Como escolher chuteiras?

A história das chuteiras remonta à época do monarca inglês Henrique VIII: ele foi o primeiro a pensar em calçados especiais para jogos de bola. Volumosas e pesadas no início, as botas evoluíram para calçados confortáveis, disponíveis em diversos modelos. Qual devo escolher?

Que tipos de chuteiras existem?

Focando nas condições específicas do jogo, a indústria do esporte desenvolveu vários tipos de chuteiras:

  • pontas nas botasSoft Ground: projetado para superfícies macias, continua sendo um dos favoritos dos goleiros, equipado com seis a oito pitões (possivelmente equipados com “tampas” metálicas), e é caracterizado por uma distribuição uniforme da carga no membro. SG não é recomendado para menores de 16 anos: o arco do pé ainda não é forte;
  • Solo Firme: adequado para superfícies sintéticas e gramadas, permite atingir velocidade máxima;
  • Hard Ground também é adequado para diversos tipos de superfícies, equipado com treze pontas arredondadas;
  • Soft Ground Pro: a maioria das equipes profissionais mundialmente famosas estão equipadas com eles; nenhuma superfície além da grama é adequada para eles;
  • Chuteiras de Futsal ou Indoor: projetadas para academia, não possuem spikes, possuem cabedal leve e solado flexível.

Qual empresa você prefere? Original ou réplica?

De todos os fabricantes, incluindo aqueles com reputação mundial, os líderes continuam a ser os três poderosos:

  • chute a bolaNike;
  • Adidas;
  • Puma.

Sendo participantes iguais no mercado de calçados e esportivos, as empresas possuem características específicas de sortimento. Assim, a Puma concentra-se na produção de chuteiras para jogos em estádios abertos, enquanto a Nike preferiu estabelecer a produção em massa de calçados de futsal.

Porém, o preço de seus produtos faz você se perguntar: não é mais fácil comprar uma réplica, que às vezes é indistinguível do original a olho nu? Economizar o dobro ou o triplo é tentador, e uma cópia de uma marca mundialmente famosa também pode demonstrar resistência a um regime esportivo intenso.

Mas a réplica apenas copia a semelhança externa dos itens da marca, mas pseudo-adidas e pseudo-puma não conseguirão reproduzir seus destaques tecnológicos. Empresas conceituadas contam com toda uma equipe de desenvolvedores trabalhando incansavelmente para melhorar o conforto dos equipamentos dos campeões. Os fabricantes de réplicas não possuem esses recursos.

Importante! Uma busca não muito zelosa pela moda o ajudará a conseguir sapatos de marca sem quebrar: os produtos das temporadas anteriores custarão muito menos.

Critérios para escolher calçados de qualidade

Decidido o modelo e a marca, vejamos mais de perto os detalhes do par que escolhemos.

Material superior

Poderia ser:

  • existem NikesSendo o melhor dos materiais, O couro, respirável e macio, requer, porém, atenção na hora de determinar o tamanho. O material estica rapidamente, então esse sapato deve caber bem no pé.O melhor e mais caro continua sendo o canguru; a vitela será mais grossa, mas mais barata.
  • O couro sintético, que não permite a passagem de umidade, é ideal para o tempo chuvoso. No entanto, requer meias higroscópicas por razões fisiológicas conhecidas.
  • A camurça e seus substitutos são bons por sua capacidade de manter a forma.
  • Os têxteis são óptimos para o futsal e absolutamente inadequados para a rua. A exceção é o clima seco do verão.

Importante! Ao escolher calçados sintéticos, é preciso lembrar que eles não se esticam. Recomenda-se usar metade do tamanho maior, pois os pés dos atletas costumam inchar.

Único

Feito de:

  • borracha;
  • poliuretano.

Este último é mais adequado tanto em termos de conforto como de propriedades de proteção. E não mancha o chão como borracha!

Palmilha

botas e bolaDe todos os “truques” desportivos como pesos para um golpe mais potente ou inserções com prata para um efeito antibacteriano, apenas os apoios do peito do pé merecem verdadeira atenção. São confeccionados a partir de moldes individuais, levando em consideração todas as nuances ortopédicas. A opção mais avançada pode custar mais do que um carro de classe inferior.

Existem também opções de classe econômica que protegem as pernas do jogador de problemas no sistema musculoesquelético. E Andrei Arshavin dispensa palmilhas, jogando-as fora de qualquer par de botas.

Laço

jogador de futebolAmarrar os tênis corretamente antes dos treinos e partidas é importante para evitar lesões esportivas. No entanto, a Adidas já introduziu no mercado modelos sem atacadores. Mesmo assim, os sapatos com cadarços são a prioridade por enquanto. Duas opções:

  • no centro;
  • no lado.

Este último foi pensado para tornar o chute mais técnico devido à suavidade do topo da chuteira e ao melhor toque da bola. No entanto, existe a opinião de que isso nada mais é do que uma jogada de marketing. A Para jovens atletas que continuam a crescer, este tipo de laço é totalmente contra-indicado para evitar deformações nos ossos das pernas.

Escolhendo botas infantis

criança bate na bolaAs botas infantis diferem das dos adultos no formato e no aumento do número de pontas. Você pode optar pelo Multi Ground universal, equipado com vinte e quatro pinos, se estiver confiante na dureza e secura do campo de jogo. AST e TURF são ideais para grama.

Importante! TURF é caracterizado por maior adesão! Sair com sintéticos pode causar lesões.

Para jogar em superfícies sintéticas, a marcação MSR é ideal: o formato redondo dos pitões proporciona conforto, aliviando o excesso de carga do pé. Também adequado para relvados duros.

Os campos de cascalho e brita aumentam os requisitos para botas. Solo muito duro pode satisfazê-los completamente: tachas planas permitirão que o jovem atleta corra mais rápido pelo campo. Continuam a ser a opção de equipamento mais adequada para o futebol de inverno.

Quando - com espinhos e quando - centopéias?

botas laranjaA escolha depende do revestimento: natural ou sintético, seco ou úmido. Os pinos são projetados para proporcionar máxima aderência na superfície do campo, mas o máximo não deve ser excessivo!

Firm Ground continua sendo uma opção universal – Adequado tanto para campos relvados como sintéticos. Campos de grama de qualidade molhados pela chuva exigem um modelo Soft Ground. Hard Ground é adequado para jogar em um campo de grama dura.

As “Centipedes” ou TURF, equipadas com um maior número de tachas, estão muito à frente das botas clássicas em termos de conforto devido à distribuição uniforme da carga. Mas, quanto mais pontas, maior será o grau de adesão. Portanto, “turf” é excelente para gramados e perigoso em campo artificial!

Como saber se as botas foram escolhidas corretamente?

botas de futebol diferentesO critério para os sapatos continua sendo o conforto.. O caso das botas é especial: a atividade física vai dar volume à perna durante o treino devido ao inchaço. Se ficou bastante confortável na loja, mas não tanto em campo, significa que a escolha não deu certo. A resistência ao desgaste das botas é natural: elas não devem se desfazer antes de serem colocadas em uso.

Importante! Botas de alta qualidade devem durar pelo menos seis meses de uso intensivo.

É por isso Você precisa prestar a máxima atenção na fase de adaptação. A escolha errada destruirá os méritos das melhores botas!

oferece botasVocê precisa ter um cuidado especial ao escolher sapatos encomendados online.. Os fabricantes de calçados simplificaram a tarefa de determinar o tamanho ao chegar a um acordo sobre uma grade de tamanho único para todos. Se essas não são as primeiras botas, você pode olhar dentro de um dos sapatos, encontrar ali uma tabela resumo de tamanhos e, focando no país de origem, encontrar o certo.

Para iniciantes, é melhor visitar a loja própria da marca escolhida, encontrar um modelo parecido com o que você gosta e experimentar. Então fique à vontade para encomendar “seu” modelo: a grade de tamanhos dentro de uma marca é a mesma.

Ao enviar outra pessoa para pegar as botas em vez de você, você pode recorrer ao método antediluviano de medir o pé. O contorno da perna ajudará você a navegar pela largura do produto.

E, no entanto, a melhor maneira de selecionar seus próprios sapatos é experimentar par após par. Até que a perna dê o sinal: “Meu!”

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano