte superior, que fixa suavemente o pé. Recomenda-se usar calças de veludo cotelê ou tweed, jeans, suéter, camisa, jaqueta ou parka com Timberlands.
Conclusão
Seja qual for o modelo que você escolher, ele ficará elegante somente com cuidado cuidadoso. Os sapatos de couro clássicos devem brilhar, limpos e brilhantes; os sapatos de tecido e camurça não devem envelhecer prematuramente.
Lembre-se de Gosha do filme “Moscou não acredita em lágrimas”: “Eu mesmo não gosto de sapatos sujos”, diz o personagem principal. Nunca, sob nenhuma circunstância, seus sapatos devem evocar tais emoções nos outros. Caso contrário, não adianta comprar um modelo elegante.