O calçado para jogadores de futebol é criado tendo em conta o local de utilização. Para jogar em relva, relva artificial seca, relva molhada e solo compactado, estão disponíveis botas com espigões. Para treinar num ginásio com piso de madeira ou parquet - sem espigões.
Chuteiras sem pontas
Este modelo apareceu há relativamente pouco tempo. Os tachas para fabricantes de chuteiras continuaram sendo um elemento obrigatório e fundamental no design de chuteiras especializadas até a segunda metade do século passado. Aumentaram o número de saliências, encurtaram-nas, alteraram seu comprimento e largura, tornaram-nas removíveis, rotativas, planas, direcionais e não direcionais.
E somente após a ampla popularização do minifutebol - anos 70-80 do século XX - as maiores marcas do mundo começaram a oferecer aos clientes botas sem tachas.
Como são chamadas as botas sem pontas?
O segundo nome do minifutebol é futsal (uma abreviatura da frase “futebol de salão”). Os calçados esportivos sem tachas, que se popularizaram devido a esse esporte, são chamados de calçados de futsal (solavancos).
Importante! Hoje em dia não se diferencia entre futsal e bumps; estas palavras tornaram-se sinônimos completos.
No entanto, os bumps eram originalmente chuteiras sem tachas para o futebol de rua, e os futsals eram calçados especializados sem pontas para o minifutebol.
O que há de único nos calçados de futsal?
Tal os sapatos devem proporcionar boa aderência ao chão e proteger o calcanhar de lesões.
Muitas vezes os fabricantes produzir produtos equipados com meia. Este elemento apoia a perna e ajuda a reduzir o risco de lesões no tornozelo. Neles, o pé trabalha em conjunto com o tornozelo.
Outras características dos sapatos.
- Adicionalmente biqueira reforçada.
- Modelo segura o calcanhar com força.
- A sola é feita de materiais elásticos e bem amortecidos: phylon, borracha fundida.
- O único perfil é moderadamente fino e é projetado de forma que a meia se ajuste o mais firmemente possível ao chão.
- O padrão do piso é complexo, devido ao qual o pé não desliza na superfície lisa do campo de jogo.
Existem 2 tipos de cadarços para calçados de futsal: clássico assimétrico e central. Você deve escolher entre eles com base no método de golpe, atividade de jogo e experiência.
Importante! Para iniciantes, um par com laço clássico central é mais adequado. Assimétrico custará mais, mas pode melhorar o nível de controle de bola de um profissional.
Versão leve de tênis de futsal
Existe um tipo especial de calçado de futsal - leve. Às vezes eles são chamados de "tchecos". No entanto, na verdade eles não se parecem com sapatos de dançarina.
São calçados normais de futsal, mas apenas com sola muito fina..
Este recurso elimina a absorção normal de choque e aumenta as chances de lesões, mas a bola fica muito melhor neles.